65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DO USO DO XADREZ
Magno César da Silva Junior - Coordenação do Curso de Matemática - IFPI
Raimundo Nonato Paes de Santana - Coordenação do Curso de Matemática - IFPI
Romário Vilanova Santana - Coordenação do Curso de Matemática - IFPI
William da Silva Brasil - Coordenação do Curso de Matemática - IFPI
Samara Maria Viana da Silva - Profa. Ms./Orientadora - Depto. do Curso de Matemática - IFPI
INTRODUÇÃO:
O raciocínio lógico-matemático é de suma importância para o desenvolvimento da capacidade de prever, induzir e deduzir situações, levando também o ser humano à construção de um conhecimento próprio, daí ter-se escolhido o xadrez com atividade construtora desse tipo de raciocínio. O xadrez é um jogo de estratégias e táticas que leva o jogador ao desenvolvimento e à capacidade de argumentar de maneira lógica, a partir de regras instituídas. Diversas medidas, como reformas, novos programas, aulas suplementares de apoio, exames intermédios, planos de ação, currículos alternativos, mais tecnologia, etc. têm sido implantadas nas escolas, sem que haja grandes melhorias no desempenho escolar dos alunos, em especial em disciplinas como a Matemática. É lamentável que, nas nossas escolas, ainda não se tenha enveredado pela pedagogia do jogo, pelo lúdico na educação, pela aprendizagem com prazer. De acordo com Freire (1996, 47) “O educador competente também sabe cultivar a alegria e a esperança; a esperança de que ele e os educandos aprendam juntos, e resistam firmemente aos obstáculos à alegria de todos”. Desde cedo, as crianças devem ser imersas na curiosidade e gosto de aprender através de modelos educativos estimulantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo tem como objetivo geral investigar a importância do xadrez na construção do raciocínio lógico-matemático, e como objetivos específicos conhecer a aplicação dele em sala de aula, com o propósito de auxiliar a assimilação dos conteúdos de Matemática.
MÉTODOS:
As atividades foram desenvolvidas por alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI, sob a orientação da profa. Ms. Samara Maria Viana da Silva e aplicadas na Unidade Escolar Edith Nobre de Castro, localizada na Travessa Dr. Barroso, 193; bairro Aldeia na cidade de São Raimundo Nonato-PI com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, a equipe organizadora das atividades realizou uma visita na escola, por meio da qual foi identificada uma grande dificuldade por parte dos alunos em assimilar determinados conteúdos matemáticos, que exigem abstração e raciocínio. Dessa forma, resolvemos propor uma atividade diferente, utilizando jogo de xadrez, com o objetivo de auxiliar os alunos na superação de tais dificuldades. Primeiramente, foram feito levantamentos bibliográficos, fundamentando-se em Becker (1996), Lasker (1999), Silva (2007) para termos conhecimento suficientes para repassar aos alunos; no início destacamos a história do xadrez, suas contribuições para estimular o raciocínio lógico dos educandos; ativar a concentração e desenvolver a tomada de decisões, a fim de aguçar a memória e trabalhar a paciência, demandando a capacidade, foi exibido vídeo descrevendo e apresentado às regras do jogo de xadrez.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da pesquisa bibliográfica e exploratória iniciamos as atividades com os alunos, primeiro apresentamos vídeos, e logo após fizemos uma competição sob a nossa orientação, sendo que em cada jogada nós os alertávamos quanto às vantagens e desvantagens das escolhas feitas por eles. Num segundo momento, a competição seguiu sem essa orientação. Posteriormente, a equipe apresentou aos alunos outro vídeo mostrando quais os possíveis resultados a ser obtidos com a prática de xadrez, como o respeito ao adversário exigindo responsabilidade e a instigação da imaginação e a versatilidade, proporcionado o melhor rendimento escolar. A princípio, os alunos para os quais as atividades foram apresentadas concebiam o xadrez como “simples brincadeiras”. Entretanto, após as nossas intervenções em cada jogada realizada, eles puderam observar que a proposta do jogo iria além de uma diversão, uma vez que os levaria à investigação e à procura de uma melhor solução para cada jogada. As atividades aqui descritas tiveram o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos, o que os levará a uma maior independência na solução de problemas das mais diversas áreas da Ciência, dentre as quais, destacamos a Matemática.
CONCLUSÕES:
É importante ressaltarmos que a utilização de atividades lúdicas como instrumento auxiliador no processo de ensino-aprendizagem pode proporcionar resultados satisfatórios, visto que possibilita a aproximação do aluno com a disciplina em questão, minimizando barreiras e conceitos pré-existentes. Além disso, esse tipo de atividade pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e da capacidade de abstração. No caso específico das atividades aqui relatadas, a equipe pôde observar que os alunos que participaram delas, obtiveram melhor desempenho nos conteúdos estudados, posteriormente à sua aplicação, uma vez que apresentaram um raciocínio lógico mais desenvolvido, assim como a capacidade de compreensão de problemas abstratos.
Palavras-chave: Raciocínio lógico., Xadrez., Matemática..