65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A CONSTRUÇÃO DE JORNAIS NO MEIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA FACILITAR O ENSINO DE LÍNGUAS
Luan Oliveira Ferreira - Depto. de Informática - IFPA
Thais Sousa Silva - Depto. de Segurança no Trabalho - IFPA
Jacqueline Rodrigues Gonçalves - Depto. de Segurança no Trabalho - IFPA
Luana Nazaré Lopes Santos - Profa. Esp./Orientadora - Depto. de Comunicação - IFPA
INTRODUÇÃO:
A primeira vista, sabe-se que a maioria dos alunos de ensino médio da região do Baixo Tocantins (Pará) estuda em escola pública, possivelmente empregando no mercado de trabalho e/ou adentrando as instituições de ensino superior. Nota-se que, através de pesquisas, esses alunos possuem um déficit em relação ao aprendizado de algumas disciplinas. Decerto, tal dificuldade, enfrentada pela maioria dos alunos, está correlacionada diretamente com o ensino/aprendizagem na área de linguagens, no que diz respeito à análise e produção textual. Com enfoque nas escolas públicas do município de Abaetetuba, percebe-se uma escassez do hábito da leitura por parte dos alunos, como também, um fraco desenvolvimento das habilidades cognitivas de construção de unidades de sentidos, textos. Em vista disso, sabendo dessa dificuldade, o jornal no ambiente escolar, a título de trabalho, ajudou a amenizar esses problemas apresentados pelos alunos, de modo que, com a orientação e produção de jornais relatando fatos do cotidiano escolar, os alunos, além de estarem a praticar suas habilidades de produção textual, estarão transmitindo a informação para toda a escola.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste trabalho foi feito um levantamento acerca da relevância de tal trabalho por meio da aplicação de formulários onde se observou a problemática dos alunos, no que diz respeito às habilidades de análise e produção textual, após a finalização do levantamento dos dados objetivou-se a introdução de um jornal no ambiente escolar, com o intuito de amenizar as dificuldades apresentadas pelos alunos.
MÉTODOS:
A principio, foi feito um levantamento de informações acerca da necessidade de se implantar uma ferramenta de auxiliasse os professores no ensino de línguas. Com isso, foi aplicado um questionário a um grupo de 30 alunos e 15 professores das mais diferentes escolas públicas da região de Abaetetuba, sobre no que os alunos mais sentiam dificuldade em relação ao aprendizado e aos professores, o que mais dificultava seu ensino nas turmas. Após a fase de análise do caso, foi apresentada a sugestão aos professores e aos 30 alunos, que mais tarda iniciaram o processo de introdução do jornal no ambiente escolar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme questionário aplicado, mais de 80% dos alunos afirmaram possuir tal dificuldade em função de sua fraca base de conhecimentos, pois não estavam habituados a analisar e desenvolver textos, que volta e meia era aplicado pelos professores, os outros 20%, que corresponde á 6 alunos, afirmaram não saber desenvolver essas competências por falta de interesse, ou seja, eram alunos desestimulados a praticar os hábitos de leitura e produção textual. Também é indispensável frisar, que a maioria dos professores, correspondente a 60%, afirmaram que fatores físicos como, estrutura da escola e falta de material de apoio, contribui efetivamente para um mau rendimento escolar. Consequentemente, os alunos estarão menos aptos a enfrentar provas que exigem análise e produção textual.
CONCLUSÕES:
Assim sendo, a partir do levantamento dos dados coletados e da aplicação de fato do jornal no meio escolar, uma grande problemática em torno do processo de assimilação de conhecimentos, no que diz respeito não só a produção textual, bem como o estudo da gramática normativa que rege a língua portuguesa, começou a ser amenizada. Percebe-se também, que os jornais continuamente sofriam uma espécie de “aperfeiçoamento”, por parte dos integrantes, ademais, com cada edição dos informativos, os alunos integrantes passavam por avaliações periódicas para avaliar seu rendimento, e fazer comparações entre o antes e depois da introdução dos jornais em sala de aula, no qual 90% dos alunos demonstram um domínio maior da língua, bem como sua capacidade lógica de interpretação textual, o que demonstra que a aplicação do jornal em sala de aula, como ferramenta metodológica, é de essencial importância, pois além de contribuir para um aumento do domínio da norma culta, ajuda a forma alunos mais críticos e capacitados nesse mundo pós-contemporâneo.
Palavras-chave: Jornal, Ferramenta, Ensino.