65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O BRINCAR NA PERSPECTIVA SÓCIO- HISTÓRICA- CULTURAL : A REFLEXÃO CRÍTICA ENTRE AS PESQUISADORAS DO GRUPO DE PESQUISA LEFOPI E AS COORDENADORAS DAS CRECHES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA
Alice de Paiva Macário - Faculdade de Educação – FACED/ UFJF
Daiana Aparecida Marques de Amorim - Faculdade de Educação – FACED/ UFJF
Lilian Marta Dalamura Gomes - Faculdade de Educação – FACED/ UFJF
Ilka Schapper - Profa. Dra./Orientadora – Ilka Schapper - UFJF
Vanessa Almeida Stigert - Faculdade de Educação - FACED / UFJF
Valéria Lomar Petrato - Faculdade de Educação – FACED/ UFJF
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho busca apresentar a pesquisa realizada no interior do grupo de pesquisa Linguagem, Educação, Formação de professores e Infância- LEFoPI, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) , coordenado pela professora doutora Ilka Schapper. Tal pesquisa visa possibilitar momentos de reflexão crítica entre os envolvidos na investigação. Acreditamos que a reflexão sobre o brincar é de suma relevância para educadores, profissionais da área, estudantes e interessados na educação de crianças pequenas, concebendo a temática como eixo central do processo educativo. No decorrer das reflexões foram emergindo sentidos sobre os brincar nas falas e concepções dos envolvidos, e ao fim construídos significados mais estáveis para todo o grupo. Apresentaremos algumas considerações sobre o desenvolvimento da temática na pesquisa e a relevância desse estudo para a formação de professores, e, por conseguinte,para a prática dos profissionais da educação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho tem por objetivo apresentar um recorte da pesquisa realizada em 2011, relacionado à temática brincar,bem como expor algumas considerações sobre o processo da pesquisa e os significados que foram sendo construídos no decorrer da investigação.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada é a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCoL) (MAGALHÃES, 2004), visando possibilitar ações colaborativas entre os envolvidos na pesquisa desencadeando momentos de reflexão crítica entre as pesquisadoras do grupo LEFoPI e as coordenadoras das 22 creches públicas do município de Juiz de Fora,. Temos como aporte teórico a perspectiva sócio -histórico- cultural, tecendo, em especial, interlocuções com Vigotsky e Bakhtin. Utilizamos como instrumento de pesquisa as sessões reflexivas, que se caracterizam por sessões de discussão (SZUNDY, 2005), com o objetivo de possibilitar uma reflexão e um repensar sobre as concepções e práticas com crianças de 0 a 3 anos. Nas sessões são compartilhados sentidos que possibilitam a produção de novos significados acerca do brincar relacionado à prática educativa nas creches. O brincar estava emergindo constantemente nas sessões reflexivas como tema a ser aprofundado e problematizado, com isso, o grupo buscou discutir e trabalhar a temática. Utilizamos como instrumentos de coleta/produção de dados, as notas de campo, filmagens e transcrições dessas sessões, de forma a constituir um banco de dados do grupo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em 2011 o GP LEFoPI desenvolveu com os participantes quatro sessões reflexivas, nas quais o brincar permeou vários momentos das discussões. Percebemos assim, que a partir das reflexões ocorreram transformações qualitativas nas concepções e práticas das coordenadoras, criando assim um campo de significação comum para o grupo, como é apontado na fala de uma delas, “É. Importante essa questão do brincar natural da criança que eu coloquei inicialmente e também, acho que você coloca desse jeito, essa intervenção nossa de estar brincando, olhando essa criança, trabalhando com essa criança, no sentindo de brincar com ela, de olhar esse brincar mais atentamente, valorizar cada momento da brincadeira da criança.” (Transcrição da sessão reflexiva do dia 28/09/11. p. 125). Com essa fala podemos inferir que a partir da ação colaborativa entre os participantes da pesquisa é possível construir um ambiente rico em trocas e aprendizados, proporcionando assim, mudanças e transformações nas concepções e práticas educativas de todos os envolvidos nesse processo.
CONCLUSÕES:
No decorrer da pesquisa e análise dos dados percebemos que alguns sentidos sobre o brincar vão sendo reconstruídos, criando assim, significados mais estáveis. Os envolvidos na pesquisa vão transformando suas concepções sobre o brincar, e consequentemente modificando suas práticas como coordenadoras e pesquisadoras. Com isso, percebemos o relevante papel de se refletir criticamente sobre as ações e práticas que foram sendo naturalizadas com o tempo. Temos como argumento que as construções teóricas construídas nas sessões reverberam na prática dos envolvidos, como por exemplo, na fala de uma das pesquisadoras que para sua dissertação retornou em uma das creches públicas e observou que há sim vestígios dos trabalhos realizados durante as sessões reflexivas, a partir fala de algumas educadoras e da contribuição das sessões realizadas pelo LEFoPI documentada no Projeto Político Pedagógico da Instituição. A pretensão do grupo, que está sob a perspectiva sócio-histórica-cultural, é a transformação da prática educativa na creche de maneira a contribuir para a qualidade da educação das crianças pequenas. Assim, pretendemos continuar o trabalho com essas instituições através de temas que surgiram como desdobramentos da pesquisa que aqui tratamos.
Palavras-chave: Brincar;, Reflexão crítica;, Crianças de 0 a 3 anos..