65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE IMERSÃO NO MEIO RURAL COMO ESPAÇO FORMATIVO PARA OS DISCENTES DO IFPA CAMPUS CASTANHAL
Luane Ribeiro Vieira - Graduanda de Agronomia / IFPA Campus Castanhal
Wagner Luiz Nascimento do Nascimento - Graduando de Agronomia / IFPA Campus Castanhal
Tânia de Sousa Leite - Graduanda de Agronomia / IFPA Campus Castanhal
Adebaro Alves dos Reis - Prof. Msc./Orientador - IFPA Campus Castanhal
INTRODUÇÃO:
O estágio supervisionado é parte integrante de muitos cursos acadêmicos e permite a articulação entre a teoria e a prática, a partir de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica. Esta perspectiva estratégica de educação e formação complementar se opõe ao modelo de educação bancária e alienante, permitindo ao estudante, a partir do contato com a realidade, a busca pela construção do conhecimento e a luta pela transformação social (FREITAS et al, 2011). Barbier (2002, p. 70-71) relata que “nada se pode conhecer do que nos interessa (o mundo afetivo) sem que sejamos parte integrante na pesquisa, sem que estejamos verdadeiramente envolvidos pessoalmente pela experiência, na integralidade de nossa vida emocional, sensorial, imaginativa, racional”. Neste sentindo, é muito importante conhecer a dinâmica dos agricultores familiares, bem como seus valores e saberes. Uma vez que, a agricultura familiar é de suma importância para o desenvolvimento de um país.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do Estágio Supervisionado para a formação dos discentes de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará através da imersão no meio rural na Comunidade Santa Luzia no município de Tomé Açu, localizado na mesorregião do Nordeste paraense.
MÉTODOS:
O método utilizado no estudo baseou-se na pesquisa qualitativa, com foco na observação participante. O estágio Supervisionado de Imersão no Meio Rural foi realizado em duas etapas. A primeira etapa ocorreu no dia 01 de agosto de 2011 no IFPA campus Castanhal, juntamente com a Comissão de Estágio Supervisionado (COES) e a Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários/IFPA-Campus Castanhal (INCUBITEC/IFPA- Campus Castanhal) onde houve a realização de uma oficina com os acadêmicos do Curso de Engenharia Agronômica 2010, e fez-se levantamentos de questões e problemáticas para subsidiar a observação não-intervencionista dos discentes no estabelecimento agrícola familiar, culminando com a elaboração de um questionário semi-estruturado. A segunda etapa refere-se à imersão rural propriamente dita, nas Unidades Produtivas Familiares (UPF), nos dias 04 a 09 de agosto de 2011 e nos dias 04 a 14 de julho de 2012. A coleta de informações ocorreu através de anotações no diário de campo, caminhadas transversais nos quintais agroecológicos, registros fotográficos, conversas informais e vivencia diária com os agricultores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O estágio supervisionado enquanto uma disciplina integrante do terceiro semestre do curso de agronomia do IFPA Campus Castanhal possibilitou através da imersão rural propriamente dita, a integração entre a teoria repassada em sala de aula, com a prática vivenciada junto à realidade dos agricultores familiares. Os discentes conseguiram ter uma visão interdisciplinar do sistema agrícola como um todo, e permitiu mais do que meras observações do meio em que estes foram inseridos junto às famílias de agricultores, causando profunda reflexão teórica e metodológica no que se refere ao compromisso social, enquanto discentes e futuros agrônomos, extensionistas ou pesquisadores, para o fortalecimento do desenvolvimento rural. Devido o método utilizado neste estágio ser o da observação participante não intervencionista, não somente os estudantes vivenciaram a experiência, mas os agricultores também, uma vez que ocorreu a valorização do conhecimento que eles possuem.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que a vivência na área de atuação do futuro profissional é fundamental para que este possa enfrentar os reais exercícios do ofício e o Estágio Curricular Supervisionado, ao ser trabalhado como uma atividade de observação não-intervencionista, a partir de uma análise interdisciplinar tem sido de fundamental importância como um espaço formativo para os discentes do IFPA Campus Castanhal, pois o avanço teórico-metodológico ocorre através da interdisciplinaridade e permite a articulação entre a teoria repassada na instituição com as ações integradas de pesquisa e extensão no Campo.
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2002.
FREITAS, Alair Ferreira de; et. al. A vivência da realidade agrária como instrumento de formação social e profissional. Vivências. Vol.7, N.13: p.53-61, Outubro/2011. Disponível em: Acesso em: 15 jan. 2013.
Palavras-chave: ação vivenciada, visão interdisciplinar, observação não-intervisionista.