65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A UTILIZAÇÃO DO RECURSO “APRENDENDO LEUCÓCITOS” NO ENSINO DE BIOLOGIA.
Jéssica da Rocha de Alencar Bezerra - Graduanda em Biologia e Bolsista do PIBID-IFPI
Gualberto de Abreu Soares - Supervisor PIBID-IFPI e Tutor da UAB-UFPI
INTRODUÇÃO:
O ensino de Biologia tem se tornado um desafio a cada momento, seja pela complexidade de detalhes dos objetos de estudo ou pela exigência de dinamização do ensino.
O tema Sistema Imunológico, ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade dos alunos, gera dúvidas ou desorganizações do pensamento, por possuir muitos detalhes e sequencias aos quais é necessário se ater. Os conceitos necessários às sua aprendizagem provém da Histologia Animal e da Biologia Celular . É importante estabelecer as relações de ligação entre os conteúdos para evitar a mecanização da aprendizagem, possibilitando uma aprendizagem significativa, idealizada por Ausubel (1982).
Em sua teoria, Ausubel apresenta uma aprendizagem que respeite e conduza o aluno a imaginar-se como parte integrante desse novo conhecimento através de elos, de termos familiares a ele. Tendo por base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, foi desenvolvido um recurso didático, o objeto de aprendizagem “Aprendendo Leucócitos”, que consiste em modelos de glóbulos brancos do sangue reproduzidos em buscuit, em tamanho aumentado, facilitando sua visualização e manipulação tanto pelo aluno como pelo professor, visando uma maior proximidade dos alunos com o objeto de estudo, conduzindo-os a uma aprendizagem significativa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os principais objetivos do presente trabalho foram : Aplicar o produto “Aprendendo Leucócitos” de modo a verificar se o mesmo exerce impacto na aprendizagem do alunado do Ensino Médio; Promover o entendimento em relação à diferença entre os leucócitos granulócitos e agranulócitos e relacionar a morfologia dos leucócitos às suas respectivas funções no organismo.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Zacarias de Góis( Liceu Piauiense), os sujeitos envolvidos foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de faixa etária entre dezesseis e dezessete anos de ambos os sexos. Primeiramente todos os quarenta alunos integrantes da turma responderam a um questionário diagnóstico que visava verificar os conhecimentos prévios dos mesmos em relação ao tema leucócitos. Logo depois a turma foi dividida em dois grupos de vinte alunos. O primeiro grupo (grupo 1) foi submetido a uma aula expositiva e dialogada utilizando-se data-show, slides e computador juntamente com recurso “Aprendendo Leucócitos”, que possui células representativas dos cinco principais tipos de leucócitos ( neutrófilo, basófilo, eosinófilo, monócito e linfócito), ao qual puderam manipular, visualizar , verificar as semelhanças e diferenças morfológicas entre os leucócitos, relacionando às suas respectivas funções. O segundo grupo de alunos (grupo 2) foi submetido a uma aula expositiva e dialogada utilizando-se o data-show, slides e computador como recursos, e não interagiram com o recurso “Aprendendo Leucócitos”. Os grupos 1 e 2 foram submetidos ao mesmo questionário após a aula. Para analisar os resultados foi utilizado o método de análise estatísticas dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A primeira questão visava verificar os conhecimentos em relação à função dos leucócitos no organismo.A análise dos resultados mostrou que 90% dos alunos dos grupos 1 e 2 acertaram a resposta, após a intervenção, 100% do grupo 1 e 100% do grupo 2 acertaram a resposta. A segunda questão possuía objetivo de verificar a percepção das diferenças entre os leucócitos granulócitos e os agranulócitos. Antes da abordagem, 5% dos alunos do grupo 1 e 10% dos alunos do grupo 2 acertaram a resposta, após a abordagem, 70% do grupo 1 e 65% do grupo 2 acertaram a questão.A terceira questão visava relacionar a morfologia de cada leucócito à sua respectiva função. A análise dos resultados mostrou que 10% dos alunos do grupo 1 e 15% dos alunos do grupo 2 acertaram a questão , após a intervenção, 90% dos alunos do grupo 1 e 80% dos alunos do grupo 2 acertaram a questão. O desempenho dos alunos do grupo 1 foi significativamente maior em relação ao desempenho dos alunos do grupo 2. Conforme a concepção de aprendizagem significativa de Ausubel, buscou-se relacionar os conhecimentos prévios aos novos para obter êxito.
CONCLUSÕES:
Ao final do projeto pôde-se adquirir a efetivação de uma nova possibilidade de se abordar o tema “leucócitos” , promovendo a quebra de rotina na sala de aula.
Os conhecimentos prévios em comparação com os novos foram utilizados como parâmetros para perceber a importância da inovação em sala de aula.Embora os dois grupos tenham um desempenho bastante semelhante, foi possível perceber que o grupo de alunos que interagiu com o recurso “ Aprendendo Leucócitos” teve um aproveitamento significativamente maior que o da turma que não interagiu com o recurso. Percebeu-se que os alunos aprenderam a diferenciar os leucócitos em granulócitos e agranulócitos, bem com a relacionar a morfologia à suas respectivas funções no organismo, verificando que estas células integram o organismo humano e contribuem para a manutenção da saúde. Conforme a teoria Piagetiana, a aprendizagem só faz sentido à medida que o aluno consegue estabelecer elos com seu cotidiano
A intervenção utilizando-se o recurso “Aprendendo Leucócitos” nas aulas de Biologia foi positivamente válida, sendo passível de utilização pelos professores de Biologia no ensino desta disciplina nas séries do Ensino Médio.
Palavras-chave: ENSINO-APRENDIZAGEM, LEUCÓCITOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.