65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PRIMEIRO JOGOS INTERCULTURAIS DOS POVOS ÍNDIGENAS DA COMUNIDADE LIVRAMENTO – MANAUS – AM: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL ESCOLAR.
Silma de Almeida Gouvêa1 - 1. Profª. Ed. Física do Ensino Fundamental–Rede Mul. de Ensino (Iranduba- AM)
Renato de Almeida Souto2 - 2. Ensino Médio - Magistério- Conselheiro de D. Humanos /MNDH/AM/RR
Rosilene Silva da Conceição3 - 3.Profª Msc em Geografia/ Orientadora/ Profª. da Rede mul e Estadual, Iranduba
INTRODUÇÃO:
A realização do I Jogos Interculturais dos Povos Indígenas na Comunidade do Livramento-AM, sempre foi um sonho dos povos indígenas do Amazona, que reivindicam ações efetivas do governo para a formulação de uma política nacional voltada para as questões sociais.
O fluxo de pessoas saindo das aldeias em direção à cidade ainda é um evento importante que está presente, na memória,das sociedades tribais de Manaus. Em narrativas, a objetivação da cidade sinaliza, no plano simbólico, a emergência de um espaço ambíguo e mágico. Sobre o qual os indígenas não têm gerência. De outro lado, a cidade é referida como um lugar associado à vida melhor. Considerando sua história, estudiosos constataram que é crescente o nível de depressão emocional na sociedade indígena.
No ano de 2007 a 2011, quando trabalhei nas escolas municipais ribeirinha de Manaus, chamou atenção a constante reivindicação de integrantes de algumas etnias ali residentes, quanto à existência de alguma política pública voltadas para os mesmos. Foi então que,em parceria com a Presidente do Instituto de Saúde e Apoio Indígena de Manaus, Srª. Jacimar Gouvea, realizamos o levantamento das etnias ali residentes, com o intuito de promover alguma ação voltada para a iniciação no desporto escolar. Assim surgiu a idéia dos supracitados jogos. Os quais objetivaram promover o encontro e o intercâmbio esportivo-cultural entre as etinias.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover o encontro e o intercâmbio esportivo-cultural entre os povos indígenas, revelando ao público o universo lúdico traduzido na harmonia e equilíbrio das sociedades tribais, manifestados por meio de competições e manifestações culturais
MÉTODOS:
Numa abordagem qualitativa, iniciamos nossa investigação através de pesquisa documental e reuniões com associações e lideranças indígenas. Mediante a apresentação de leitura e assinatura do termo de consentimento Livre aos caciques. Conseqüentemente demos inicio a levantamentos de informações em três comunidades indígenas, escolas e residências e em três bairros de Manaus; Através de observação direta, entrevistas e conversa dirigida relacionada às histórias de vida. Esta estratégia permitiu entender como as pessoas compreendem seu passado e vinculam sua experiência individual com seu contexto social.
Tal estudo contou com a colaboração de docentes, alunos indígenas dos sexos masculinos e femininos, faixa etária de 10 a 50 anos, matriculados em escolas públicas e nos Centro Esportivos e Lazer, os CELs, da cidade de Manaus. Local da pesquisa: ICRASIM (Instituto e Centro de Referência e Apoio à Saúde Indígena de Manaus, os CELs Santo Antônio, Coroado e Alvorada. Esta convivência motivou a reunir condições e parcerias para a realização do evento intitulado I Jogos Interculturais dos Povos Indígenas, realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Nossa Senhora do Livramento às margens do Rio Tarumã- Mirim- Manaus - AM. Recursos didáticos: roteiro de entrevistas, máquina digital, e material esportivo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados apontam que é possível manter as tradições esportivas culturais nas aldeias, uma vez que há o intercâmbio entre povos indígenas. Reuniram vinte e seis etnias entre eles Apurinã, Pira-Tapuya, Barasana, Baniwa, Parintintins, Miranha, Desana, Tukano, Saterê- Mawê, Mundurucu, Baré e outros. Várias modalidades foram praticadas como Futebol, Voleibol, zarabatana, Peconha, Mergulho, Arco e Flecha etc. Cada etnia levou seu equipamento típico para a modalidade específica a que participou que por sua vez são agrupadas em famílias, categorizadas como pertencentes aos troncos. Houve motivação dos povos indígenas em participar do evento, buscando sempre a união, e o respeito nas tradições culturais, já que a essência do evento segue a linha de celebrar e não competir. Foi o momento de mostrar e vivenciar as culturas dentro e fora da aldeia. Cada povo tem o seu costume e responsabilidade de estar preservando a sua identidade cultural e o cuidado com o meio ambiente. Perceberam-se os estímulos que de alguma forma incentivaram na participação de outras atividades, propiciando valores e maior socialização. Observamos ainda as atividades desportivas em três categorias distintas promoção de saúde, lazer e esporte como manutenção da cultura. Identificamos ainda a quarta vertente que é a adaptação do esporte moderno provocando a mutação que aqui denominamos de ritual competitivo. JUREMA (2009). Recomendam-se mais investimentos em Políticas Públicas direcionadas ao esporte indígena.
CONCLUSÕES:
Neste evento verificou-se que os jogos dos Povos Indígenas representam um fenômeno atual, complexo e congregam conhecimentos e significados socioculturais ancestrais e contemporâneos. O trabalho desenvolvido confirma que o esporte de participação aplicado nos I jogos interculturais indígenas criou condições para que os indígenas podessem conquistar maior socialização e interação, melhorando sua autoestima e conseqüentemente, a qualidade de vida. Conseguimos dinamizá-lo, propondo uma nova visão de que é possível a inclusão sociocultural dos povos indígenas nas escolas públicas, ficando assim, clara a necessidade de ações que estimulem maior participação, visando socializá-los cada vez mais, apartir de eventos esportivos como este.
Percebeu-se assim, a necessidade de maior número de profissionais de Educação Física para atuar na modalidade Educação Indígena, o que inibirá, entre outras, a improvisação, evitando situações como lesões, socialização incorretas das teorias desportivas.
É de grande relevância enfatizar a importância e seus resultados, em função da mesma estar voltada para o universo da cultura indígena e, considerando que na Região Norte reside à maior concentração de etnias do país, constata-se que ainda há inúmeros aspectos deste universo a ser pesquisado; o que direta ou indiretamente contribuirá para diminuir as “distâncias” entre brancos e indígenas. Isto requer mais investimentos governamentais em pesquisa e educação.
Palavras-chave: Jogos Interculturais,, Povos Indígenas,, Educação Física..