65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
A PRÁXIS TRANSDISCIPLINAR DA ARTE DIGITAL / TRANSIARTE: EXPERIÊNCIAS DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Dorisdei Valente Rodrigues - Programa de Pós -Graduação da Faculdade de Educação da UnB
INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa tem inicio com Projeto 19 “O PROEJA indicando a reconfiguração do campo da Educação de Jovens e Adultos com qualificação profissional – desafios e possibilidades”. formado por um consórcio de instituições por meio do Edital Nº 03/2006 PROEJA/CAPES/SETEC, que fomenta a pesquisa científica que integra duas modalidades de ensino distintas, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional (EP) no Brasil. Atualmente nessa mesma perspectiva de integração, dando continuidade a pesquisa-ação integramos o programa Observatório da Educação (OBEDUC_2012) em rede com a Universidade de Goiás, Universidade do Espírito Santo e Universidade de Brasília. O projeto recebe o nome de “Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais”. Na Universidade de Brasília, desde de 2007 desenvolvemos experiências transdisciplinares de integração curricular por meio da práxis da arte digital/transiarte. Há uma urgência de pensar a criação artística coletiva como eixo transdisciplinar no ambiente escolar como fator significativo na educação de jovens e adultos no reconhecimento de práticas educativas que atuem na fronteira dos “saberes” que esses alunos possuem, onde a escola possa disponibilizar as ferramentas tecnológicas ampliando assim o poder dos educandos de se comunicar em diferentes espaços, seja no virtual ou presencial.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva-se a sistematização de uma práxis de criação artística colaborativa na Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional (PROEJA ) como facilitador de uma aprendizagem transdisciplinar que integre o currículo da educação básica e da educação profissional.
MÉTODOS:
O processo metodológico desenvolve-se por etapas, pautado na pesquisa-ação de René Barbier, inicia-se com a escuta sensível, contato com a comunidade escolar; discussão sobre a proposta e a forma de participação dos alunos em grupos; geração de temas; execução artística a partir de diferentes expressões existentes de práticas tradicionais da arte (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, ou outros) conforme escolha dos alunos que também elaboram um roteiro para execução e criação de objetos artísticos, voltados para manipulação de imagem, áudio e vídeo que vão ser compartilhados no site: www.proejatransiarte.ifg.edu.br. As experiências com a Transiarte estão sendo desenvolvidas com alunos da educação de jovens e adultos (EJA) desde 2007. Participam da pesquisa-ação professores e alunos do Centro de Ensino Médio 03, professores do Centro de Educação Profissional de Ceilândia, graduandos, pós-graduandos e professores da faculdade de educação da UnB. Segundo resultados de pesquisas de mestrado no período de 2007 a junho de 2012, a transiarte apresenta-se como nova linguagem no ambiente escolar na EJA, podendo também vir a ser uma futura ocupação profissional, além de se apresentar como eixo norteador de cursos técnicos ou no ensino regular.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Essa pesquisa considera todos os resultados já obtidos pelo grupo de pesquisa Transiarte - Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional em Brasília, sobre os limites e possibilidades que a arte de transição revelou nas dissertações de mestrados que apontam as experiências como fator de inclusão digital e social. Assim como também artigos e livros produzidos entre os anos de 2007 a 2012. Ainda temos muitos dados que merecem tratamento no sentido de investigar o processo de criação artística coletiva, já que todas as oficinas foram realizadas na mesma escola e com a mesma modalidade de ensino. As oficinas de transiarte revelaram os desejos, sonhos, problemas e os desafios que esses jovens e adultos enfrentam. Pensar a Educação de Jovens e Adultos conjugada com a Educação Profissional na atualidade é garantir a diversidade e o coletivo como possibilidade de aprendizagem transdisciplinar na escola de um sujeito integral. Neste sentido, a discussão da importância da criação artística coletiva na Educação de Jovens e Adultos não se dá apenas como inclusão tecnológica, fator que já acontece, mas como possibilidade de participação na era digital, onde o educando é ator, autor e produtor de sua própria informação, imagem ou animação. Estando cada vez mais preparado para atuar no mundo do trabalho.
CONCLUSÕES:
Desenvolvemos durante cinco anos varias experiências para pensar a criação artística coletiva como eixo transdisciplinar no ambiente escolar como fator significativo na educação de jovens e adultos no reconhecimento de práticas educativas que atuem na fronteira dos “saberes” que esses educandos possuem, onde a escola possa disponibilizar as ferramentas tecnológicas ampliando assim o poder dos educandos de se comunicarem em diferentes espaços, seja no virtual ou presencial, fortalecendo um movimento de pensar outras formas de se conceber os currículos de PROEJA.
Palavras-chave: Arte digital, transiarte, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional.