65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
TEORIA E PRÁTICA NA DISCIPLINA QUÍMICA APLICADA
Josiel da Silva Valadão - Graduado em Química pelo IFPI
Elizayane Sudário de Paula - Espª. Orientadora – Graduada em Filosofia pela UFPI
Francisco de Assis Pereira Neto - Graduado. Esp - Química IFPI
INTRODUÇÃO:
Os Institutos Federais propõem um novo momento para a educação profissional no Brasil. Esta surge como alternativa para as pessoas se qualificarem e obterem emprego, podendo ser associada ao ensino regular. As matrículas em cursos técnicos são as que mais crescem no país, dado comprovado pelo Censo 2008. Para a atuação do futuro profissional no mercado de trabalho é necessário que o mesmo obtenha um bom desempenho no curso, de modo que algumas disciplinas ofertadas possuem uma relevância maior no cronograma do curso específico. O trabalho investigou em março de 2012, a relação entre teoria e prática presente nas aulas da disciplina Química Aplicada, a partir de questionários semi-estruturados respondidos pelos alunos do 1º período do Curso Técnico em Análises Clínicas. Esta disciplina é importante para os alunos conhecerem os devidos materiais presentes em um Laboratório ajudando-os a compreenderem como a química será empregada para a explicação dos fenômenos presentes nos experimentos realizados. Esta relação entre teoria e prática de acordo com Paulo Freire (1979) é centrada em articular ambas as partes, relação em que uma não existe sem a outra, onde tudo se relaciona. Portanto, a relação teoria e prática em Freire, não são apenas palavras, engloba as reflexões teóricas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo identificar a relação teoria e prática na disciplina Química Aplicada do 1º período do Curso Técnico de Análises Clínicas, através das respostas do questionário aplicado, reconhecendo assim, se os assuntos foram ministrados pelo professor visando à atuação dos alunos em laboratórios de pesquisa.
MÉTODOS:
Foi feita uma pesquisa de campo do tipo quantitativa em março de 2012, com alunos do 1º período do Curso Técnico em Análises Clínicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí com a intenção de compreender os significados atribuídos à relação teoria-prática partindo do contato direto entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. Essa pesquisa foi possível pelo questionário respondido apenas pelos alunos do 1º período, pois a disciplina pesquisada é ofertada nesse período. O questionário foi aplicado a 10 alunos que se puseram a contribuir com o trabalho. De acordo com Gil (2006, p. 128), defini-se questionário como “a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As respostas do questionário composto por cinco questões semi-estruturadas foram analisadas e percebido que os alunos compreendem a importância desta disciplina, pois de acordo com eles o professor ao ministrar aula tenta ao máximo relacionar a disciplina de Química Aplicada com o curso, apesar dos relatórios envolvendo a disciplina não terem sido feitos até o momento da pesquisa, pois o laboratório estava em reforma. Todos os alunos atribuíram importância a disciplina Química Aplicada, afirmando que estavam conhecendo as vidrarias e dominando as técnicas, que permitissem a obtenção e a análise de dados de natureza diversa. A metodologia abordada pelo professor não dificulta o entendimento acerca dos conteúdos específicos na disciplina, no entanto, alguns afirmaram ausência de aulas práticas. Vale ressaltar que, a maioria dos alunos afirmou que compreendem a função da disciplina Química Aplicada, apenas um aluno afirmou que não compreende a função da mesma. Dessa maneira, reconhecemos que os alunos percebem que é fundamental a compreensão desta disciplina, pois com ela os mesmos empregarão os conhecimentos químicos teóricos para a explicação de diversos fenômenos ocorridos em aulas práticas no laboratório.
CONCLUSÕES:
A importância da química não só no curso técnico em Análises Clínicas é essencial para que a teoria estudada em sala de aula seja usada na prática, pois a partir da teoria é que o técnico usará conceitos, fórmulas, ensaios químicos e microbiológicos que são indispensáveis para a validação das práticas desenvolvidas nos laboratórios. O professor tem papel fundamental para os alunos conceberem a relação teoria-prática, nota-se que o mesmo ministra as aulas permitindo aos alunos uma reflexão acerca dos conhecimentos aprendidos em sala de aula e aplicação destes na prática. Sendo assim, a pesquisa realizada obteve resultados satisfatórios para a relação entre teoria e prática presente na disciplina Química Aplicada ministrada no 1º período do Curso Técnico em Análises Clínicas.
Palavras-chave: Cursos Técnicos, Teoria-Prática, Laboratório.