65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
PROTÓTIPO DE CADEIRA DE RODAS COM TETO AUTOMÁTICO.
Amanda Cristiani da Silva Costa - IFPA Campus Abaetetuba
Joel Silva da Silva - IFPA Campus Abaetetuba
Emerson Maciel Ferreira - IFPA Campus Abaetetuba
Cleverson Veloso Nahum - IFPA Campus Abaetetuba
Álan Rafhael Baia Silva - IFPA Campus Abaetetuba
INTRODUÇÃO:
É cada vez mais perceptível na sociedade brasileira a presença de portadores de deficiência que apresentam variados tipos de limitações. Segundo dados estatísticos da empresa deficienteonline.com.br coletados no ano de 2010, havia mais de 24,5 milhões de portadores de deficiência no Brasil. Nesse conjunto dos mais variados tipos de deficiência se destacam as relacionadas à perda dos movimentos na região dos membros inferiores.
Esses indivíduos que sofreram a perda de movimentos dos membros inferiores acabam por necessitar do uso de cadeira de rodas e dessa forma encontram dificuldades para executar suas atividades cotidianas, além de estarem expostos durante essas atividades aos efeitos climáticos, como a chuva e sol intensos que podem se tornar prejudiciais a saúde. Assim sendo cada vez mais tecnologias são desenvolvidas com o intuito de amenizar esses problemas enfrentados pelos cadeirantes.
Neste âmbito o presente artigo apresenta um protótipo de cadeira de rodas com teto automático, onde o cadeirante possa ativar e desativar um teto para sua cadeira mediante um botão que estaria localizado no braço da cadeira, proporcionando assim um maior conforto, resistência a fatores climáticos e eficiência na execução de suas atividades cotidianas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O protótipo da cadeira de rodas com teto automático tem o objetivo de proporcionar ao cadeirante uma maior resistência aos fatores climáticos, já que os mesmos numa cadeira de rodas normal não possuem nenhuma forma de proteção ao sol ou à chuva, além de possibilitar que o teto seja ativado através de um botão, contribuindo assim para o maior bem estar e conforto do cadeirante.
MÉTODOS:
Com nossas pesquisas observamos que atualmente novas tecnologias são necessárias para ajudar nosso próximo. Neste caso, as pessoas com deficiência física.
Sendo assim, a construção do protótipo partiu da utilização de materiais de baixo custo, mas de considerável durabilidade. A estrutura do teto, por exemplo, é feita de alumínio e revestida de um tecido de fibras sintéticas de poliéster de cor clara, isso ajudará para que os raios solares possam ser refletidos e proporcionando um maior conforto para o usuário. O protótipo conta também com o auxílio de eixos, dois motores de passo e uma bateria de 12 volts de potência ligados aos motores de passo.
Os motores de Passo são dispositivos eletromecânicos. Que são ligados a bateria. Esta por sua vez, fornece a energia necessária para que os motores de passo executem os movimentos necessários para a armação do teto, de forma sincronizada e precisa. O protótipo possui um botão ligado a uma placa de circuitos eletrônicos. Quando esse botão é pressionado por aproximadamente três segundos, a energia da bateria é liberada para os motores de passo fazendo com que o teto comesse seu processo de armação. O processo inverso ocorre também quando o usuário mantém o botão pressionado por três segundos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos até agora são consideravelmente satisfatórios e de fundamental importância para fortalecimento do projeto. Dentre esses resultados, vale ressaltar a participação no IV Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação das Instituições de Ensino Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IV SICTI) do IFPA, onde este projeto ganhou destaque e foi bastante parabenizado e elogiado pela comissão avaliadora presente no evento.
Inicialmente encontramos algumas barreiras para a execução do projeto, mas com o trabalho coletivo, pudemos estruturá-lo de maneira a se suceder bem no decorrer da construção. Encontramos grande satisfação também em construir o protótipo, por verificarmos em nossas pesquisas que não se tem nenhum registro de alguém ou algum grupo que já tenha realizado trabalho parecido e de forma abrangente para que fosse conhecido no âmbito tecnológico.
Sabemos também que novas tecnologias surgem a todo o instante e que, de certa forma, somos obrigados a também evoluir para acompanhar estes processos. Por isso, com o intuito de cada vez mais adquirirmos aprendizado e aperfeiçoamento de nossas idéias, optamos pela divulgação de nosso projeto em vários eventos científicos futuros, pois muitos deles abrem várias portas para o mundo tecnológico.
CONCLUSÕES:
O protótipo da cadeira de rodas com teto automático traz uma alternativa muito interessante aos cadeirantes que possuem a necessidade de se proteger dos fatores climáticos, para que assim possam executar suas atividades cotidianas e transitar pelos espaços livremente sem se preocupar com sua exposição demasiada ao sol ou a chuva.
A implementação de cadeira de rodas com teto automático proporciona aos cadeirantes uma maior liberdade para executar suas tarefas diárias, já que essas não estariam mais condicionadas aos fatores climáticos, possibilitando que os cadeirantes transitem pelos ambientes sem se expor a fatores que poderiam vir a ser prejudiciais a sua saúde e oferecendo um maior conforto. Além de que os custos para essa cadeira com teto automático são baixos, tornando-a acessível a uma boa parte dos cadeirantes.
Palavras-chave: Teto automático, cadeirantes, cadeira de rodas.