65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
CEMITÉRIO QUINTA DOS LÁZAROS: SENTIMENTOS GERADOS ACERCA DA GÊNESE E DA PERDA DO SER HUMANO.
Isla Monteiro Sousa Santos - Aluno Autor - CPM Bahia. Bolsista de Iniciação Cientifica Jr.
Esiel Pereira Santos - Licenciado/ Co-Orientador – UFBA
Adelson Silva da Costa - Profo. Orientador - Colégio da Polícia Militar da Bahia – CPM
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é fruto da parceria entre o Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidades (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM). A presente pesquisa teve como objetivo, trazer os conceitos dos sentimentos expressos, como luto, tristeza e dor relacionadas às pessoas que enterram seus parentes no cemitério Quinta dos Lázaros, situado no bairro de Cidade Nova Salvador-Ba, com isso percebemos a importância do mesmo, além de todo seu valor histórico e social que ele desempenha dentro da sociedade. O principal procedimento metodológico para a coleta de informações foi o relato de pessoas que enterraram seus entes no referido cemitério, associado ao uso das geotecnologias para mapear e situar o Cemitério no contexto social e geográfico do respectivo bairro; além de verificar a importância do cemitério Quinta dos Lázaros para a cidade e principalmente para as camadas sociais menos abastadas, já que ali são enterradas as pessoas com menor poder aquisitivo de Salvador. Vale salientar que ele foi o primeiro cemitério soteropolitano onde estão os túmulos de pessoas que contribuíram para o contexto histórico brasileiro a exemplo do bando do famoso cangaceiro Lampião.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo central da pesquisa é, a partir dos depoimentos colhidos de pessoas que enterram parentes no cemitério, fazer uma consideração dos sentimentos expressos como luto, tristeza, dor e em alguns momentos de alegria gerados nas pessoas que enterram seus parentes no cemitério Quinta dos Lázaros DE SALVADOR/BA, refletindo a importância social, cultural e afetiva do referido cemitério.
MÉTODOS:
A metodologia adotada para esta pesquisa se fundamenta na revisão bibliográfica em artigos e sites confiáveis para fornecer embasamento teórico a respeito da história do local a ser pesquisado. A utilização de materiais de mapeamento do bairro através do uso das geotecnologias foi fundamental para visualizar a geografia do bairro, suas mudanças no que diz respeito às evoluções e progresso do espaço vivido, seus pontos críticos e locais de coleta de dados; o relato oral dos moradores foi um procedimento importante para entendermos, através da concepção filosófica e metodológica de história oral, o que aconteceu no cemitério ao longo de seu desenvolvimento através das memórias de quem vivenciou todo o processo de transformação do espaço vivido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa mostrou com base nos relatos de pessoas que perderam seus entes, que surgem uma mistura de sentimentos, pois naquele momento faz-se um apanhado sobre tudo o que a pessoa viveu, gerando alegrias pelos momentos compartilhados e acima de tudo muita indignação porque as pessoas não se conformam com a perda. Albert Camus (1956, p. 20) considera que “é preciso que algo aconteça, eis a explicação da maior parte dos compromissos humanos. É preciso que algo aconteça mesmo à servidão sem amor, mesmo a guerra ou a morte. Vivam, pois, os enterros!”. Observamos na citação de Camus que a singularidade do momento de perda é algo de grande reflexão da vida e de seu fim por parte das pessoas no momento de despedida de seus entes queridos, por todo o exposto entendemos que esta pesquisa com base literária e oral tende a ser uma importante fonte de pesquisa sobre o tema.
CONCLUSÕES:
Ao fim desta pesquisa podemos dizer que o sentimento externado por essas pessoas que enterram seus parentes são de grande reflexão acerca da vida e da morte daquela pessoa, o que os leva a indagar como será a caminhada sem aquele ente e como esta perda o faz refletir sobre o que é a vida e sua importância social. Logo se percebe que o cemitério possui uma importância histórica cultural e afetiva, principalmente as pessoas que tem alguém enterrado lá, o que faz o cemitério ter uma importância singular para o contexto da cidade.
Palavras-chave: Cemitério, Quinta dos Lázaros, História.