65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
A Problemática dos Museus Sob a Ótica dos Visitantes na Cidade de São Luís do Maranhão
Jeiane Santos Costa - Acadêmico(a) do Curso de Bacharelado em Hotelaria – UFMA
David Leonardo Bouças da Silva - . Orientador(a) - Depto. de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhã
INTRODUÇÃO:
A utilização dos museus como um espaço turístico de forte atratividade é o mote da presente pesquisa. Anteriormente sinônimo de clichês como “ultrapassado” e “lugar de coisas velhas”, nos dias atuais, reconhece-se, cada vez mais, os museus e suas diferentes tipologias, enquanto locais especializados na conservação e exposição do patrimônio material e imaterial de um povo, proporcionando o conhecimento aprofundado da cultural local, afora um espaço de lazer para os seus visitantes. Nesse sentido, o museu é definido como um espaço permanente, sem fins lucrativos, com vistas a coletar, conservar, estudar, explorar de variadas formas e, basicamente, exibir para a educação e lazer, objetos da educação cultural (UNESCO, 2007). No âmbito da atividade turística, o museu é considerado um dos “pilares” do turismo cultural (BARRETO, 2002) e, no contexto ludovicense, a demanda de museus permanece reduzida, isto porque embora apresentem acervos preciosos, encontram-se subaproveitados. O presente trabalho objetiva entender esta problemática, a fim de que os resultados encontrados fomentem a construção de propostas de melhorias para esses espaços, a fim de que se reconheça os museus como um forte elemento de atratividade turística de São Luís do Maranhão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Entender a problemática dos museus em São Luís do Maranhão, a partir do olhar dos visitantes e do reconhecimento desses espaços enquanto importantes elementos de atratividade dos destinos turísticos.
MÉTODOS:
O presente estudo apresenta caráter analítico-descritivo e qualitativo. Fundamentado nos interesses elencados, compreende-se que a abordagem qualitativa seja a mais adequada, uma vez que os métodos qualitativos enfatizam as especificidades de um fenômeno em termos de suas origens e de sua razão de ser (HAGUETTE, 1992). Na pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento de coleta um questionário do tipo misto, cujos questionamentos principais versavam sobre a percepção dos museus enquanto atrativos turísticos de uma localidade. A amostra coletada foi de 38 visitantes de cinco importantes museus da cidade de São Luís do Maranhão, a saber: Cafua das Mercês, Casa de Nhozinho, Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueológica do Maranhão, Fundação da Memória Republicana Brasileira e Museu de Artes Visuais. As entrevistas, presenciais e realizadas no início de abril de 2013, oportunizaram o entendimento da visão dos entrevistados a respeito dos museus de São Luís, colhendo suas percepções acerca dos pontos positivos e negativos do espaço, afora a análise de aspectos relevantes existentes ou ausentes nesses estabelecimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da pesquisa de campo, colheu-se as principais percepções dos visitantes e que dificultam melhorias no fluxo turístico desses espaços culturais, quais sejam: a) Insatisfação quanto à acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, sobretudo cadeirantes, visto que os museus apresentam apenas escadas de acesso; b) Descaso das autoridades competentes em relação à segurança pública no Centro Histórico; c) Falta de sinalização externa aos museus informando a sua localização, além das sinalizações internas, como de acessos e identificação pessoal dos guias; d) Falta de divulgação dos museus e de suas programações; e) Carência de atividades culturais oferecidas pelos museus na baixa estação para atrair visitantes. Como aspectos positivos, destacam-se: a) Atendimento dos guias; b) Conservação do acervo; c) Limpeza dos espaços. Contribui com essas percepções o olhar dos autores sob dois prismas: carência dos guias em relação ao conhecimento de outros idiomas e libras, o que dificulta o atendimento a públicos com essas necessidades; e dificuldades em implementar melhorias estruturais nos museus, em virtude, sobretudo, da falta de recursos específicos e das burocracias que envolvem o restauro de prédios históricos.
CONCLUSÕES:
Há muito os museus são reconhecidos como espaços fundamentais para a apreciação e salvaguarda do patrimônio cultural de uma localidade, além de, por sua essência, apresentarem potencial de atrair visitantes para um determinado destino turístico. No entanto, baseando-se nos resultados obtidos na presente pesquisa, conclui-se que apesar de dispor de acervo diversificado e com forte apelo turístico, os museus ludovicenses permanecem subaproveitados, devido à necessidade de melhorias, principalmente no que se refere à infraestrutura disponível, segurança do entorno, divulgação e incremento das programações culturais, e renovação das peças do acervo. A redução da demanda turística que visita a capital maranhense corrobora com esta situação, demonstrando que a repercussão negativa do destino incide em todos os atores da cadeia produtiva do turismo. Desse modo, propõe-se que o poder público, empresas e entidades da sociedade civil organizada somem esforços no fortalecimento dos museus, reconhecendo-os como um importante elemento de atratividade das destinações turísticas, mas, acima de tudo, ferramentas fundamentais na conservação das raízes culturais de um povo e que fomentem o orgulho e a valorização da cultura maranhense.
Palavras-chave: Museu, Atrativo Turístico, São Luís do Maranhão.