65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
O MUNDO DO TRABALHO ATRAVÉS DA DINÂMICA DE SUBCONTRATAÇÃO PRESENTE NO PÓLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE PERNAMBUCANO
Jéssica Lôbo Sobreira - Mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFPB
Danilo Santos Vasconcelos - Graduando em Ciências Econômicas - UFCG
INTRODUÇÃO:
O trabalho realizado pelos integrantes das facções e fabricos de jeans ocupa um lugar central na vida dos que o realizam, pois, além de ser um meio de sobrevivência, também é um meio de integração social, que possibilita o relacionamento entre pessoas e o sentimento de pertencer a um grupo. A pesquisa foi realizada no Pólo de Confecções do Agreste Pernambucano, englobando as cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, onde foram selecionados alguns integrantes das facções e fabricos destas cidades que trabalham exclusivamente na produção da peça jeans. O processo de industrialização no Pólo de Confecções do Agreste Pernambucano e comércio local contribuem não apenas para a degradação do ambiente, mas também para o surgimento de novas categorias sociais tais como as profissões surgidas das necessidades de manter o processo produtivo funcionando, a exemplo de design de jeans, prestadores de serviço específicos etc.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa foi identificar as conformações atuais que constituem o novo padrão das relações de trabalho no Pólo de Confecções do Agreste Pernambucano emergido a partir das mudanças pelas quais o mundo do trabalho vem passando mundialmente.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada nas cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru. A metodologia utilizada, neste estudo foi investigação de caráter exploratório qualitativo, por meio dos formulários, entrevistas, observação participante e história oral. A coleta de dados incluiu as entrevistas semiestruturadas a qual consiste em uma técnica que pode intermediar o encontro entre pesquisador e informante, numa relação de interpretação de mundo distinto culturalmente. Outra técnica aplicada foi a história oral. Segundo LANG (2001), essa técnica é utilizada como aporte metodológico, cujo objetivo foi obter informações primárias sobre o conhecimento do tempo presente e passado dos informantes. As narrativas dos pesquisados foram gravadas em uma situação de entrevista, permitindo, através de sua transcrição, a construção de documentos que foram analisados. Neste sentido, essas essas técnicas nos ajudaram na construção do diagnóstico das pessoas que trabalham com a fabricação de jeans nas referidas cidades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa mostrou que a indústria de confecções do jeans constitui um caso particularmente interessante do processo de industrialização do Nordeste, pelo seu caráter espontâneo, baseado fortemente por relações de trabalho informais. A indústria de confecção de Pernambuco se constitui como um dos maiores empreendimentos informais, e, configurada por sua dinâmica própria, onde os diversos níveis de formalidade e informalidade se entrecruzam no contexto em que se encontram as mais diversas formas de trabalho e sua segmentação. Diante de sua relevância atual dentro da temática da informalidade encontra-se nas correlações entre os processos de flexibilização das relações de trabalho, como a terceirização, heterogeneização e informatização que se estabelecem de forma bastante intensa no seu contexto informal.
CONCLUSÕES:
A indústria de confecções brasileira se depara, atualmente, com enormes desafios que deverão ser transpostos e que colocam em cheque sua continuidade. O mesmo pode ser dito da indústria de confecções em Pernambuco. A forte concorrência externa e interna a seus produtos fizeram com que os empresários pernambucanos buscassem novas formas de organização e incrementassem a competitividade do segmento, organizando-se através de órgãos de classe e associações comerciais, participando de eventos técnicos e feiras comerciais, adquirindo equipamentos mais modernos e atualizados tecnologicamente, investindo na qualificação de mão de obra e formação gerencial (formação superior).Por fim, percebeu-se que a busca da subcontratação está associada, antes de tudo, à diminuição de custos e não aos ganhos de produtividade e é uma estratégia posta em prática cada vez mais frequente, onde abre espaço nas indústrias sejam elas formais ou informais.
Palavras-chave: Jeans, Informalidade, Processos de Trabalho.