65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 5. Histologia
ALTERAÇÕES INDUZIDAS PELA PINEALECTOMIA NO NÉFRON: ESTUDO HISTOMORFOMÉTRICO EM RATAS.
Elaine Cristina Moreira Marrocos - Graduanda em Ciências Biológicas - UFPE/CAV
Camilla Peixoto Santos - Graduanda em Nutrição - UFPE/CAV
Anatiely Rodrigues Balbino Lima - Graduanda em Ciências Biológicas - UFPE/CAV
Izabella Maria Barbosa da Silva - Graduanda em Ciências Biológicas - UFPE/CAV
Francisco Carlos Amanajás Aguiar Júnior - Prof. Dr. Orientador – Núcleo de Biologia - UFPE/CAV
Katharine Raquel Pereira Santos - Profa. Dra. Orientador - Núcleo de Biologia - UFPE/CAV
INTRODUÇÃO:
A pineal é uma glândula que participa da regulação dos ciclos biológicos de diversos animais, atuando sobre diferentes sistemas. A melatonina é o principal neuro-hormônio secretado pela pineal e seu pico secretório ocorre no período noturno. O rim apresenta receptores de melatonina na membrana basolateral do epitélio tubular proximal. A melatonina induz o aumento da filtração glomerular de sódio e água no filtrado urinário e estimula o transporte tubular de sódio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar através de histomorfometria o volume glomerular, o número e a área de túbulos proximais e túbulos distais de ratas pinealectomizadas (RP) e compará-lo com os resultados obtidos de ratas sham-pinealectomizadas (RSP, controle).
MÉTODOS:
Foram utilizadas 12 ratas albinas da linhagem Wistar, com 60 dias de idade. Os animais foram divididos em dois grupos: ratas pinealectomizadas e ratas sham-pinealectomizadas. Após 6 meses dos procedimentos cirúrgicos, as fêmeas foram eutanasiadas e tiveram os rins removidos. Depois de fixados, fragmentos deste órgão foram processados, seguindo a técnica histológica de rotina, cortados em 4 µm de espessura, corados por Hematoxina e Eosina (H.E.) e fotografados. O volume glomerular, o número e a área de túbulos proximais e túbulos distais foram determinados através do software de histomorfometria ImageJ. Após a obtenção das mensurações, os valores obtidos foram analisados pelo teste t de student considerando estatisticamente significativos os valores de p <0,05. O volume glomerular encontrado no grupo RP foi normalizado para o controle (média do volume glomerular do grupo RS=100%).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos revelaram que o volume glomerular do grupo RP apresentou média de 113,6% do volume total descrita para o grupo RSP, p = 0,01. A pinealectomia induziu uma diminuição na média de túbulos proximais (RSP = 11,53 x RP =10,77; p = 0,035) e na área dos túbulos distais (RSP = 2,04 x RP =1,76; p = 0,001).
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a pinealectomia induziu um aumento significativo no volume glomerular, induziu uma diminuição do número de túbulos renais proximais e da área de túbulos renais distais.
Palavras-chave: Volume glomerular, Túbulos proximais, Túbulos distais.