65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS EM FOLHAS DE Capsicum annuum L. ADUBADAS COM DIFERENTES FONTES E DOSES DE NITROGÊNIO
Tamires Borges de Oliveira - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Ediane Conceição Alves - Mestranda em Produção Vegetal/Unesp-Jaboticabal
Renato Augusto Soares Rodrigues - Graduando em Agronomia, Belém - UFRA
Milenna Vasconcelos Pantoja - Graduanda em Agronomia, Belém - UFRA
Joze Melissa Nunes de Freitas - Doutoranda do Curso de Ciências Agrárias/UFRA
Roberto Cezar Lobo da Costa - Prof.Dr./Orientador-Depto de Ciências Agrárias-ICA/UFRA
INTRODUÇÃO:
O pimentão (Capsicum annum L. ) pertence à família Solanaceae, sendo uma das dez hortaliças mais consumidas e de maior importância econômica no mercado hortigranjeiro brasileiro. Apresentam elevado teor de vitamina C, vitamina A, cálcio, fósforo, ferro e sódio. O nitrogênio está presente na constituição de diversas moléculas de ação biológica onde desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das plantas, sendo talvez o elemento de maior influência na produção das culturas. Induz o rápido desenvolvimento da vegetação e influência na produção. Nas folhas, o nitrogênio está nos cloroplastos como constituinte da molécula de clorofila, onde cada átomo de Mg está ligado a quatro átomos de nitrogênio e também participa da síntese de vitaminas, hormônios, coenzima, alcalóides, hexosaminas e outros compostos. A Clorofila é um dos pigmentos biológicos e fotossintéticos mais abundantes no planeta. Os teores de clorofila e carotenóides nas folhas são utilizados para estimar o potencial fotossintético das plantas, pela sua ligação direta com a absorção e transferência de energia luminosa ao crescimento e à adaptação a diversos ambientes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da aplicação de diferentes doses e fontes de N nos pigmentos fotossintéticos em folhas de pimentão.
MÉTODOS:
Este trabalho foi conduzido em casa de vegetação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA-Belém), sendo empregado o delineamento experimental inteiramente casualizado em fatorial 3x2 (doses de nitrogênio, 20, 35 e 50 kg ha -1 de N) x fontes de nitrogênio (amoniacal =NH4+e nítrica=NO3-), com 05 repetições, totalizando 30 unidades experimentais. Foram feitas 03 aplicações complementares de diferentes doses de nitrogênio, com o intervalo de tempo de 15 dias entre cada aplicação. A 1ª aplicação de adubo foi realizada ao 30º dia após a germinação das plantas, a 2ª aplicação após 45º dia de germinação e a 3ª no 60º dia, após 10 dias as plantas foram retiradas e levadas para o laboratório, totalizando 70 dias de condução do experimento. A análise de clorofilas foi feita a partir da maceração da massa frescas das folhas em solução de acetona a 80%. A significância das médias das diversas variáveis de resposta foi avaliada, usando-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com análise estatística, não houve alteração significativa nos teores de pigmentos fotossintéticos de clorofila a e clorofila a+b feitos nos tecidos foliares de Capsicum annuum L.. Entretanto, nos resultados dos pigmentos de clorofila b, foi observado diferença estatística significativa entre as fontes apresentando uma maior concentração na adubação realizada com uréia na dose 35kg ha -1 de N. Este resultado pode estar associado ao fato de que o salitre do Chile ser facilmente lixiviado com a irrigação e a uréia por possuir uma carga oposta às cargas do solo, foi retida e bem aproveitada pela planta, onde sabe-se que o N é essencial para a formação dos pigmentos clorofilianos na planta e principalmente devido ao nitrogênio ser componente estrutural das moléculas de clorofila. Com isso, a disponibilidade de N pode influenciar decisivamente a capacidade fotossintética das plantas.
CONCLUSÕES:
O estudo revelou que as doses da adubação nitrogenada não interferiram nos pigmentos clorofilianos, porém a fonte uréia apresentou um aumento significativo no pigmento de clorofila b.
Palavras-chave: Pigmentos clorofilianos, Nitrogênio, Adubação Complementar.