65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ENFOQUE CTSA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: ASPECTOS PEDAGÓGICOS DE INTERVENÇÕES TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS PROMOVIDAS PELO PIBID-UFES EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DA SERRA-ES
Rivana Souza Batista - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática / IFES.
Sidnei Quezada Meireles Leite - Profº Dr - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática / IFES
Vilma Reis Terra - Profª Dr - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática / IFES
Sarah A. de Queiroz - Licenciatura em Química- Departamento de Química - Bolsista PIBID/UFES
Andressa de F. Almeida - Licenciatura em Química- Departamento de Química - Bolsista PIBID/UFES
Sandra A. Duarte Ferreira - Profª. do Depto.de Química-UFES. Coord. de área do PIBID/Química
INTRODUÇÃO:
É necessário abordar um ensino de Ciências dialogado com as questões históricas, econômicas, socioambientais e culturais, articulado com os pressupostos do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente – CTSA (Cachapuz et al., 2004; Santos e Auler, 2011). Vale citar que muitos dos alunos da Escola Pública de Ensino Médio vivem a margem da sociedade. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), uma iniciativa do Governo Federal por meio da CAPES iniciada em 2010, busca inovar a Educação Básica a partir das intervenções realizadas por alunos de cursos de licenciatura das instituições públicas. Sabe-se que ensino de Química/Ciênciascontextualizado pode ser alcançado por meio de intervenções que partem da realidade do aluno, dando sentido aos conteúdos apresentados (Chassot, 2010). Empregando temas socioambientais, locais e regionais no ensino de Química é possível produzir um ensino de CTSA, formando indivíduos críticos, ativos, autônomos e protagonistas de sua vida (Santos e Schnetzler, 2003). O presente estudo tratou de metodologias de ensino de Química realizado em um escola pública de Ensino Médio do Espírito Santo, com alunos do Ensino Médio e alunos do curso de Licenciatura em Química, participantes do PIBID-UFES.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve o objetivo de analisar os aspectos pedagógicos de algumas intervenções temáticas socioambientais empregadas no ensino de química do Ensino Médio, à luz da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Essas intervenções foram realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Química da UFES, bolsistas do PIBID-UFES realizado no período de julho de 2011 a dezembro de 2012.
MÉTODOS:
Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, sobre as abordagens CTSA foram realizadas na Escola EEEFM Clotilde Rato, localizada no município da Serra-ES, pelos alunos PIBID-Química da UFES. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os alunos do primeiro ano do Ensino Médio matriculados no período letivo de 2011 e 2012. No ano 2011 deu início à investigação do tema Indústrias e Tecnologias como atividades práticas para o desenvolvimento de uma “Mostra Científica”. Na comemoração do Ano internacional da Química buscou-se conhecer mais sobre esta ciência e suas aplicações, utilizaram-se como estratégias vídeos tais como “Mundo Invisível de Marie Curie” e “AIQ-2011”, pesquisa de textos sobre as implicações sociais e ambientais da Química e Biologia nos jornais locais da comunidade, pesquisa investigativa sobre experimentos simples utilizando os manuais “A química perto de você”. No ano de 2012 durante os estudos das propriedades dos materiais surgiu a necessidade de realização da visita ao aterro sanitário para perceber os tipos de lixo e quais materiais são reaproveitados pela sociedade. Nesta etapa realizou-se a coleta seletiva de óleo de fritura, produção de sabão e folder de sensibilização para os cuidados do descarte do óleo usado na pia das cozinhas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
É na escola que identificamos as relações entre conhecimento cientifico, produção de tecnologia e condições de vida. As intervenções baseadas na contextualização associadas às comemorações do Ano Internacional da Química produziram resultados satisfatórios comprovados a partir das entrevistas realizadas com os 136 alunos que organizaram essas atividades. 90% dos alunos classificaram a mostra científica como muito interessante, pois descobriram e aprenderam um pouco mais da química no cotidiano. 73% nunca haviam participado de uma mostra científica, 61% dos alunos demonstraram a partir do desenvolvimento desta atividade maior interesse pela Química. As estratégias de ensino desenvolvidas no ano 2012 revelaram, através de avaliação final, que 92 % dos alunos se apropriaram dos processos de separação dos materiais e dos impactos do descarte inadequado do óleo. As informações diretamente vinculadas aos problemas sociais que afetam o cidadão tornaram-se evidente na participação efetiva da construção da coleta seletiva do óleo e da produção do folder quanto ao encaminhamento de soluções do descarte do óleo de frituras. Quanto aos trabalhos realizados pelos bolsistas os alunos da educação básica apontaram 85% de contribuição positiva na elaboração das atividades pedagógicas.
CONCLUSÕES:
Tratar alguns aspectos metodológicos como a escolha de temas sociais para ensinar ciências para assumir responsabilidades sociais é a grande tarefa com que se defrontam hoje os professores de ciências. Empregando temas socioambientais, locais e regionais no ensino de Química é possível produzir um ensino de CTSA, formando indivíduos críticos, ativos, autônomos e protagonistas de sua vida (Santos e Schnetzler, 2003). Os resultados mostraram que foi possível contribuir na formação de indivíduos autônomos, capazes de intervir nos processos da vida, bem como inová-los, concordando com os pressupostos da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.
Referências: CACHAPUZ, A de et al.; A necessária renovação do ensino das Ciências, Editora Cortez, 2011; CHASSOT, A.; Alfabetização Científica. Questões e desafios para a educação. Editora Unijui, 2010; FREIRE, P; Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra, 1997; MORTIMER, E. F.; Machado, A. H.; Química para o ensino médio. Volume único. São Paulo: Scipione, 2002; SANTOS, W. L.P.; Schnetzler, R. P.; Educação Química, Editora Unijui, 2003; SANTOS, W. L. P.; Auler, D.. CTS e a educação científica. Desafios, tendências e resultados de pesquisa. Editora UNB, 2011.
Palavras-chave: Educação Química, Metodologias de Ensino, Enfoque CTSA.