65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
POACEAE OCORRENTES NO MUNICÍPIO DE CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL
Clebiana de Sá Nunes - Depto. de Química e Biologia - CESC/UEMA
Eluana Rodrigues da Silva - Depto. de Química e Biologia - CESC/UEMA
Anajulia Nogueira de Pinho - Núcleo de Pesquisa dos Recursos Biológicos dos Cerrados Maranhenses – RBCEM
Gonçalo Mendes da Conceição - Prof. Dr./ Orientador - Depto.de Química e Biologia – CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
Poaceae (Gramineae), representada por capins, bambus e cereais, constitui uma das principais famílias dentre as Angiospermas. Pertence à ordem Poales, que engloba outras famílias importantes de Monocotiledôneas, como Bromeliaceae, Cyperaceae e Eriocaulaceae. Inclui cerca de 10.000 espécies distribuídas em aproximadamente 700 gêneros e 12 subfamílias em todos os continentes do planeta. Para o Brasil, cerca de 1.427 espécies distribuídos em 215 gêneros já foram citados. De 10% a 60% da flora do cerrado é composta de camada rasteira, com predominância de gramíneas (Poaceae). A fundamental importância econômica das gramíneas está no fato de serem uma das principais fonte de alimento humano e animal: cerca de 70% das terras cultivadas estão cobertas por gramíneas, e mais de 50% das calorias consumidas pela humanidade provêm destas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O principal objetivo deste trabalho é fornecer uma listagem florística de espécies de Poaceae ocorrentes no Município de Caxias, Maranhão.
MÉTODOS:
Foram realizadas excursões sistematizadas para a coleta do material botânico do período entre 2009 a 2011 na zona urbana de Caxias/MA, na Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum e no Povoado Cupins do município. Dos espécimes encontrados e coletados foram feitas anotações no caderno de campo de informações como altura, habitat, cor da inflorescência e outras características. Após a coleta, os exemplares foram devidamente transportados ao Laboratório de Biologia Vegetal do CESC/UEMA passando por todo processo especializado de herborização. A identificação das espécies foi feita através de literatura especializada e chaves de identificação, e para confirmação das espécies, duplicatas foram enviadas a especialistas em Poaceae do MPEG – PA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram confirmados 40 taxa específicos incluídos em 28 gêneros e cinco subfamílias (Aristidoideae, Chloridoideae, Panicoideae, Ehrhartoideae e Bambusoideae). O gênero Paspalum mostrou-se o mais representativo com seis espécies, seguido de Panicum com quatro espécies, estes dois gêneros são os mais numerosos para a família Poaceae, pois abrangem um amplo espaço geográfico e também devido à sua adaptabilidade, são encontrados nos mais diversos habitats, resistindo a diferentes variações do tempo. O gênero Setaria apresentou-se com três espécies e Digitaria e Eragrostis com duas espécies, sendo que os demais gêneros apresentaram apenas uma espécie cada. A maioria das espécies catalogadas é nativa, estando presentes apenas duas exóticas, Echinochloa crus-pavonis e Melinis munitiflora. Das 40 entidades taxonômicas, duas não foram identificadas até espécie, Oryza sp.e Saccharum sp.
CONCLUSÕES:
Das 40 espécies de Poaceae catalogadas para o Município de Caxias/MA, 14 espécies são novos registros para o estado do Maranhão. Este estudo confirma a singularidade florística de Poaceae dessa região destacando aspectos importantes sobre a família que enfatizam sua importância econômica, científica, de preservação e manejo.
Palavras-chave: Gramíneas, Cerrado, Florística.