65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura
Cultivo da microalga Chlorella vulgaris (Chordat) em baixa concentração de Nitrogênio, visando uma menor onerosidade para produção de Biodiesel
Rebeca Ferreira Lemos Vasconcelos - Depto. de Educação (Lic. em Ciências Agricolas) - UFRPE
Marcele Trajano de Araújo - Depto. de Pesca e Aquicultura - UFRPE
Valdemir Fernando da Silva - Depto de Ciências Florestais - UFRPE
Elizabeth Pereira dos Santos - Depto. de Pesca e Aquicultura - UFRPE
Laenne Barbara Silva de Moraes - Depto. de Pesca e Aquicultura - UFRPE
Alfredo Olivera Gálvez - Prof. Dr/Orientador - Depto de Pesca e Aquicultura - UFRPE
INTRODUÇÃO:
As microalgas desempenham importante papel no ecossistema aquático, são seres fotoautotróficos que além de constituírem a base da cadeia trófica, produzem grande parte do oxigênio encontrado na atmosfera. Devido a sua grande biodiversidade e variabilidade na composição bioquímica de sua biomassa, estão sendo cultivadas, principalmente, para fins biotecnológicos. Na atualidade tem-se encontrado uma ampla variedade de espécies de microalgas com as quais se podem obter produtos essenciais para a nutrição humana como ácidos graxos, proteínas, carboidratos, vitaminas, etc., (Abalde et al., 1995). Como também são indispensáveis na atual conjuntura energética, pois sua biomassa pode ser utilizada para produção de biocombustível. O crescimento das microalgas depende de distintos fatores, sendo os mais importantes: luz, temperatura, pH, nutrientes, condições fisiológicas da microalga e concentração de CO2 e O2 disponíveis para cada microalga.A curva de crescimento analisa a multiplicação das microalgas em um determinado espaço de tempo. As mesmas podem aumentar em progressão geométrica (Olivera, 2002; Pedraza, 1989). A microalga Chlorella vulgaris (Chordat) é uma alga de água doce e de forma celular de tamanho próximo aos 4μm pertencente às Chlorophyceae, estas são ricas em amido e podem armazenar grande quantidade de ácidos graxos sobre certas circunstâncias.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante do exposto, se tem por objetivo através desse experimento analisar o crescimento da microalga dulcícola Chlorella vulgaris (Chordat) em baixa concentração de nitrogênio.
MÉTODOS:
O experimento desenvolveu-se no LAMARSU/DEPAq/UFRPE, durante dez dias. O experimento foi iniciado com uma concentração algal de 10.104 cél/mL da microalga Chlorella vulgaris (Chordat). As algas foram cultivadas em recipientes transparentes com volume útil de 2000mL, contendo água doce esterilizada e enriquecida com o meio de cultura Provasoli modificado, onde foi utilizada a seguinte proporção de 0,063mg/L de Nitrato de Sódio (NaNO3) e os demais reagentes foram mantidos em suas proporções originais. O delineamento experimental contou com três repetições. A temperatura da sala de cultivo foi mantida em 22±2 °C, com intensidade luminosa de 2000 lux fornecida a partir de iluminação artificial e fotoperíodo integral (24h). As culturas foram mantidas com aeração constante e pH 7. A curva de crescimento foi construída através de contagens celulares diárias, com o auxílio de uma câmara de Neubauer e um microscópio óptico. As variáveis analisadas foram: densidade celular máxima (DCM), o tempo de duplicação (TD) e a velocidade de crescimento (K). De acordo com a densidade celular diária da média das três repetições, foi obtida a curva de crescimento, através da equação descrita por Stein (1973) em que a velocidade de crescimento (K) representa o número de divisões celulares por dia (dia): K= (3,322 / (T2-T1). (Log N2 / N1), e o TD =1/K.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Analisando a curva de crescimento observou-se que nos três primeiros dias a população microalgal esteve na fase de adaptação, com baixo crescimento; entre o 4º e o 6º dia as divisões celulares ocorreram mais rapidamente, designando sua fase exponencial; entre o 7º e o 8º dia houve uma redução de divisões e certa estabilização entre a taxa de crescimento. A densidade celular máxima (DCM) foi observada no 7º dia de cultivo com um valor de 160,5x104 células/ml. Moraes, 2012 obteve uma DCM de 1800.104 células/mL no 13º dia de cultivo da espécie scenedesmus sp., valor superior ao encontrado neste trabalho O tempo de duplicação médio (TDmédio) apresentado pela célula de Chlorella Vulgaris foi de 0,86± 0.23 divisões/dia e a Velocidade de crescimento foi de 1.15±0.0206. Araújo, 2012, avaliando o desenvolvimento da microalga Botryococcus braunii em pH 7 obteve um K de 0,65±0,08 e um TD de 1,53±0,19 divisões/dia, valor inferior ao deste trabalho. A concentração de nitrogênio utilizada nesse trabalho foi de 0,063mg/L, Conventi et al (2009) afirma que concentrações de nitrogênio no meio entre 0,375 e 1,5mg/L não influenciam na velocidade do crescimento da microalga Chlorella vulgaris, valores superiores ao utilizado nesse trabalho.
CONCLUSÕES:
Podemos concluir que para o cultivo da microalga Chlorella vulgaris a concentração de 0,063mg/L de nitrogênio não é suficiente, pois há uma baixa concentração algal devido a carência de nitrogênio nessa cultura.
Palavras-chave: Crescimento, Biocombustivel, Densidade Celular Maxima.