65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
MACROBENTOS NOS BANCOS DE Perna perna DO COSTÃO ROCHOSO DAS PRAIAS COSTA AZUL E DOS NAMORADOS, BALNEÁRIO DE IRIRI, ANCHIETA, ES
Fernanda Mara Vitório da Costa - Depto. de Zoologia – ICB – UFJF
Clésio Castro da Silva - Biólogo voluntário do Núcleo de Estudos de Biomas Costeiros – ICB – UFJF
Gilson Alexandre de Castro - Prof. MSc./Orientador – Depto. de Zoologia – ICB – UFJF
INTRODUÇÃO:
A espécie Perna perna é considerada cosmopolita e eurihalina. É o maior dos Mytilideos brasileiros, podendo alcançar 170 mm de comprimento.
O crescimento e a produtividade dos mexilhões, sejam de cultivo ou de bancos naturais, dependem de diversos fatores como a temperatura, a salinidade, a circulação de água, a densidade dos indivíduos, a quantidade e a qualidade de alimento disponível e a baixa incidência de competidores e predadores. Por outro lado, por serem animais filtradores, os mexilhões alimentam-se principalmente de fitoplâncton, fungos, bactérias e matéria orgânica dissolvida na água do mar.
Há uma complexidade intrínseca aos bancos de mexilhões que promovem espaço secundário e microhabitats, permanentes ou temporais, para uma ampla variedade de espécies bentônicas, além de funcionarem como um eficiente refúgio contra predadores. A substituição dos mexilhões em uma assembléia explorada ocorre por recrutamento, de tal forma que recrutamento e assentamento de mexilhões são variados no tempo e na região entremarés.
Os bancos de mexilhão liberam grandes quantidades de nutrientes inorgânicos para a coluna de água, pseudo-fezes e fezes são biodepositados e aumentam a sedimentação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos do presente estudo foram verificar e analisar pela primeira vez a abundância e riqueza de macrobentos em bancos de mexilhões nos costões rochosos das praias Costa Azul e dos Namorados, Balneário de Iriri, Anchieta, no Estado do Espírito Santo.
MÉTODOS:
Foram escolhidas três áreas nos bancos de Perna perna nos costões rochosos das praias Costa Azul (200 49’ 58” S e 400 41’ 34,2” W) e dos Namorados (200 49’ 42,6” S e 400 41’ 23,6” W), Balneário de Iriri, Anchieta (ES). Estas áreas foram definidas de acordo com a facilidade de acesso e abundância dos bancos de P. perna.
As coletas foram realizadas no período da manhã, durante uma maré de sizígia nos dias 21 de fevereiro (1ª amostragem) e 22 de julho (2ª amostragem) de 2011. As análises da abundância foram feitas através de raspagens destrutivas, utilizando quadrados de 20 X 20 cm distribuídos aleatóriamente nos bancos de P. perna, sendo as amostras inseridas no interior de sacos vedados, acondicionadas em caixas térmicas e fixados em formalina a 10% no laboratório do Núcleo de Estudos de Biomas Costeiros do litoral Sul do Estado do Espírito Santo, Piúma (ES).
No laboratório de Protostômios II (Depto. de Zoologia, ICB, UFJF), os espécimes de P. perna e da macrofauna foram triados, contados e identificados.
Para as análises da diversidade foram baseadas nos Índices de Margalef, de Simpson e de Shannon-Wiener, também foram feitas análises do grau de constância, dos grupos tróficos e do índice de importância trófica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Identificamos Cnidaria; Platyhelminthes (Turbellaria); Nemertea; Mollusca (Perna, perna, Brachidontes solisianus, Isognomon bicolor, Crassostrea sp, Nucula brasiliana, Corbula caribaea; Tricolia affinis, Littorina ziczac, Pseudomalaxis nobillis, Cerithiopsis gemmulosa, Nassarius albus, Anachis obesa, Caecum sp, Collisella subrugosa, Fissurella rosea); Annelida (Allitta succinea, Perinereis anderssoni, P. ponteni, P. palpata, Axiotella sp, Nereis broa, N. riisei, Syllis gracilis, Eunice sp, Eteone sp, Pista sp, Hesione sp, Pomatostegus sp, Dipolydora socialis, Podarke sp, Chaetacanthus sp, Schistocomus sp, Exogone sp, Branchiomma sp, Branchiosyllis sp, Oenone sp, Cirratulus sp; Oligochaeta) e Crustacea (Pseudorchestoidea brasiliensis, Excirolana braziliensis, Chthamalus bisinuatus, Tetraclita stalactifera, Megabalanus tintinnabulum, Decapoda).
Os índices de diversidade foram baixos. O costão da praia Costa Azul apresentou a maioria das espécies constantes (56,10%) e carnívoras (TI=38,6).
CONCLUSÕES:
Os resultados apresentam pela primeira vez uma riqueza da macrofauna encontrada nos bancos de Perna perna, nos costões rochosos das praia Costa Azul e dos Namorados, Balneário de Iriri, Anchieta, no Estado do Espírito Santo. É possível que a presença dos microhabitats tenham contribuído para a abundância e riqueza da macrofauna associada aos bancos do bivalvo P. perna, tanto na primeira como na segunda amostragem, no costão rochoso da praia Costa Azul, Balneário de Iriri, Anchieta (ES).
Palavras-chave: Bancos de mexilhões, macrobentos, estuário.