65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
CONTROLE DE POPULAÇÕES MISTAS DE NEMATÓIDES EM TOMATEIRO
Vanessa Cristina Zamban - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Adriel Carlos da Silva - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Josiane Carine Hammes - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Ricardo Walcker - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Douglas Luzzi - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Gert Marcos Lubeck - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
INTRODUÇÃO:
O gênero Meloidogyne constitui o grupo de fitonematoides de maior importância econômica na agricultura, por causarem perdas significativas nas mais variadas culturas e regiões do mundo (Sasser & Freckman, 1987).
Obrigatoriamente, o controle de nematóides em culturas de escala, deve ser considerado de forma a integrar vários métodos e apresentar baixo custo. De uma maneira geral, baseia-se nos princípios fitopatológicos da exclusão, da erradicação e da imunização (Kimati (2005).
Segundo Rocha e Campos (2004), para controlar essas espécies de nematóides, têm-se utilizado grandes quantidades de agroquímicos, o que tem levado, a uma conseqüente queda na eficiência desses produtos, levando a se utilizar dosagens cada vez mais altas de nematicidas, gerando gastos excessivos na produção, e um elevado risco de contaminação aos produtores e alimentos de forma em geral.
A presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar e verificar diferentes alternativas de controle (químico, alternativo e biológico) dos fitonematóides Meloidogyne incógnita e Meloidogyne javanica incidentes na cultura do tomate.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar em laboratório e casa de vegetação, a utilização de diferentes métodos de controle de nematóides incidentes em tomateiro; e, avaliar massa fresca e seca da parte aérea e de raiz, número de galhas e contagem de nematóides incidentes por planta.
MÉTODOS:
Os experimentos foram conduzidos em condições controladas no laboratório de Fitopatologia e em casa de vegetação na Estação Experimental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, localizada em Toledo-PR, durante o período de Agosto de 2011 a Agosto de 2012.
Os fitonematóides foram coletados em áreas sintomáticas com a presença reconhecida dos espécimes, por meio de análise laboratorial e posteriormente mantidos em plantas de tomateiro da variedade santa cruz kada.
Para o tratamento “in vivo” O delineamento experimental usado foi o DIC, constituído por fatorial 10x5.
As plantas de tomate foram inoculados aos 30 dias após a semeadura com aproximadamente 5.000 ovos e eventuais juvenis das duas espécies de Meloidogyne spp.(M. incognita e M.javanica) em 25 mL de água e vertidos em orifícios de 5 cm em cada vaso.
Os tratamentos foram realizados cinco dias após a inoculação dos nematóides, sendo estes: 1 – testemunha (apenas aplicação de água); 2 – extrato aquoso de adubo verde; 3 – extrato aquoso de adubo verde; 4 – extrato aquoso de condimento; 5 – extrato aquoso de espécie ornamental; 6 – extrato aquoso de planta medicinal; 7 - óleo essencial de planta medicinal; 8 – óleo essencial de planta medicinal; 9 - antagonista Trichoderma spp. e 10 – nematicida.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados referentes ao fator de reprodução dos nematóides sobre a influência dos tratamentos demonstram baixo FR para o tratamento a base de Crotalaria juncea, apresentando diferença significativa entre os diferentes tratamentos.
O tratamento a base de Trichoderma spp. destaca-se quanto a produção de massa fresca de raiz, apresentando diferença estatística dos demais tratamentos. Com relação aos demais tratamentos, o tratamento com C. juncea apresentou o melhor resultado, seguido pela C. spectabilis, contudo o tratamento que apresentou os piores resultados foi o Allium sativum, porém este difere estatisticamente a nível
Nos ensaios a campo, a escala de Covolo (1986) indicou altos índices de infestação nos tratamentos de Allium sativum, C. spectabilis, Citronela e Testemunha, sendo que a C. spectabilis e a Citronela, não diferiram estatisticamente a nível de 5% de significância. Os tratamentos a base de nematicida e Trichoderma spp também não diferiram estatisticamente entre si.
O tratamento que apresentou os menores índices de galhas foi o tratamento com C. juncea, seguido pelos tratamentos com Trichoderma spp e Nematicida.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos nos ensaios pode-se concluir que os tratamentos a base de Trichoderma spp e Crotalária juncea, apresentaram os melhores resultados, apresentando os menores índices de indivíduos vivos, com médias de 4 e 4,2 indivíduos por mililitro após 48 horas da implantação do experimento “in vitro”.
Os resultados apontam o uso de tratamentos constituídos por extrato aquoso de Crotalaria juncea e o Trichoderma spp, como sendo os mais eficientes tanto no controle “in vitro” quanto “in vivo” em casa de vegetação, tendo níveis de controle superiores ao produto químico aldicab.
Deve se levar em consideração que o controle de nematóides realizado com extratos de adubos verdes são menos contaminantes, tanto ao meio ambiente quanto ao homem.
Deve se considerar ainda, que o produto químico aldicarb é altamente tóxico e contamina facilmente o meio ambiente, além de fornecer resistência aos nematoides por exterminar toda gama de inimigos naturais dos patógenos.
Demonstrou-se desta forma, que o uso de adubos verdes, aliados a utilização de fungos antagonistas no solo, são ótimas alternativas para o controle de fitonematóides, principalmente em cultivos orgânicos.
Palavras-chave: Fitonematóides, Agroecologia, Controle Alternativo.