65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
A FICÇÃO CIENTÍFICA NOS LIVROS E FILMES: UM INCENTIVO AO ESTUDO DA FÍSICA MODERNA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Douglas Guilherme Schmidt - SEE-SP Rede Estadual de Ensino - Secretaria de Educação de São Paulo
INTRODUÇÃO:
Este trabalho de investigação e pesquisa é a ação prática de uma proposta pedagógica para capacitar alunos portadores de deficiência (auditiva, visual, mental e motora) pertencentes ao programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA para estabelecer uma relação entre a ficção científica apresentada em livros e filmes com conceitos da Física Moderna e as questões sobre Progresso Científico e o bem-estar. A influência da ficção científica no imaginário dos alunos é marcante e também atinge alunos com deficiência. Podemos apresentar os conceitos envolvidos em livros e filmes de ficção para um aluno que não ouve, que tem baixa audição ou que possui baixa visão pois além de pertencer ao universo do seu imaginário possui também uma particular percepção do mundo físico (científico) do seu cotidiano. É um desafio utilizarmos a sensibilidade destes alunos com relação à ligação entre o mundo da ficção científica e o conhecimento científico acadêmico associado à Física Moderna. Estes alunos também podem “enxergar” a ciência por detrás de um livro ou de um filme de ficção científica e nos auxilia na investigação e entendimento do olhar diferenciado que podem possuir sobre os fatos da Ciência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Trabalho de investigação e pesquisa em ensino que trata da aplicação de proposta de plano e projeto pedagógico que possa melhorar o acesso de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com deficiência (auditiva, visual, motora e mental) aos conhecimentos físicos que estão nos filmes e livros sobre Ficção Científica com autores como Aldous Huxley e Stanley Kubrick.
MÉTODOS:
Esta pesquisa usou material que desenvolvemos durante o curso dado para professores de ensino médio de Física realizado no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física LaPEF FE-USP – A Ficção Científica no ensino de Física (out-dez 2005) com aplicações em alunos portadores de deficiências do ensino médio no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede estadual de ensino da Diretoria de Ensino Centro-Sul da capital de São Paulo. Particularmente na E.E. Lasar Segall foi desenvolvido um módulo de ensino partindo da seguinte hipótese de trabalho: a proposta de entendermos como o livro de Aldous Huxley Admirável Mundo Novo (1932) e o filme de Stanley Kubrick 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) possam mostrar conhecimentos científicos e possibilitem o questionamento por parte dos alunos, podendo envolver a Física Moderna e questões interdisciplinares. Após a leitura do livro (1 mês) e a apresentação do filme foi elaborado material organizado em blocos como sequências de aulas - um plano abordando os seguintes conteúdos da Física Semi-clássica: ação da gravidade, relatividade, comunicação na estação espacial – ondas eletromagnéticas-ondulatória, reflexão sobre artefatos tecnológicos e a biotecnologia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os conteúdos físicos que estão nos filmes e livros sobre Ficção Científica induziram a tentativa dos alunos com necessidades especiais de compreender conceitos e conhecimentos da física moderna e puderam auxiliar na formação e no processo de ensino-aprendizagem possibilitando um maior interesse e envolvimento destes alunos no entendimento destes conceitos. Ao proporcionar o gosto pela leitura e o interesse pelo debate de temas científicos fez com que pudessem buscar argumentações e questionamentos para refletirem sobre a tecnologia e capacitá-los no processo de escrita, de verbalização e na sequência lógica de pensamento. O desenvolvimento de competências envolvendo conhecimentos de Física com a ficção científica foi essencial para que este trabalho fosse realizado.
CONCLUSÕES:
Com a inserção do estudo da ficção científica em módulos de ensino pudemos identificar a grande vantagem em relação ao que normalmente é realizado (com relação a riqueza de abordagem) e que permite aos jovens adolescentes com deficiência, mesmo que não tenham qualquer contato com as práticas científicas, adquirirem a competência e habilitação necessária em Física Moderna para poderem entender o mundo em que estão e sua participação, enquanto que aqueles que optarem para as carreiras científico-tecnológicas, com base na ciência, possam prosseguir aos seus estudos e a sua vida profissional e social. Tornar alunos leitores e espectadores de obras importantes de ficção melhorou a capacidade cognitiva e a dimensão afetiva destes alunos. É importante que os novos modos de pensar sobre determinados temas façam parte da cultura da escola especialmente no ensino de Física e de Ciências. Utilizar um romance que possui um potencial de inovação com questionamentos tem forte influência na incorporação da ficção científica no ensino e se torna um material central na atividade interdisciplinar envolvendo a Física com as questões sociais e éticas em sala de aula. As mudanças não estão restritas apenas ao mundo da Ciência - elas influem na sociedade como um todo.
Palavras-chave: Ficção Científica, Alunos com deficiência do EJA, Física Moderna.