65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
O PAPEL DO PLANO DE MARKETING NA GESTÃO DE ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS: ANÁLISE DA ESTRUTURA DE MARKETING DA CHURRASCARIA DEODORO
Ilana Morgana Ferreira Araújo - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
Cleydeni Sousa de França Protásio - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
Andreza Castro Silva - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
Dadilse Cristina Leitão - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
Ana Letícia Burity da Silva - Prof. Esp/Orientadora - Depto. de Turismo e Hotelaria - UFMA
INTRODUÇÃO:
Um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados (COBRA, 1992). Dessa forma ele pode ser considerado a base do plano estratégico, pois determina, através de estudos de mercado, o que, como e quando será produzido um bem, serviço ou idéia. É possível prever até a aceitação de um produto através da análise das condições externas, adaptá-lo ao público por meio das variavéis internas chamados de 4Ps (Preço, Praça, Promoção e Produto). Para esta análise foi escolhida como objeto de estudo a empresa maranhense M.E Mendes (Churrascaria Deodoro), de administração independente, localizado na Rua da Paz em São Luís do Maranhão. Dispõe de 15 funcionários e capacidade para 150 pessoas, tem como produto principal o self-service. Nela foi avaliada a estrutura de marketing e que modificações poderiam ser realizadas para incrementar e melhorar a imagem do negócio. Esta pesquisa tem como relevância confirmar o papel do plano de marketing na gestão de restaurantes, promover ações que contribuam para o processo de melhoramento contínuo do estabelecimento. Assim como fomentar práticas relacionadas ao marketing para satisfazer desejos e necessidades dos clientes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a estratégia de marketing da Churrascaria Deodoro, com base nas informações adquiridas sobre a empresa, relacionadas ao produto, ao plano de marketing, a percepção de seus pontos fortes e fracos, além de observar as oportunidades e ameaças do mercado, condições ambientais, perfil dos clientes e os principais concorrentes. A fim de estabelecer modificações no modelo atual de marketing.
MÉTODOS:
A pesquisa bibliográfica e estudo de caso foram realizados nos meses de fevereiro e março de 2013, com a aplicação de um questionário semiestruturado a gerente financeira, a fim de coletar informações referentes ao funcionamento do estabelecimento, Assim como observação do cotidiano do restaurante, reconhecimento dos clientes e concorrentes diretos, Restaurante Paladar e Restaurante Gula-Gula, fazendo um comparativo de acordo com as variáveis: preço, praça, promoção e produto. Além de utilizar como referencial teórico dados do IBGE (2010) e artigos científicos relacionados ao Plano de Marketing. Para realizar a análise externa das condições econômicas, tecnológicas, demográficas e ecologia e Consumerismo utilizou-se a ferramenta de gestão empresarial chamada SWOT que consiste no estudo do cenário externo e da realidade interna de uma organização. Esse tipo de medida é de fundamental importância para se iniciar um projeto e principalmente para criar ações estratégicas, o que nos permite conhecer os fatores favoráveis e desfavoráveis que o mercado apresenta. Por conta das oscilações relacionadas ao macro ambiente que acabam por influenciar a realização de planos e cumprimento de metas do estabelecimento em questão Churrascaria Deodoro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
“A certeza de que o marketing é a ferramenta gerencial que mais influencia a evolução do homem e da sociedade já não é mais novidade”. (SCHEIDT, 2000). Baseado nesta idéia constatou-se que a Churrascaria Deodoro possui um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, pois oferece um ambiente climatizado com preços mais acessíveis, no entanto, é necessário buscar alternativas que viabilizem melhorias neste aspecto, considerando à rápida expansão deste setor. “Um plano de marketing não pode ser executado sem que outras áreas, principalmente operações, prestem um serviço que atenda às promessas feitas pelo setor de marketing”. (LARA, 2011) Dessa forma observou-se também a falta de qualificação profissional dos colaboradores deste estabelecimento com relação ao atendimento que não atende com qualidade os clientes-alvos que possuem uma visão mais exigente do mercado. No que tange o aparecimento de ações de qualificação para os colaboradores para atenderem melhor este perfil de cliente. A análise estratégica SWOT permitiu ao empreendedor da Churrascaria Deodoro visualizar a empresa como um todo, e reconhecer a importância de utilizar ferramentas do marketing para concretizar os objetivos propostos pela organização.
CONCLUSÕES:
Através deste estudo de caso podemos detectar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças referentes ao empreendimento. Relacionando tais informações com os dados obtidos do ambiente externo sugerir modificações na estrutura de marketing da empresa. Esta deve reconhecer as necessidades dos clientes-alvos para estabelecer um produto que as atenda com eficácia. A pesquisa de mercado deve ser uma prioridade para atingir os objetivos propostos, pois dela depende a aquisição e fidelização de clientes. A Churrascaria Deodoro deve posicionar-se no mercado como um empreendimento que oferece serviços de alta qualidade agregando valor ao produto. A estratégia deve ser a diferenciação com apelo de venda direcionado para a qualidade do produto. Melhorias simples devem ser feitas nas variáveis internas (4P’s) para aperfeiçoar o funcionamento do plano de marketing atual como: A criação de um site com informações atualizadas da churrascaria e seus serviços; Preço diversificado para clientes; Definir um slogan para a empresa; Deliberar uma entrada principal para o acesso ao restaurante. Para concluir, a Churrascaria Deodoro mesmo ao final da aplicação do Plano de Marketing, continuou a desenvolver novas ações relacionadas ao marketing para alcançar sucesso no desempenho ao longo prazo.
Palavras-chave: Empreendimento, Objetivos, Clientes-alvos.