65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
ABANDONO FAMILIAR DE HOSPITALIZADOS EM TRATAMENTO DE TUBERCULOSE NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ
Danuza Almeida de Souza - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – UFPA
INTRODUÇÃO:
Atualmente, a tuberculose é um dos grandes problemas de saúde pública no país. Apesar de ter ocorrido avanços na ciência, e principalmente, nos modelos de saúde, a mesma continua desafiando o sistema médico de saúde através de grandes índices de morbidade e mortalidade, devido à deterioração dos serviços públicos de saúde no Brasil e o crescimento da miséria e pobreza que atinge uma grande parte de nossa população. O objetivo central a construção do perfil de usuário internado em tratamento de Tuberculose que se constitui em fatores de risco para o abandono familiar e como objetivos específicos: Levantar indicadores socioeconômicos e culturais para a construção do perfil de usuário, através da Ficha Social e Prontuários da Clínica de Pneumologia; Analisar a relação entre o abandono do usuário e os indicadores socioeconômicos e culturais informados pela Ficha Social e Prontuário e; Identificar os principais fatores de risco na relação entre o usuário e a família que motivam o abandono familiar, através da fala do usuário internado em tratamento da tuberculose.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Construção do perfil de usuário internado em tratamento de Tuberculose que se constitui em fatores de risco para o abandono familiar; Levantar indicadores socioeconômicos e culturais, através da Ficha Social e Prontuários da Clínica de Pneumologia; Analisar a relação entre o abandono do usuário e os indicadores e Identificar os principais fatores de risco que motivam o abandono familiar.
MÉTODOS:
O estudo foi desenvolvido na Clínica de Pneumologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto em 2012, na cidade de Belém do Pará, com uma amostra universal de 10 usuários internados. Os sujeitos da pesquisa no qual constituíram - se na amostragem, obedeceram aos seguintes critérios: ser usuários internados na clínica, no período de abril a maio de 2012; diagnosticados com a patologia tuberculose; ser maior de 18 anos de ambos os sexos. A metodologia utilizada foi uma abordagem quanti-qualitativa com investigação de fontes documentais e orais. A escolha da abordagem qualitativa proporciona um maior aprofundamento do real na medida em que se busca identificar, analisar e compreender a subjetividade sobre o tema abordado. A abordagem quantitativa procurou dar ênfase aos dados coletados sistematicamente e analisados estatisticamente, buscando explicar objetivamente a realidade estudada. A pesquisa de campo utilizou para a coleta dos dados empíricos, a técnica da observação sistematizada para o conhecimento do espaço institucional, que foi definido anteriormente na fase exploratória. O procedimento para a análise e interpretação dos dados quantitativos da pesquisa de campo obedeceu às seguintes etapas: classificação, codificação, tabulação e análise reflexiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados alcançados da pesquisa foram os seguintes: possuem a mesma proporcionalidade de 50% em relação ao gênero masculino e o gênero feminino; tem escolaridade o Ensino Fundamental Completo; a maioria de 30% dos usuários são moradores de rua; vivem em casa de madeira com dois cômodos; realizam de 1 a 2 refeições diariamente e tem como base alimentar a farinha d’água, sardinha enlatada e salsicha enlatada; possui faixa etária entre 31 a 60 anos; com renda flutuante entre R$300.00 a R$700.00 ao mês; tendo como atividade predominante 30% que não possuem ocupação, e 20% que são empregadas domésticas. Os resultados do estudo indicam os fatores de incompatibilização entre o usuário e sua família, sendo o preconceito da família diante da doença tuberculose, o que provoca a exclusão do usuário do convívio familiar. Para a compreensão da doença, a pesquisa bibliográfica foi fundamental, visto que deu base teórica para o entendimento sobre a patologia e a relação familiar de usuário que realiza o tratamento desta doença em fase de internação hospitalar em nível de alta complexidade, onde o Brasil é um dos países classificado como emergente e a sexta maior economia do mundo, apresentando atualmente, um aumento na incidência da doença, assim como o Estado do Pará.
CONCLUSÕES:
O resultado do estudo demonstrou os fatores de incompatibilização na relação entre usuário e família, o preconceito da doença pela família excluindo o usuário do convívio familiar. A pesquisa mostrou que os usuários tuberculosos têm o desejo de curar-se da doença com o objetivo de retornar ao trabalho laboral e ao lar, por outro lado a associação da tuberculose e AIDS é frequente entre os usuários. Os indicadores socioeconômicos e culturais demonstraram a relação entre o abandono e os usuários devido ao perfil descrito dos mesmos, que são em maioria de ambos os sexos, com escolaridade baixa, não possuem renda fixa, estão desprovidos de ocupação ou são empregadas domésticas/vendedor de rua, e que geralmente não possuem vínculos firme com a família ou o perderam devido à ingestão de drogas ilícitas e são pertencentes ao formato familiar de monoparental feminina ou masculina simples. O sentimento de morte próxima predomina; vergonha pelo fato de poder contaminar outras pessoas; sensação de angústia; pouco conhecimento sobre da doença tuberculose. O Brasil apresenta o maior número de casos de tuberculose na América Latina, estima-se 130.000 casos novos anuais, ocupando a 16ª posição entre os 22 países que são responsáveis por 80% dos casos mundiais.
Palavras-chave: Doença, Família, Saúde Pública.