65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
COMPARAÇÃO DA BIOMETRIA DAS SERPENTES Bothrops jararaca e Bothrops jararacussu NASCIDOS EM CATIVEIRO
Vanessa Pinho da Matta Novaes - Divisão de Herpetologia - IVB
Claudio Machado - Divisão de Herpetologia - IVB
INTRODUÇÃO:
As serpentes do gênero Bothrops jararaca, grupo constituído por trinta e sete espécies, são caracterizadas por possuírem a cauda sem maiores modificações, geralmente com escamas subcaudais em pares. A reprodução é sazonal, são animais vivíparos e o nascimento de filhotes está relacionado com períodos chuvosos e disponibilidade de alimento. Fatores ecológicos, nos primeiros anos de vida, influenciam o crescimento, a idade da primeira reprodução e no tamanho do adulto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo comparar a biometria e verificar a diferença dos valores de crescimento e peso dos filhotes de Bothrops jararaca e Bothrops jararacussu
MÉTODOS:
Para a mensuração dos filhotes foram utilizados uma balança eletrônica de precisão, placas retangulares de espuma para a acomodação das serpentes no preparo para a mensuração, placas de acrílico transparente, régua milimetrada, linha 00 Corrente e caneta-marcadora para retroprojeção. Os filhotes foram separados em caixas de prolipropileno forradas com papel ondulado contendo bebedouro com água e identificados com crachás contendo o número da mãe e do filhote. Todos os tiveram seu sexo identificado, foram pesados e mensurados mensalmente e alimentados quinzenalmente com neonatos de Mus musculus (1 a 2g) sendo sua aceitação ou não anotada. Foram estudados 36 exemplares de serpentes; 17 filhotes de B. jararaca nascidos no dia 30/01/2012, sendo 35,3% de machos e 64,7% de fêmeas e 19 filhotes de B. jararacussu, nascidos no dia 16/05/2012, sendo 31,6% de machos e 68,4% de fêmeas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os filhotes de B. jararaca tiveram média de peso de 9,40g e de comprimento de 29,50cm em seu nascimento. Apresentaram aumento de 4,03% nos valores de crescimento e de peso de 10,72% num período aproximado de 3 meses. Já os filhotes de B. jararacussu, em seu nascimento, tiveram média de peso e comprimento de 9,30g e 27,18cm respectivamente. Em 3 meses de vida aumentaram seu crescimento em 3,82% e seu em peso de 2,61%. Comparando as duas espécies, verifica-se que os filhotes de B. jararaca tiveram um ganho de 8,11% em peso e 0,21% em tamanho do que os filhotes de B. jararacussu.
CONCLUSÕES:
Verifica-se que os filhotes de B. jararaca tiveram um aumento de peso e tamanho em relação aos filhotes de B. Jararacussu num período de aproximadamente 3 meses. A diferença na rejeição de alimento pode ter sido uma das causas da variação de peso e tamanho entre as espécies. Constatou-se que cada etapa da mensuração deve ser feita pela mesma pessoa para se evitar diferenças entre os dados ao longo do tempo e esta metodologia mostrou-se eficiente e segura, sem risco de acidente para o operador.
Palavras-chave: Serpentes, Filhotes, Mensuração.