65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
SISTEMAS DE MANEJO EM LATOSSOLO AMARELO SOBRE PRODUÇÃO DE MILHO NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS-PA
Jane Pereira Felipe - Universidade Federal Rural da Amazônia
Thaís Soares Pereira - Universidade Federal Rural da Amazônia
Luis de Souza Freitas - Universidade Federal Rural da Amazônia
Marcelo Augusto Machado Vasconcelos - Universidade Federal Rural da Amazônia
Simonne Sampaio da Silva - Universidade Federal Rural da Amazônia
Antonia Benedita da Silva Bronze - Profª Drª/ Orientadora – Universidade Federal Rural da Amazônia
INTRODUÇÃO:
A produção agrícola sob o ponto de vista de uma agricultura sustentável deve buscar práticas de manejo que reduzam interações negativas no solo e clima e assegure produções crescentes e adequadas, conserve os recursos naturais, o meio ambiente e principalmente o social. O desenvolvimento e a execução de práticas destes conceitos envolvem decisões que levem a substituição de práticas convencionais por práticas conservacionistas de manejo do solo.
Os sistemas de manejo na produção agrícola têm como foco garantir a longo prazo, a manutenção da produtividade agrícola conjuntamente com a manutenção dos recursos naturais, reduzindo potenciais impactos ao meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar sistemas de manejo em Latossolo Amarelo sobre produção de milho no município de Paragominas-PA.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado na Fazenda Juparanã localizada no município de Paragominas-PA. O clima é do tipo Aw de Köppen. A precipitação pluviométrica na região tem média anual de 1.802 mm com duas estações, uma chuvosa que vai de dezembro a maio e outra menos chuvosa de junho a novembro.
O trabalho foi conduzido em solo representativo da microrregião do Nordeste Paraense, em um Latossolo Amarelo distrófico, textura argilosa, durante três anos agrícolas (2001 a 2003). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, cujos tratamentos corresponderam a dois sistemas de manejo, PC= Plantio convencional sob monocultivo de milho (híbrido BR 201) e PD= plantio direto, optando-se pelo milheto (variedade BN2).
Para avaliação da produção de milho foram coletadas duas plantas de cada ponto de coleta de solo e estabeleceu-se 300.000 plantas/ha, para o cálculo da produção. Os grãos foram secos em estufa de circulação forçada a 65ºC, até peso constante, sendo estes corrigidos para 13% de umidade.
Na análise estatística, os sistemas de manejo foram considerados as parcelas. Os resultados das variáveis de resposta foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos foram comparadas por meio do teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A maior produção de milho foi obtida no plantio direto (6.550 kg.ha-1), e menor no preparo convencional (4.900 kg.ha-1). Estes maiores rendimentos observados no plantio direto, pode esta relacionado à melhoria da fertilidade do solo.
Não houve diferença de produtividade entre os sistemas de manejo no ano 2001. No ano 2002, o plantio direto (6.500 kg.ha-1), superou o sistema de preparo convencional (5.065 kg.ha-1).
No ano 2003, o plantio direto (6.550 kg.ha-1), apresentou valores estatisticamente superiores ao tratamento conduzido sob sistema de preparo convencional (5.200 kg.ha-1).
A análise da interação dos anos agrícolas dentro de cada sistema de manejo observou-se que não houve diferença estatística de produtividade no sistema de preparo convencional, ao passo que no plantio direto ocorreu diferença estatística, onde as maiores produtividades foram obtidas nos últimos anos agrícolas.
Os resultados obtidos quanto a maiores produtividades de milho no plantio direto, em relação ao preparo convencional, são respostas importantes na distinção entre sistemas de manejo no município de Paragominas.
CONCLUSÕES:
O sistema plantio direto proporcionou maior produtividade de milho ao longo dos três anos agrícolas, comparativamente ao preparo convencional.
Palavras-chave: Conservação do Solo, Plantio Direto, Preparo Convencional.