65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 5. Ciências Florestais
EPERUAS FLORESTAIS DO RIO NEGRO: CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Cristiano Souza do Nascimento - Orientador/ Pesquisador RHAE/CNPq/INPA
Maria de Jesus Coutinho Varejão - Orientadora/Pesquisadora COTI/INPA
Pablo José Ehm Maia Junior - Orientando/Aluno de Eng. Química - UFAM/ PIBIC/INPA/CNPq
INTRODUÇÃO:
As leguminosas estão presentes em quase todos os ecossistemas do planeta. Na Amazônia esta família botânica apresenta grande importância ecológica/econômica. Na região do alto Rio Negro em recente estudo, foram catalogadas varia espécimes do gênero Eperua (Souza, 2012), entretanto, são escassas informações tecnológicas destas madeiras. A composição química da madeira é formada pela celulose, hemicelulose e lignina, e em menor quantidade de extrativos e materiais inorgânicos (Rowell et al. 2005). Para uma melhor compreensão de suas propriedades e uma correta utilização é importante estudar os constituintes químicos da madeira. Nos extrativos estão presentes vários compostos de baixa e média massa molecular, como ácidos ou ésteres graxos, alcoóis de cadeia longa, ceras, resinas, esteróides, compostos fenólicos e glicosídeos (Pino et al. 2007). As ligninas têm em sua composição vários grupamentos aromáticos que potencializam o alto poder de combustão. Enquanto, que a celulose e hemicelulose são polissacarídeos de vasta aplicação na indústria química e farmacêutica. Certos compostos minerais presente na madeira causa grandes desgastes das ferramentas no desdobro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo quantificar os constituintes químicos das madeiras de Eperua falcata, E. leucantha, E. purpurea, e E. schomburgkiana, de ocorrência no Rio Negro.
MÉTODOS:
O material utilizado neste estudo foi retirado do tronco das leguminosas florestais do gênero Eperua. As amostras foram coletadas na região do Rio Negro município de Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira no estado do Amazonas. A pesquisa foi desenvolvida no laboratório de Química da Madeira/COTI do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e sua execução foi realizada nas etapas a seguir: Determinação dos teores de umidade, extrativos em solventes neutros, solubilidade em água quente, lignina, celulose bruta e cinzas, conforme as técnicas normatizadas ASTM (2007) D1105, D1107, D1110, D1106, D1102, Halward e Sanchez (1975), respectivamente. Todas as análises foram realizadas em duplicata, e a identificação anatômica das espécies foi realizada pelo pesquisador/anatomista de madeira J.A. Freitas do Laboratório de Anatomia e Identificação de Madeira/Xiloteca do INPA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A caracterização tecnológica da madeira é importante para compreensão de suas propriedades indicando assim a correta utilização associando ainda as transformações químicas. Esse conhecimento tem importância econômica significativa devido à influência das propriedades que definem a capacidade da madeira para determinados usos finais. Todos os resultados das analises químicas foram obtidos em base seca e o valor da umidade das espécies estudadas ficaram na média de 8,2%. O teor de extrativos em solventes neutros variou de 13,0 a 7,54%, Eperua falcata, E. leucantha, respectivamente. Enquanto, que para o conteúdo de materiais solúveis em água quente a média foi de 3,0%. Considerando, que os extrativos tem em sua composição, flavonóides, terpenos, taninos, ácidos alifáticos, resinas, gomas, entre outros, possivelmente, estas substâncias foram arrastadas na primeira extração, evidenciando assim a maior concentração na extração com solventes neutros que na água quente. A espécie E. falcata foi a que apresentou maior teor de lignina (26,5%) e celulose bruta (42,3%), sendo que E. leucantha teve menor teor de lignina (21,2%) e E. schomburgkiana o de celulose (38,1%). A concentração de resíduo mineral fixo (cinzas) ficaram abaixo de 0,8%.
CONCLUSÕES:
A importância deste estudo esta na contribuição de informações técnicas de espécies até então desconhecidas. Os dados encontrados farão parte de fonte de pesquisa e conhecimento com indicando novos meios de utilização destas espécies florestais da Amazônia. Os teores dos constituintes químicos para as espécies estudadas não apresentou grandes variações dentro do gênero Eperua, que pode esta associada às características edafoclimaticas dos sítios da região do Rio Negro.
Palavras-chave: Química da Madeira, extrativos, uso racional da madeira.