65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
Prevalência de coliformes totais e Escherichia coli em bebedouros de escola pública da microrregião Seridó oriental do Rio Grande do Norte.
Francisco Angelo Gurgel da Rocha - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do R. G. do Norte – IFRN.
Leysa Silva Guedes de Araújo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do R. G. do Norte – IFRN.
João Ricardo Galvão Bezerra - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do R. G. do Norte – IFRN.
Joyce Azevedo Bezerra de Souza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do R. G. do Norte – IFRN.
Eduarda Denyse Medeiros de Pontes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do R. G. do Norte – IFRN.
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
INTRODUÇÃO:
A água é um recurso finito, indispensável à biosfera. Por sua importância e fácil alteração de suas características sanitárias é indicadora da qualidade de vida presente em uma determinada região, onde a população se beneficia do seu uso. Quando inadequadamente saneada, pode representar riscos à saúde das populações, existindo ligação direta entre a sua qualidade e a saúde humana. A veiculação de patógenos disseminados pela rota fecal-oral deve ser objeto de controle estrito por parte dos gestores responsáveis pela captação e distribuição do recurso, que deve estar isento de contaminantes químicos e biológicos. A contaminação da água pode ocorrer nos mananciais, sistemas de armazenamento e distribuição, sendo a disseminação das doenças de veiculação hídrica favorecida no ambiente escolar. Falhas na manutenção da rede hidráulica e pontos de consumo nas escolas permitem a contaminação direta ou indireta da água, resultando na presença de microrganismos indesejáveis, capazes de promoverem doenças na comunidade escolar. A determinação e a manutenção da boa qualidade microbiológica da água destinada ao consumo humano nas instituições de Ensino são, portanto, atividades fundamentais à saúde pública.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivamos determinar as populações de coliformes totais e Escherichia Coli na água utilizada para consumo humano no IFRN Campus Currais Novos, comparando os resultados aos padrões microbiológicos de potabilidade exigidos pela legislação pertinente, caracterizando-a como adequada ou não ao consumo humano.
MÉTODOS:
As coletas ocorreram no Campus Currais Novos do IFRN, situado na mesorregião Central Potiguar e microrregião Seridó Oriental do Rio Grande do Norte, no período de dezembro/2012 a janeiro/2013. Foram analisados quatro bebedouros, sendo as amostras coletadas em duplicatas. As torneiras foram flambadas por 1 minuto, após o que se manteve o fluxo de água por 2 minutos, coletando-se posteriormente cerca de 200 mL em frascos estéreis e herméticos. As amostras foram imediatamente analisadas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos/Biologia Molecular (MicroBio), situado no próprio Campus. De cada amostra coletada, transferiu-se para frasco estéril, 100 mL, aos quais se adicionou meio cultura com substratos cromogênico e fluorogênico (COLILERT). A amostra foi posteriormente subdividida em 10 tubos contendo 10 mL cada, incubados a 35±1oC/24 horas. O desenvolvimento de coloração amarela foi considerado positivo para a presença de coliformes totais. A presença de E. coli por sua vez, foi confirmada através de fluorescência sob UV (365 nm). Os resultados foram expressos em NMP/mL e comparados à legislação pertinente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as amostras analisadas apresentaram contaminação por coliformes totais com detecção máxima superior a 23 NMP/mL. Em relação à presença de E. coli, 62,5% das análises foram positivas para o microrganismo, com pico equivalente a 16 NMP/mL. Os resultados quando comparados aos parâmetros estabelecidos pela Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 demonstram a inadequação microbiológica da água destinada ao consumo humano nos bebedouros analisados. A detecção de E. coli é legalmente aceita como bioindicadora de contaminação fecal direta ou não, denunciando a presença potencial de patógenos disseminados pela rota fecal-oral. Espécies dos Gêneros Vibrio, Salmonella, Shigella são agentes etiológicos de doenças de gravidade variável como a cólera, febre tifóide, gastroenterites, febre paratifóide e Disenteria bacilar. Adicionalmente, podem estar presentes na água, cepas patogênicas de E. coli, vírus, cistos de protozoários e ovos de helmintos parasitas. Em todos os casos, a saúde da comunidade escolar é afetada de forma negativa, contribuindo para a disseminação de doenças de veiculação hídrica na população do município.
CONCLUSÕES:
Pudemos concluir que as amostras de água analisadas, coletadas no IFRN Campus Currais Novos/RN, no período de dezembro/2012 a janeiro/2013, eram inadequadas para o consumo humano, representando riscos tanto à comunidade escolar, quanto à população local, dado o risco de disseminação de doenças de veiculação hídrica. Sugerimos a continuação das análises e ampliação dos estudos em novos pontos da instituição. Os resultados foram encaminhados à Direção Geral do Campus Currais Novos, para que fossem aplicadas as ações corretivas necessárias ao caso.
Palavras-chave: água, doenças de veiculação hídrica, Currais Novos.