65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
Estrutura populacional e reprodução do camarão Alpheus bouvieri A. Milne-Edwards, 1878 (Caridea: Alpheidae) no estuário do Rio Cachoeira, Ilhéus, Bahia, Brasil
Andressa Maria Santos Cunha - Discente do Curso de Ciências Biológicas - Depto. de Ciências Biológicas - UESC
Guidomar Oliveira Soledade - Discente do programa de Pós-Graduação em Zoologia - UESC
Alexandre Oliveira de Almeida - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ciências Biológicas - UESC
INTRODUÇÃO:
Em virtude de seus hábitos crípticos e da dificuldade de identificação dos táxons, a biologia e ecologia dos camarões da família Alpheidae é ainda pouco estudada, apesar de sua ampla distribuição em águas rasas tropicais e subtropicais do mundo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo teve como objetivo investigar aspectos reprodutivos de Alpheus bouvieri.
MÉTODOS:
As amostragens foram realizadas mensalmente de março de 2011 a fevereiro de 2012, numa área de 52 m de largura no entremarés da Baía do Pontal, Ilhéus, Bahia, ao longo de quatro transectos perpendiculares à margem, distanciados 10 m entre si. Em cada transecto (comprimentos variando de 12 a 16 m), 10 quadrados (0,25 m2) equidistantes foram amostrados. Os espécimes tiveram o sexo identificado com base em caracteres sexuais específicos do grupo e então medidos quanto ao comprimento da carapaça (CC).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram coletados 41 machos e 59 fêmeas, das quais 12 ovígeras. A razão sexual total foi 1:0,7, não diferindo significativamente de 1:1 (p=0,77). O tamanho das fêmeas ovígeras variou de 3,85 a 6,2 mm de CC, cuja média (4,88 ± 0,57) foi superior àquela calculada para machos (3,68 ± 0,79) que por sua vez foi maior que as fêmeas não ovígeras (3,36 ± 0,83). Houve diferença significativa apenas entre os tamanhos dos machos e fêmeas ovígeras (p=0,0007). A fecundidade média foi igual a 74 ± 36,5 ovos, variando de 14 a 149 ovos.
CONCLUSÕES:
O maior número de indivíduos foi coletado em abril de 2011 (n=23), sendo que fêmeas foram observadas em todos os meses à exceção de julho e outubro, sugerindo uma reprodução contínua na área de estudo.
Palavras-chave: Alpheus bouvieri, Entremarés, Biologia populacional.