65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
DESENHO GEOMÉTRICO PARA A COMPREENSÃO DA GEOMETRIA
Helder Ribeiro da Silva - Instituto Federal da Bahia - Campus Barreiras
Emilly Patrícia Almeida Pereira - Universidade Estadual da Bahia - Campus Barreiras
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa é baseada em uma constatação ao observar meus aluno e é opinião consensual entre os professores de Matemática, que nossos alunos apresentam dificuldade de visualização espacial no aprendizado de Geometria, cuja consequência é o comprometimento do aprendizado dessa disciplina. Uma reflexão sobre a minha prática pedagógica, da percepção da ausência da capacidade dos alunos de relacionar as construções aos conceitos geométricos que motivou-me alguns questionamentos: Quais seriam as razões dessa dificuldade? De que forma as construções geométricas podem favorecer um maior entendimento dos conceitos geométricos? O ensino do Desenho Geométrico é de grande importância, afirma Raymundo (2010), pois pode ser considerado como a linguagem gráfica da Matemática, sendo tão intrínsecas que, na maioria dos casos, é impossível entender as leis matemáticas sem os recursos gráficos oferecidos pelo Desenho Geométrico. Assim, segundo Silva (apud RAYMUNDO, 2010) além da função de auxiliar na compreensão das matemáticas, principalmente na área de geometria, o DG é ministrado com o propósito de desenvolver habilidades motoras manuais nos alunos, pois as construções gráficas são executadas com instrumentos, cujo manuseio requer coordenação motora para a obtenção das figuras geométricas pretendidas. Esta pesquisa foi desenvolvida buscando evidenciar que uma vez os alunos se apropriem dos conceitos geométricos poderá contribuir para sua formação integral.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O Objetivo deste trabalho é evidenciar a importância do Desenho para a aprendizagem da Geometria, enquanto elemento facilitador de desenvolvimento da visualização, entre duas e três dimensões.
MÉTODOS:
A nossa pesquisa consistiu em primeiro pesquisar quais conteúdos de matemática, os alunos do 1º ano de dos cursos integrados de alimentos e bebidas, de informática e edificações, sendo que a participação seria voluntária. Iria abordar durante todo o ano de 2012 na disciplina de matemática e que tivesse relação direta com o desenho geométrico para serem trabalhadas através do estudo paralelo, ou seja, em turno oposto e aproveitando a ida desses alunos na Instituição em atividades como educação física por exemplo. Foram propostos aos alunos uma série de conteúdos, dos quais estes estivessem relacionados aos seus currículos de seus cursos na disciplina de matemática, tais como proporção, Teorema de Tales, área das principais figuras planas, relações métricas no triângulo retângulo, relações métricas no triângulo qualquer obtusângulo e acutângulo, e por iniciativa de alguns alunos estes propuseram a resolução de vetores da disciplina de física e foram prontamente atendidos. Esta experiência foi proposta durante todo o ano letivo cujas e estratégias consistiam em realizar atividades planejadas, através da manipulação de instrumentos de desenho sempre relacionando como proposto com os conteúdos a serem estudados na disciplina de desenho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sendo a participação do aluno voluntária e sem causar nenhum ônus adicional houve uma boa adesão, às vezes esporádicas pois em certos momentos os alunos davam prioridade ao comprometimento de outras atividades de outras disciplinas, , embora com algumas dificuldades, ainda assim a participações foram constantes, afinal algum interesse estes alunos manifestaram, pois de alguma forma reforçava se aprendizado em relação a outras disciplinas. A análise dos resultados obtidos na pesquisa demonstrou que o fato do aluno expressar graficamente o conceito geométrico estudado, contribuiu para a construção de certos conceitos, é preciso que o aluno trabalhe com o instrumental de desenho – régua, compasso, esquadros e transferidor a fim de construir com rigor a figura geométrica, pois, deste modo, ele percebe as propriedades da figura estudada com mais clareza, o que permite um aprendizado definitivo. A imagem visual de um conceito é a primeira que o aluno constroem e a escrita vem a seguir construindo-se então um processo de vinculação.
CONCLUSÕES:
Ao final do ano letivo de 2012, final do projeto foi percebido um crescimento pessoal considerável, ou seja, a maioria dos aluno que participou passou a compreender melhor alguns conceitos, isso não significando porém que ele teria que ser o melhor entre os demais que não participaram, inclusive dois participantes não lograram promoção para a série seguinte. As atividades aqui descritas foram validadas pelos alunos participante e passaram a tomar consciência da proposta. Os resultados obtidos ao final dessas atividades foram relevantes para responder às questões propostas neste trabalho de pesquisa. Esta proposta de trabalho também envolve uma mudança de metodologia adotada nas aulas de Desenho, incentivar que os alunos procurem seu próprio caminho para resolver um problema gráfico.
Palavras-chave: Geometria, Material de desenho, Conceitos.