65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
PRÉ-UNIVERSITÁRIO OFICINA DO SABER / UFF: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS ALUNOS NO PERIODO DE 2005 A 2011.
Rodrigo Paiva dos Santos - graduando de Pedagogia/UFF
Ione Hasegawa Kassuga - Profa. Me. – Coordenação de Projetos Educacionais-COPE/UFF
Manuela Barbosa Garcia - graduanda de Biblioteconomia e Documentação/UFF
Lilian Meyre Costa de Souza - graduanda de Matemática/UFF
Jose Nilton de Sousa - Prof.Dr. – Pró-Reitoria de Extensão-PROEX/UFF
Paulo Cesar Ribeiro - Prof.- Coordenação de Projetos Educacionais – COPE/UFF
INTRODUÇÃO:
Os Projetos de extensão universitária voltados para o acesso de jovens e adultos de camadas populares ao ensino superior, os denominados cursos pré-vestibulares sociais existentes na Universidade Federal Fluminense constituem importantes núcleos de fomento, desenvolvendo ações que têm por finalidade promover o acesso a bens sociais e culturais dos diversos grupos que se encontram em situação de discriminação e exclusão.
O Pré-Universitário Oficina do Saber dessa universidade tem como finalidade contribuir com um espaço educativo onde os jovens/adultos, egressos da rede pública de ensino, tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos para competir por vagas nas Universidades Públicas em condições mais igualitárias. Com o crescente debate sobre a inclusão social e nas discussões focadas nas políticas voltadas para as ações afirmativas, pautamos nosso diálogo nos estudos de outras experiências educacionais similares de Carvalho,2008; Mitrulis e Penin, 2006; Sacristán,2007; Bordieu,2003; Tedesco,2004; Zago,2007; dentre outros.
Este estudo traz uma análise da composição social dos alunos atendidos, bem como apresenta uma reflexão sobre os índices de evasão e de aprovação nos vestibulares nas diferentes universidades públicas do estado do Rio de Janeiro no período de 2005 a 2011.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar a composição social do alunado compreendido no período de 2005 a 2011, analisar, discutir e refletir sobre os índices de aprovação e de evasão, bem como compreender e problematizar as diversas relações e tensões que se estabelecem neste espaço educativo.
MÉTODOS:
Dando suporte à dinâmica do curso, contamos com uma equipe para acompanhamento sociopedagógico, que dentre as diversas atribuições, tem a tarefa de acompanhar, registrar e inserir dados que traduzem a dinâmica cotidiana do curso no Banco de Dados (SPSS). Os dados são coletados da ficha socioeconômica que os alunos preenchem no ato da inscrição ainda no processo seletivo. Outras informações vão sendo obtidas por entrevistas com alunos, professores/monitores, controle de frequência e também nas participações em reuniões pedagógicas. A partir da compilação destes dados, inicia-se o processo de análise, discussão e reflexão das informações que auxiliam na avaliação anual do trabalho desenvolvido.
Para trabalhar a composição social dos 859 alunos matriculados no período de 2005 a 2011, foram analisadas as variáveis selecionadas como: faixa etária; sexo; município de moradia; tipo de instituição onde cursou/cursa o Ensino Médio; ano de conclusão do ensino médio; renda per capta, evasão, aprovação no vestibular, dentre outras. Através de contato telefônico foram investigados os motivos da evasão junto aos alunos que abandonaram o curso ao longo do ano letivo. Com este estudo buscamos estabelecer correlações significativas sobre os dados analisados deste período de 2005 a 2011.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No período de 2005 a 2011 que abrange este estudo, foram matriculados 854 como alunos regulares do curso. São jovens na faixa etária de 15 a 22 anos (78%), com predominância do gênero feminino (67,4%) em detrimento do gênero masculino (32,6%) e, em relação à raça, 337 (39,5%) são brancos, 337 (39,5%) pardos, 156 (18,3%) negros, 15 (1,8%) amarelos e 07 (0,8%) indígena. No que se refere à renda per capta dos alunos: 8,8% dos alunos se encontram na faixa de até ¼ do salário mínimo; 36% de ¼ a ½ salário; 27,9% de ½ a ¾ salário; 13,8% de ¾ a 1 salário; 11,5% de 1 a 2 salários e 1,5% com mais de 2 salários. Quanto ao município de residência, 459 (53,7%) residem no município de São Gonçalo, 330 (38,6%) em Niterói e os restantes se distribuem por outros municípios como Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Saquarema e Rio de Janeiro. Do total de 854 matriculados, 293 (34,3%) evadiram ao longo do curso e os principais motivos da evasão se devem a: ingresso no mercado de trabalho/problemas financeiros e indisponibilidade de horário. Do total de 561 alunos que concluíram o curso, 171 (30,5%) passaram no vestibular, representando um índice de aprovação significativo e, destes, 92,3% em universidades públicas e 7,3% em instituições particulares.
CONCLUSÕES:
No que diz respeito às aprovações nas instituições públicas, 77,8% concentrou-se nas Universidades Federal Fluminense e a Estadual do Rio de Janeiro/Formação de Professores/SG, ficando a UNIRIO, a UFRJ e a UFFRJ com 22,2%. No ano de 2010 que apresentou o maior índice de aprovação (44.93%), obtivemos aprovações nos cursos de Engenharia (civil, elétrica e mecânica), Comunicação Social, Veterinária, Farmácia e Enfermagem, cursos estes que apresentam uma relação candidato-vaga mais alta. Embora com um bom resultado de aprovações no vestibular, esta constatação não é considerada a principal indicadora de avaliação do projeto. A proposta pedagógica do curso sofre impasses diversos como o natural rodízio anual de alunos mestres e monitores, voluntários; a busca permanente de recursos financeiros; manutenção da estrutura física, dentre outros. É preciso assinalar que os limites estão também relacionados a uma estrutura de ordem mais global que diz respeito ao sistema de ensino brasileiro. Não se pode negar que um maior contingente da população permanece por mais tempo na escola, entretanto, as pesquisas revelam que a qualidade do ensino básico não foi superada e, forja de forma perversa, as desigualdades entre grupos sociais.
Palavras-chave: Jovens e adultos de camadas populares, Ação afirmativa, Vulnerabilidade social.