65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A Divulgação do conhecimento científico através de um Projeto Física Itinerante em Manaus
CLAÍRE ROBERTA DA SILVA E SILVA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS- IFAM
VITOR DA SILVA CAVALCANTE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS- IFAM
MÁRCIO ANDREI DE SOUZA AMAZONAS - PROF. DR/ ORIENTADOR-INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS- IFAM
INTRODUÇÃO:
Utilizando a parceria entre Escola básica e a proposta de Estágio Curricular Supervisionado para os graduandos do curso de licenciatura em Física do (IFAM) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas pode-se estabelecer vínculos significativos que se inicia através do aluno do IFAM que faz estágio em uma escola pública de Manaus. A ideia de levar experimentos de física até as escolas onde graduandos realizam o estágio está como um dos focos desse trabalho que também busca entender se essa ideia está proporcionando também a divulgação do curso de Licenciatura em Física do instituto que possui aproximadamente quatro anos de existência, tendo início a primeira turma em fevereiro de 2009 e possuindo atualmente quatro turmas em processo de formação. Precisando então ser apresentado a sociedade manauara como referência no Ensino de Física.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Através do Projeto Física Itinerante pretende-se ressignificar as concepções primeiras dos alunos sobre Física Básica mostrando o caráter prático e humano da física e dos cientistas que contribuíram para a consolidação do método científico.
MÉTODOS:
Graduandos do curso de Licenciatura em Física do IFAM se dividiram em grupos de três alunos. Onde um grupo tem como objetivo ensinar física experimental, outro grupo história da física e um terceiro grupo com ensino de física através de Seminário. Com a entrega de texto sintético ao fim de cada apresentação sobre aquilo que foi compreendido à partir desse projeto. Utilizou-se para os fins do Física Itinerante, que tem como principal norteador o ensino de física de forma mais humana, experimentos, por exemplo, de hidrostática, de dinâmica, de queda livre, Trilho de Ar, gerador de Van der Graff, giroscópio. Deixando cada atividade com um tempo de cerca de vinte minutos no máximo por tipo de atividade. Utilizando também diário de campo e diário reflexivo para ter uma melhor coleta de dados e poder refletir sobre as ações diante do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
a contribuição no processo de formação do alunado da rede básica e do próprio graduando do curso de Licenciatura em Física ao passar pela experiência de levar o conhecimento científico de forma diferenciada, com o uso de experimentos que em vários momentos não são utilizados pelas disciplinas de física Geral Experimental I, II, III e IV, contribuindo com o ensino de ciências que geralmente é praticado em sala de aula por escolas da rede pública de Manaus que em alguns casos não possuem laboratórios de ciências.
CONCLUSÕES:
Além do eixo norteador do projeto que incidi-se na divulgação do conhecimento científico na área de Física também pode-se perceber que o jovem curso de Licenciatura em Física do IFAM está conseguindo apresentar-se às escolas da rede básica de ensino com seu inovador (pois as escolas não ensinavam física aos seus alunos através desse tipo de proposta que o Física Itinerante está trazendo) método de ensinar ciência-física ao ensino público principalmente ressaltando a humanização dessa Ciência. Onde a associação entre teoria e prática é feita mais significativamente pelos alunos a partir do momento em que eles se deparam com o caráter prático da física. Levando experimentos para as escolas, e assim modificando o frágil ensino de sala de aula que tem como característica principal o uso do pincel, apagador e lousa, o Projeto Física Itinerante está proporcionando com que os alunos estejam ressignificando aquilo que antes eles tentavam internalizar somente por teoria e na maioria dos casos não conseguiam, agora torna-se claro e objetivo com as propostas desse projeto. Investir nesse tipo de Projeto de extensão, que resgata a ideia de retorno do investimento feito às instituições de nível superior a sociedade é bastante significativo, pois une e aproxima a realidade escrita, vista no nível superior, e o conflito com a realidade vivida. Possibilitando a reflexão e direcionando os esforços das pesquisas educacionais para a melhoria dos ensinos superior e básico.
Palavras-chave: ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTOS, ESTÁGIOS.