65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
OS RECURSOS AUDIOVISUAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS NATURAIS
Isack Rocha Soares - Curso de Ciências da Natureza – CCN/UFPI
Samuel Rodrigues Bonfim Damasceno - Curso de Ciências da Natureza – CCN/UFPI
Maria de Nazaré Bandeira dos Santos - Profa, Orientadora – Depto. de Física - CCN/UFPI
INTRODUÇÃO:
Considerando a grande importância que os recursos audiovisuais desempenham hoje para a aprendizagem significativa, realizamos uma pesquisa no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Teresina no Piauí, utilizando diversos desses recursos. Segundo ARROIO e GIORDAM (2006), os recursos audiovisuais desempenham um importante papel no ensino de ciências, pois uma de suas características é tornar o conhecimento científico mais palpável para os alunos, desta forma, podem ser usados como motivador da aprendizagem e organizador do ensino em sala de aula, além de permitir diversificar as atividades realizadas. Para SANTOS (2010), “a utilização do audiovisual pode ter um papel importante na educação pela possibilidade de fornecer aos educadores, elementos que promovam a comunicação entre o professor e seus alunos, facilitando o aprendizado”. Tomando como referencial os autores citados, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de Ciências da Natureza, aplicamos durante o período letivo de 2012, vários recursos audiovisuais, entre eles: vídeos, projeção de slides, amostras, montagem e confecção de maquetes; a fim de aproximar os conhecimentos científicos dos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o potencial, para o processo de ensino e aprendizagem com significados, que os recursos audiovisuais podem proporcionar no ensino de ciências, e como esses recursos deixam os conhecimentos científicos mais palpáveis, facilitando assim, a compreensão.
MÉTODOS:
A cada conteúdo abordado em sala de aula, sempre procuramos refletir sobre a melhor metodologia para o conteúdo, destacando-se a aplicação de vídeos, maquetes, projeções de slides e exposições científicas. Foram aplicados vídeos que relatavam assuntos como: os seres vivos e o ambiente; ciclo da água; estação de tratamento de água e estação de tratamento de esgoto, sempre aplicados com roteiro de acompanhamento para melhor discussão e fixação do conteúdo. Os vídeos utilizados são de fácil acesso pelo Youtube. Desenvolvemos maquetes sobre: a estrutura interna da Terra; formação de vulcões; estação de tratamento de água e estação de tratamento de esgoto, com materiais de fácil acesso, tais como, isopor, papelão, cola, tesoura, argila, tinta guache etc.; tornando assim, alguns conhecimentos científicos abstratos mais palpáveis, facilitando a compreensão. Foram utilizados também slides sobre as doenças transmitidas pelo solo, pela água e pelo lixo. Utilizando imagens, foram feitas exposições científicas, tais como: dos principais tipos de rochas e dos principais tipos de solos. Os alunos desenvolveram também, campanhas que foram expostas para escola na semana do meio ambiente, sobre o lixo e suas consequências para o meio ambiente e divulgaram atitudes de preservação devemos tomar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os recursos audiovisuais utilizados apresentaram resultados satisfatórios, pois podemos perceber o envolvimento dos alunos com os conteúdos abordados nas aulas. A exibição dos vídeos e exposições científicas, sempre despertavam a curiosidade, com isso os alunos estavam sempre questionando, dialogando com o professor e com os colegas, desenvolvendo a argumentação e o raciocínio; que são fatores importantes para educação cientifica, para o desenvolvimento cognitivo e uma boa aprendizagem significativa, possibilitando integrar os alunos ativamente na explicação dos conteúdos. Podemos perceber que os recursos audiovisuais aplicados facilitaram muito a compreensão de temas abstratos que geralmente aparecem longe da realidade vivida dos alunos, muitas vezes apresentados apenas como modelos científicos, assim, esses conhecimentos mais palpáveis e de fácil assimilação, tornam as aulas mais interessantes devido ao seu caráter lúdico.
CONCLUSÕES:
Os recursos audiovisuais apresentaram-se como uma grande ferramenta didática, pois obtemos resultados satisfatórios para o ensino de ciências, podemos perceber que os recursos audiovisuais desempenharam um papel importante na apropriação do conhecimento cientifico, trazendo esses conhecimentos para mais próximo dos alunos. É importante destacar que a aplicação dos recursos audiovisuais para o alcance de resultados satisfatórios, devem sempre ser acompanhados de reflexões, quanto a sua verdadeira utilidade no ensino, os professores devem estar preparados para conseguir explorar o máximo desses benefícios.
Palavras-chave: Educação científica, processo ensino aprendizagem, inovação educacional.