65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
A INTEGRAÇÃO DO FOMENTO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PRIMEIRO EDITAL DO SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA EM BIODIVERSIDADE - SISBIOTA
Denise de Oliveira - Aluna de Doutorado em Educação em Ciências – FURG / CNPq
Onivaldo Randig - Dr./ CNPq
Fernando da Costa Pinheiro - CNPq
Danilo Giroldo - Prof. Dr./Orientador – FURG
INTRODUÇÃO:
O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade biológica do mundo e embora nos últimos anos tenha havido incentivos à pesquisa, o grau de ameaça e perdas da Biodiversidade tem sido crescente. Para enfrentar esse desafio, tem sido apontada a necessidade de aproximar a pesquisa em Biodiversidade das políticas públicas e de ações de educação e divulgação científica, para fortalecer a tomada de decisão e a participação pública na conservação da Biodiversidade.
O Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade – SISBIOTA é um Programa nacional de fomento à pesquisa em Biodiversidade, implementado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que teve início em 2010, com o lançamento do Edital MCT/CNPq/MMA/MEC/CAPES/FNDCT - Ação Transversal/FAPs Nº 47/2010, em que foram aprovadas 39 propostas de todo o país. A presente pesquisa teve por objetivo caracterizar o fomento à Divulgação Científica nesse primeiro edital, identificando as bases conceituais e epistemológicas relacionadas às características dessa ação de fomento, visando subsidiar o seu acompanhamento e avaliação, bem como aprimorar a integração das ações de fomento à pesquisa à educação e divulgação do conhecimento científico sobre Biodiversidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A presente pesquisa objetivou caracterizar o fomento à Divulgação Científica nesse primeiro edital, identificando as bases conceituais e epistemológicas relacionadas às características dessa ação de fomento, visando subsidiar o seu acompanhamento e avaliação, bem como aprimorar a integração das ações de fomento à pesquisa à educação e divulgação do conhecimento científico sobre Biodiversidade.
MÉTODOS:
O presente estudo de caso avaliou as características do Edital MCT/CNPq/MMA/MEC/CAPES/FNDCT - Ação Transversal/FAPs Nº 47/2010, buscando identificar quais as características direcionadas às ações de educação e divulgação científicas estavam presentes no Regulamento em: a) objetivos e diretrizes; b) características obrigatórias da proposta; c) critérios de julgamento; d) previsão de acompanhamento e avaliação; e) avaliação final.
Após essa etapa, buscou-se investigar as bases conceituais relacionadas às características identificadas no fomento às ações de educação e divulgação científica, tendo por incentivo as discussões de fundamentos epistemológicos em disciplinas cursadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG desde agosto de 2011, como aluna regular de Doutorado.
A metodologia abrangeu: a) pesquisa documental sobre a legislação e políticas públicas relacionadas à Diversidade Biológica, especialmente a Convenção sobre Diversidade Biológica (e.g. CDB, Decreto 4339/2002); b) pesquisa bibliográfica relacionada a aspectos conceituais do Jornalismo e Divulgação Científica (e.g. Bueno (1984, 1995); Albagli (1996); c) pesquisa bibliográfica relacionada à Educação e Alfabetização Científica (e.g. Laugksch, 2000; Santos, 2007).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise do Edital MCT/CNPq/MMA/MEC/CAPES/FNDCT - Ação Transversal/FAPs Nº 47/2010 permitiu identificar que o fomento à divulgação científica está presente em todos os itens pesquisados do Edital. Distintas terminologias foram usadas para a referência às ações destinadas a um público-alvo não científico, abrangendo “extensão”, “educação ambiental”, “divulgação científica”; entretanto, nem todas foram definidas no instrumento. Consta dos formulários de submissão de propostas a consideração da divulgação científica “como um conjunto de ações para a democratização do conhecimento, de modo adequado ao público beneficiário e com envolvimento de equipe interdisciplinar desde o início da pesquisa”, bem como da estratégia de divulgação científica/educação ambiental “como um conjunto de ações para a atingir de modo adequado o público beneficiário, com envolvimento de equipe interdisciplinar desde o início da pesquisa”. Percebe-se que a referência ao modo adequado ao público-alvo vai ao encontro do conceito de divulgação científica de Bueno (1984, 1995) e Albagli (1996), que seria destinada ao público leigo e por meio de uma linguagem não especializada, em contraponto à disseminação científica, destinada ao público científico, ou seja, aos pares, transcrita em códigos especializados.
CONCLUSÕES:
A análise do instrumento de fomento à divulgação científica do primeiro edital do Programa SISBIOTA revela a intenção de integração da pesquisa à divulgação, de forma interdisciplinar e abrangendo um conjunto de ações para a democratização do conhecimento e de modo adequado ao público beneficiário. Percebeu-se, entretanto, que distintas terminologias foram associadas, como “extensão”, “divulgação científica”, “educação ambiental”, nem todas com definição no Edital do enfoque pretendido. Seria recomendável explicitar os diferentes aspectos associados à divulgação científica, especialmente o caráter estreitamente relacionado à Educação (Pinheiro et al, 2009) e ao entendimento e consciência do impacto da ciência e tecnologia na sociedade (Laugksch, 2000). A partir dos resultados da pesquisa, vislumbrou-se o fortalecimento do fomento ao letramento científico em Biodiversidade, abrangendo a construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários para a tomada de decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução de tais questões, conforme proposto por Santos (2007), como recomendação ao aprimoramento da integração entre o fomento à pesquisa e à educação e divulgação do conhecimento científico sobre a Biodiversidade.
Palavras-chave: Letramento Científico, Conservação da Biodiversidade, Política de Ciência, Tecnologia e Inovação.