65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
Composição química e avaliação fungicida in vitro do efeito do óleo essencial da Pimenta dioica Lindl sobre o crescimento micelial de Corynespora cassiicola.
Jéssica Verônica Pinto Feitoza - Iniciação Científica – Depto de Tecnologia Química - UFMA
Odair dos Santos Monteiro - Profº. Dr. Depto de Química - UFMA
Elanira Monroe Soares - Iniciação Científica – Depto de Tecnologia Química - UFMA
Antonia Alice Costa Rodrigues - Profª. DrªAdjuntoII-UEMA
Leandro Victor dos Santos - Iniciação cientifica-graduando em agronomia
INTRODUÇÃO:
Os óleos essenciais estão presentes em diversas partes da planta que vão desde a raiz até as folhas, e são definidos como substâncias voláteis responsáveis por caracterizar o aroma de plantas. A espécie Pimenta dioica Lindl (Myrtaceae) da família das mirtaceaes é uma planta de onde se extrai um óleo essencial utilizado como flavorizante, antioxidante, anti-séptico, antimicrobiano, inibidor inflamatório, antialérgico e na composição de cosméticos. Seu fruto contém um óleo essencial de grande valor econômico no mercado internacional, devido ao elevado teor de eugenol, seu componente majoritário, o qual é largamente usado nas indústrias químicas e farmacêuticas. Neste trabalho, promoveu-se a extração do óleo essencial do fruto da Pimenta dioica Lindl através do método da hidrodestilação, utilizando um sistema de Clevenger modificado. A identificação dos componentes do óleo foi feita por CG-EM. Determinou-se, também, a atividade antifúngica frente ao Corynespora cassiicola.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar a composição química e avaliar a ação fungicida in vitro do efeito do óleo essencial da Pimenta dioica Lindl sobre o crescimento micelial de Corynespora cassiicola.
MÉTODOS:
O óleo essencial da Pimenta dioica foi adicionado ao meio BDA fundente, resfriado até 45 ºC, sendo acrescentados conforme a concentração a ser testada (1 μL/mL, 1,5 μL/mL e 2,0 μL/mL). Em seguida foram vertidos 20 ml em cada placa de Petri (9 cm de diâmetro). Todas as placas foram inoculadas, no centro, com um disco de 5 mm de diâmetro, contendo micélios do fungo. As laterais das placas foram vedadas com filme plástico para evitar possíveis evaporações dos compostos e contaminação por outros microorganismos.
As placas ficaram incubadas à temperatura de 25 °C sob fotoperíodo de 12 horas. A avaliação do efeito das concentrações do óleo sobre o crescimento micelial foi realizada através de medições diárias do diâmetro das colônias em dois eixos ortogonais (média das duas medidas diametricamente opostas), iniciando-se 48 horas após a repicagem dos fungos e perdurando por 10 dias.
O delineamento utilizado consistiu de cinco repetições e quatro tratamentos com óleo essencial nas concentrações de 1 μL/mL, 1,5 μL/mL e 2,0 μL/mL, testando seus efeitos sobre o crescimento micelial de C. cassiicola. A testemunha absoluta compreendeu o fungo cultivado em meio BDA sem óleo essencial.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O óleo testado afetou o crescimento micelial de Corynespora cassiicola, ressaltando-se que, sob concentrações diferentes, o percentual de inibição do crescimento micelial não apresentou diferença entre o tratamento. A placa de Petri representou a unidade experimental. Para a análise estatística, as médias dos dados foram analisadas em arranjo fatorial comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.O óleo essencial de Pimenta dioica apresentou excelente desempenho no controle do crescimento micelial, inibindo o crescimento do fungo em 100% em todas as concentrações avaliadas. Estes resultados foram atribuídos à elevada porcentagem de eugenol no óleo essencial (76,98), sendo que todos os componentes minoritários também foram identificados.
CONCLUSÕES:
O óleo essencial da Pimenta dioica apresentou eficácia no desempenho no controle do crescimento micelial, inibindo o crescimento do fungo em 100% em todas as concentrações avaliadas. Através da técnica de CG-EM proporcionou a identificação do eugenol como componente majoritário com um percentual de 76,98 % e dos componentes minoritários do óleo.
Palavras-chave: Pimenta dióica, Corynespora cassiicola, Eugenol.