65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
O USO DOS FRUTOS DO CERRADO BRASILEIRO NA GASTRONOMIA: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E INCREMENTO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL
Paulo Sergio da Silva - Prof. Dr/Orientador - ESTES/UFU
Alexandre Bernardes Ribeiro - Prof. Curso Gastronomia/Turismo - UNITRI
INTRODUÇÃO:
Os índios brasileiros já consumiam os frutos do cerrado e isso foi de vital importância para os desbravadores do sertão brasileiro. O interesse por essas frutas tem atingido diversos segmentos da sociedade seja de pequenos produtores, donas de casa, grandes industrias e instituições de pesquisa e assistência técnica, cooperativas, órgãos de saúde e de alimentação e as universidades (SILVA,2003).
A proposta da pesquisa consistiu em avaliar o comportamento dos alunos frente à criação dos pratos durante a realização do evento institucional: Magnifique - Concurso Unitri de Gastronomia, no qual avalia a criatividade de seus estudantes por meio da inscrição das receitas. O resultado demonstrou que poucos participantes inscritos tiveram a iniciativa em utilizar frutos do Cerrado brasileiro em suas receitas, valorizaram outros ingredientes que, apesar de característicos da região do cerrado, mas, não são primários. A relevância científica do trabalho se dá pelo fato de buscar através da pesquisa demonstrar os valores nutritivos dos frutos do cerrado, preservar as identidades, alavancar os arranjos produtivos locais e dar visibilidade sobre o potencial de uso desses insumos na elaboração de pratos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho consistiu em verificar a criatividade dos alunos do Curso de Gastronomia do Centro Universitário do Triângulo-Unitri diante da realização de um concurso gastronômico no qual usariam na confecção dos pratos insumos típicos do Cerrado.
MÉTODOS:
Para a efetivação do I Concurso Gastronômico foi adotado os seguintes procedimentos metodológicos: Inscrição das receitas; Avaliação das fichas técnicas das receitas participantes; Realização do Concurso; Coquetel de encerramento aos convidados do evento; Entrega do projeto escrito.
Semanalmente, com a orientação de docentes, foram realizadas reuniões com os alunos do terceiro período de gastronomia os quais foram divididos em dois grupos: Administração e Marketing. Cada um com suas devidas atribuições.
Sempre se preservou a liberdade dos alunos proporem o que desejassem sem indução ao uso de plantas ou frutos nativos do cerrado.
Um levantamento da naturalidade dos alunos participantes foi realizada para observar, se por serem provenientes da região do Cerrado estariam mais habituados a ingerir frutas oriundas deste ecossistema e de inseri-las nas receitas do concurso
O intuito era observar a iniciativa dos participantes do concurso em utilizar produtos nacionais e característicos da região e a utilização da criatividade na fabricação das receitas com o uso dos insumos de uma das mais ricas biordiversidades do mundo, o Cerrado. Além de despertar para as práticas comerciais dos pequenos produtores e, claro, a preservação ambiental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos participantes foram divididos em 13 grupos. Dados relevantes: A) 90% nasceram ou vivem na área geográfica do Cerrado e percebe-se que há desconhecimento sobre os frutos do Cerrado e as potencialidades de seus usos; B) Ao analisar o receituário das sobremesas inscritas no concurso observou-se que, apensar de algumas levarem como ingredientes amêndoas e castanhas, apenas uma utilizou castanha brasileira, o Barú; C) Em receita a sua consistência é semelhante também ao amendoim e pode ser facilmente usado como substituição a este. Seu uso, entretanto, só foi incluído em uma das receitas inscritas, o que representou apenas 7.69% entre as 13 receitas inscritas no concurso.
Outro dado importante é que com a valorização dos frutos do cerrado, os produtores rurais poderiam beneficiar-se coma atividade, mesmo que na maioria extrativista, mas que permitiria a conservação das árvores produtoras destes frutos e não o seu abate, mesmo que irregular, para dar origem a áreas de plantio de monoculturas. Outra visão das possibilidades de suo, permitiria a pequenos produtores uma alternativa de incremento de renda em suas propriedades através da venda desses produtos e com isso a preservação ambiental das árvores frutíferas que não serão mais arrancadas de seu habitat
CONCLUSÕES:
A realização do I Concurso Gastronômico da Unitri permitiu uma avaliação da visão do profissional para alimentos característicos do Cerrado brasileiro. Sugerimos uma abordagem mais incisiva no curso de Gastronomia Unitri futuramente considerando as possibilidades do uso dos frutos do Cerrado na culinária.
Após a realização do concurso e a apresentação dos resultados observou-se que os participantes não tiveram a iniciativa em utilizar frutos do Cerrado brasileiro em suas receitas, mesmo em substituição a castanhas já de uso comum, não valorizando ingredientes característicos e regionais.
Apesar da maioria dos participantes terem suas municipalidades dentro da área de abrangência do Cerrado, percebe-se que há também desconhecimento sobre os frutos do Cerrado e seu potencial de uso na elaboração de pratos.
Assim, há uma relação muito próxima entre os frutos do Cerrado, o incentivo ao seu uso na gastronomia e a preservação ambiental desse importante bioma brasileiro.
Palavras-chave: Preservação Ambiental, Gastronomia, Arranjos Produtivos.