65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
Avaliação da qualidade ambiental dos geótopos que formam as áreas verdes do centro de Ilhéus, Bahia.
MARIA AUZENITA BATISTA DA SILVA - Discente do Curso de Bacharelado em Geografia DCAA/UESC, ausenita@hotmail.com
Maria Eugênia Bruck de Morais - Profa. Dra./ Orientadora DCAA/UESC, e-mail: eugeniabruck@uesc.br
INTRODUÇÃO:
O intenso crescimento dos centros urbanos brasileiros constitui-se palco das grandes transformações espaciais da paisagem, que por sua vez resultam na perda de grande parte de suas áreas verdes. Deste modo, torna-se de suma importância a adoção dos conceitos da Geoecologia no estudo destas transformações, com o intuito de subsidiar os projetos de planejamento e gestão ambiental das cidades brasileiras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo mapear e avaliar os geótopos (unidades de paisagem) que formam as áreas verdes da zona central de Ilhéus, Bahia.
MÉTODOS:
Para a identificação dessas unidades de paisagem foram utilizadas fotografias aéreas, a planta da cidade e o sistema de informação geográfica ArcGIS 9. Posteriormente, através da aplicação de fichas de campo em 10 pontos amostrais, foram obtidas as informações necessárias à avaliação da qualidade ambiental dos geótopos, considerando-se características como forma de ocupação, relevo, solo, fauna e flora. Dessa forma, foram delimitadas as unidades formadas por restingas, pequenos fragmentos de mata secundária e, principalmente, áreas de uso público como praças e ainda, áreas privadas como jardins.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos mostram que 50% das unidades mapeadas são formadas por relevo plano, 20% por relevo forte-ondulado e 30% por morros; 70% apresentam solos do tipo Latossolo Vermelho Amarelo e 30% Gleissolos. Com relação à flora, observou-se o predomínio de gramíneas e espécies arbóreas exóticas como a amendoeira, a bananeira, a mangueira, o coqueiro e o jambeiro. Já, com relação à fauna, foram observadas diversas espécies de pássaros e insetos, típicos de áreas urbanas.
CONCLUSÕES:
Assim, concluiu-se que o centro de Ilhéus ainda possui áreas verdes relevantes para a qualidade de vida de seus moradores, apesar das mesmas apresentarem-se bastante degradadas, necessitando de atenção especial por parte do poder público no que diz respeito à sua conservação.
Palavras-chave: Geoecologia, Sistema de Informação Geográfica, Unidades de Paisagem.