65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Alzira Tavares Soares - Acadêmica do curso de Licenciatura em Química do IFAM
Geisiane Tavares Soares - Acadêmica do curso de Mestrado em Sustentabilidade na Amazônia da UFAM
Danielle Cristina Oliveira Ferreira - Acadêmica do curso de Licenciatura em Química do IFAM
Luana Taisse Oliveira Alemão - Acadêmica do curso de Licenciatura em Química do IFAM
Eila Bentes de Vasconcelos - Acadêmica do curso de Licenciatura em Química do IFAM
Katia Maria Guimarães da Costa - Profa. Mestra / Orientadora do IFAM
INTRODUÇÃO:
O processo de ensino aprendizagem tanto na área de química como em outras áreas, têm passado por muitas problemáticas. Principalmente nas disciplinas que chamamos de exatas, como física, matemática e a química, há um grande bloqueio entre o aprendizado dos alunos e estas disciplinas e consequentemente, a desmotivação para buscar estudá-las. Pois muitas vezes o ensino de ciências é oferecido no modelo convencional, utilizando métodos considerados tradicionais para ensinar os conteúdos, não promovendo a aproximação da realidade da escola e da comunidade; nesse caso resume-se a aulas expositivas, o que pode causar desmotivação no aluno (DIAS, 2009). A disciplina de química muitas vezes é interpretada como “chata”, visto que ela é geralmente ministrada de forma tradicional, além de ser desvinculada com o cotidiano, consequentemente causando desmotivação ao aluno. O professor, agindo apenas como o transmissor, irá se tornar um fardo para os alunos que só terão que “receber” as informações. A ferramenta tecnológica com o uso da internet através da página Wiki irá proporcionar aos alunos um ambiente no qual eles serão os construtores do seu próprio conhecimento, pois serão os pesquisadores e o professor irá, neste processo, apenas mediar essa pesquisa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nessa página o aluno encontrará o assunto para estudar; no caso, funções oxigenadas e, com os links existentes ele poderá estar fazendo pesquisas mais aprofundadas, bem como a visualização imagens de elementos que estarão associados com o seu dia a dia proporcionando-lhe uma visão cotidiana do ensino da química.
MÉTODOS:
O público alvo desse estudo foi uma turma de 3° Ano do Ensino Médio composta por 36 alunos. Desenvolveu-se em quatro etapas: a primeira delas diz respeito à aula expositiva. A segunda etapa refere-se à construção da pagina da Wiki na pagina do PBWORK. A terceira etapa consistiu em aplicar a atividade de pesquisa direcionada sobre funções oxigenadas na turma do 3° Ano e finalmente, a quarta etapa constitui em uma avaliação da eficiência da atividade. Inicialmente foram explicadas as funções oxigenadas em sala de aula e, depois, encaminhada a turma para o laboratório de informática. Os alunos ficaram em 18 mesas de computadores, formando duplas que, sob orientação, acessaram a pagina do PBWORK. Nesta foi colocado o jogo das funções oxigenadas em que as duplas buscavam os nomes das funções para o preenchimento da tabela e também o inverso, ou seja, desenha a estrutura de acordo com o nome dado na tabela, como a pagina foi criada com recursos como vídeo e pesquisa sobre as funções oxigenada o aluno tinha em mãos um vasto material de pesquisa, as duplas que terminassem o preenchimento da tabela, passavam para a etapa do jogo intitulado Química no supermercado que era acessado através do link do Labvirto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nesta turma os alunos apresentaram uma boa aceitação quanto ao uso da internet como auxilio nas aulas de química, sendo que no quantitativo de 36 alunos somente 05 tiveram dificuldades para identificar as funções oxigenadas, este problema também foi identificado em sala de aula. Quanto questionados sobre o jogo da Química no supermercado os alunos acharam muito divertido e interessante, pois as duvidas que surgiam eram tiradas no próprio percurso do jogo e muitos, após a avaliação inicial, retornaram para jogar novamente ate chegar a pontuação máxima do jogo. Ao término da aula foi pedido que os alunos deixassem uma mensagem escrita na Wiki sobre a prática realizada no laboratório. Alguns alunos gostaram de medir seus conhecimentos através de um jogo interativo, outros acreditaram ser uma boa ferramenta que auxiliaria nos estudo para o ENEM. Sugeriam que a página serviria para o professor postar exercício complementares assim como o realizado no dia.
Então verificou-se também a contribuição na elaboração de pesquisas por parte dos alunos para responder aos exercícios propostos pelo professor e melhoria na responsabilidade e no lado crítico, uma vez que possuem autonomia para analisar o que leem e o que escrevem.
CONCLUSÕES:
O uso da internet, jogos educacionais e vídeos são recursos que irão proporcionar ao aluno uma forma agradável e atraente para a explanação deste conteúdo. A partir desta metodologia utilizada para auxiliar o ensino da química, verificou-se que o uso desta ferramenta virtual, associado a este conteúdo de química, torna a disciplina menos monótona e mais interessante, pois estimula a autonomia e a reflexão, uma vez que o aluno tem a possibilidade de consultar os textos, fazer suas observações e modificar o que achar necessário.
Palavras-chave: Internet, Jogo, Aprendizagem.