65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM DIÁLOGO COM A COMUNIDADE DO ENTORNO DA MATA SANTA GENEBRA (CAMPINAS-SP)
Sidnei José dos Santos - CEMEQ - UNICAMP
Sheila Daniela Medeiros dos Santos - Faculdade de Educação - UFG
INTRODUÇÃO:
As relações do homem com o meio ambiente, ao longo do tempo, têm sido impactantes pela dificuldade em garantir a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. A explosão demográfica e a expansão dos mercados, associadas ao desenvolvimento industrial (com base nos progressos científicos e tecnológicos), constituem fatores determinantes na geração de impactos negativos ao sistema ambiental, em diversas escalas e acima do nível de utilização dos recursos naturais que o ecossistema pode suportar (BARBIERI, 2004; JABOUR & SANTOS, 2006; SACHS, 2000; SANCHES, 2000). Nesse contexto, como no imaginário individual e coletivo emergem representações sociais em relação ao impacto das transformações provocadas pelo homem e à construção de percursos possíveis na busca de sua preservação, a presente pesquisa nos dá a possibilidade de não apenas desmascarar os pressupostos ideológicos, próprios da sociedade capitalista, mas também forjar propostas alternativas que fomentam a responsabilidade social e a consciência ecológica no cenário atual, marcado por profundas dicotomias herdadas do antropocentrismo e do etnocentrismo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetiva analisar as representações e as práticas sociais de uma comunidade adjacente a uma reserva urbana, no que diz respeito aos aspectos ambientais.
MÉTODOS:
Para efetivar esse estudo foi utilizado o material empírico coletado para outra pesquisa realizada anteriormente (SANTOS, 2006) na segunda maior floresta urbana do Brasil, a Mata Santa Genebra, localizada no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas-SP. Essa reserva é administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira, que também é o órgão responsável em manter diálogo com a comunidade e em promover a realização de atividades de pesquisa, educação e conservação ambiental. As observações que constam na pesquisa de Santos (2006) foram realizadas durante: o projeto “Ecoférias”; o projeto “Crianças do Entorno”; as visitas monitoradas abertas à comunidade e as reuniões dos moradores do bairro. Além disso, também fizeram parte do material empírico: fotos, reportagens de jornais locais que noticiavam acontecimentos que envolviam a Mata; entrevistas com roteiro semiestruturado; e conversas informais com moradores do bairro, estudantes e funcionários da fundação (biólogos, pesquisadores e estagiários-monitores). Nesse momento, os pressupostos teórico-metodológicos de Castoriadis (2000) e Reigota (2007), permitiram que os dados que foram coletados para a pesquisa de Santos (2006) fossem devidamente (re)organizados e sistematizados em categorias de análise.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados da pesquisa apontaram para a existência de um paradoxo. Por um lado, a comunidade do entorno da Mata Santa Genebra mostrou-se ciente da pertinência da educação ambiental e do papel/lugar da responsabilidade crítica de cada um, enquanto ser humano, ao enfrentar as condições adversas que atualmente fazem parte da cotidianidade da reserva: os riscos de incêndio, as invasões, a especulação imobiliária, a deposição de entulho, a erosão do solo, o assoreamento dos brejos, os efeitos de borda, a contaminação da água por esgoto doméstico, o uso de agrotóxicos, a caça e a presença de animais domésticos e de criminosos nas proximidades da Mata. Por outro lado, a comunidade evidenciou a dissociação entre as representações sociais de seus moradores e a prática efetiva de ações que contribuam para o processo de recuperação, manejo e conservação da reserva. Essa relação paradoxal foi constatada, não porque a educação ambiental está deixando de oferecer sólidos elementos para o diálogo que se instaura entre as discussões teóricas e éticas e os conhecimentos populares da comunidade, mas porque há intervenções políticas externas que visam os interesses de uma classe social privilegiada economicamente que afirma-se sob a hegemonia do ideário neoliberal.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados auferidos por essa pesquisa, conclui-se que, como os avanços científicos e tecnológicos, os interesses econômicos e as opções políticas de uma camada privilegiada da população estão intimamente relacionados com a problemática ambiental, faz-se necessário compreender as concepções de meio ambiente, ecossistema, sustentabilidade e educação ambiental que fundamentam as práticas sociais. Nesse cenário, ao problematizar os embates que se instauram, a partir de uma proposta com vistas a uma ação transformadora, será possível ao ser humano perceber que somente uma participação efetiva, ética, dialógica e comprometida política e epistemologicamente com a educação ambiental, poderá instrumentalizá-lo para exigir do Estado/da sociedade o devido reconhecimento de seus direitos fundamentais à concretização da cidadania e à uma vida digna.
Palavras-chave: educação ambiental, representações sociais, comunidade.