65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração
ANÁLISE DA MÍDIA EM PARINTINS: AGENDAMENTO E ENQUADRAMENTO DOS TEMAS SAÚDE E DIREITOS REPRODUTIVOS NO JORNAL NOVO HORIZONTE
Hanne Cristhine Assimen Caldas - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – UFAM
Rafael Bellan Rodrigues de Souza - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – UFAM
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo geral é responder ao seguinte problema: Como a Saúde enquanto Direito e os Direitos Reprodutivos são agendados e enquadrados pelo jornal Novo Horizonte? Analisar o agendamento e enquadramento desses temas no jornal Novo Horizonte é fundamental devido serem ferramentas que possuem um posicionamento definido na rotina desta instituição de comunicação e pelo jornal ter forte influência de apontar ângulos de direcionamento e pautar estes temas para a sociedade parintinense. Assim, o agendamento e enquadramento são inseparáveis, pois o primeiro seleciona o que o público deve pensar e o segundo faz definições sobre como o leitor precisa apreender esse conhecimento. Este estudo é de fundamental importância para identificar qual a relação entre a linha editorial do jornal, os atrelamentos com poderes políticos e ideológicos da cidade e seu papel de influência perante a sociedade parintinense ao que tange a prática do jornalismo de saúde no município. O trabalho mostra também que são temas emergentes e a partir das análises pode-se aferir que o agendamento e o enquadramento neste jornal são utilizados para a exaltação destes temas em vez de mostrar a realidade da saúde vivenciada pela sociedade parintinense.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral foi debater o agendamento e o enquadramento dos temas saúde e direitos reprodutivos no jornal impresso Novo Horizonte. Os objetivos específicos foram Identificar como se referem aos conteúdos sociais; Esclarecer em que nível a Igreja Católica exerce influência sobre os conteúdos das notícias; Descrever os processos ideológicos que ditam as normas que norteiam a produção do jornal.
MÉTODOS:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica que teve por base a observação, análise e descrição do jornal Novo Horizonte, o qual se trata do veículo impresso integrante do principal sistema de comunicação da cidade que é o Sistema Alvorada de Comunicação. Neste sentido, foi estudado de que modo esse veículo, como parte de uma instituição maior, visa atuar sobre o público, como seleciona e apresenta suas notícias no que diz respeito aos direitos sociais: saúde como conceito ampliado e direitos reprodutivos. O trabalho buscou se ater em pesquisar sobre a influências destes conteúdos selecionados ao que compete na formação de opinião do público envolvido pela hipótese de agendamento e enquadramento destes temas. Além disso, também procurou investigar as capas e em qual editoria esses conteúdos estavam localizados e, principalmente, como era tratado e referido nas edições dos jornais no qual fosse possível identificar a própria ideologia e se possível detectar a presença de preconceitos, estereótipos ou prejulgamentos que há no contexto dos conteúdos constados no jornal. Deste modo, as análises passaram por alguns critérios de avaliação que é exatamente a aplicação dos conceitos trabalhados durante todo o processo da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir das 26 edições selecionadas, houve divisões que foram consolidadas em quatro categorias: Campanhas, Reprodução, Denúncias e Apologia. Na de campanha foram selecionadas 12 produções; de reprodução seis produções; de denúncias quatro e na de apologia 17 produções. Na primeira categoria, o jornal dá ênfase para as várias campanhas que são realizadas, apesar de serem importantes o jornal as apresenta de modo superficial, pois percebe-se que não esclarece à população que estas são realizadas devido existirem problemas agravados no contexto social. Na segunda, o assunto foi pouco abordado pelo veículo de informação, o que vale avaliar e ressaltar a instituição ser dogmática e conservadora em detrimento de serem assuntos peculiares e problematizados no contexto social. Na terceira categoria, o assunto também foi pouco explanado perante a população, apesar de haver grandes problemáticas na área da saúde para serem divulgados e questionados por meio do jornalismo. Já na quarta categoria, tais informações são manipuladas e apresentadas ao público sob criteriosa seleção do que será publicado e de como será abordado o fato noticioso. Além disso, mantém o enquadramento de uma hierarquização forçada com o intuito de fazer a manutenção do poder político municipal e seus apoiadores.
CONCLUSÕES:
Com a leitura do contexto social, das bibliografias, da instituição proprietária do produto e por meio das análises foi possível inferir que os temas saúde e direitos reprodutivos são assuntos emergentes e tratados com descaso sem que haja um espaço digno para serem questionados, explorados e divulgados no jornal Novo Horizonte. Este estudo foi de fundamental importância, também, para identificar qual a relação existente entre a linha editorial do jornal, seus atrelamentos com poderes políticos e ideológicos da cidade e principalmente seu papel de influência perante a sociedade parintinense ao que concerne a prática do jornalismo de saúde no município. Além disso, a partir das análises realizadas pode-se aferir que o agendamento e enquadramento neste jornal são mais utilizados para a exaltação destes temas do que mesmo para mostrar a realidade da saúde vivenciada pela sociedade parintinense. Ao que concerne sobre jornalismo de saúde, o jornal precisa buscar um conceito mais apropriado de saúde, vivenciado no contexto do município para que possa haver a efetivação da saúde como um conceito ampliado no que diz respeito em tratar a Saúde como Direito e reconhecer os Direitos Reprodutivos na vida individual e coletiva da sociedade.
Palavras-chave: Jornalismo como forma social de conhecimento, Jornalismo impresso, Influência jornalística.