65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
PROSPECÇÃO DE FLAVONÓIDES E DETERMINAÇÃO DE FENÓIS TOTAIS EM ESPÉCIES DE LORANTHACEAE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Naiara de Freitas dos Santos - Química Industrial - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – UFAM
Odinéia do Socorro Pamplona Freitas - Profa. Dra. - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – UFAM
INTRODUÇÃO:
A família Loranthaceae tem sido relatada em artigos científicos com propriedades terapêuticas, ocorrem nas regiões tropicais e subtropicais, são consideradas epiparasitas porque crescem aderidas ao caule ou ramo das árvores através de haustórios e hemiparasitas porque penetram na madeira do hospedeiro retirando nutrientes e água. Possuem folhas clorofiladas capazes de realizar fotossíntese e são popularmente conhecidas por erva-depassarinho. A prospecção dos constituintes químicos, presentes nos extratos brutos, utilizando reveladores específicos em CCD podem detectar presença de várias classes de substâncias químicas, dentre elas os compostos fenólicos. Dentre as substâncias fenólicas destacam-se os flavonóides com inúmeros relatos de atividades biológicas: antioxidantes, inibidores de enzimas, precursores de substâncias tóxicas, antialérgicos, antiinflamatório, antiviral, antiproliferativo, anticarcinogênicos e antihemorrágico. O objetivo do trabalho consiste na prospecção fitoquímica de metabolitos secundários, ensaios cromáticos em tubos de ensaios e cromatografia em camada delgada (CCD), determinação da concentração de fenólicos e avaliação dos extratos brutos alcoólicos de folhas de espécie de Loranthaceae.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dosagem de fenóis totais presentes em dez espécies de Loranthaceae da Amazônia. Avaliar a potencialidade dos extratos alcoólicos de folhas de espécies de Loranthaceae para a produção de flavonoides por meio de ensaios cromáticos em tubos de ensaio e CCD. Determinar a concentração de fenólicos dos extratos por ensaio in vitro.
MÉTODOS:
Foi acondicionado (450g) do material botânico S. margintus e Cuculares em 3 cartuchos de papel filtro e acondicionados no Soxhlet para a obtenção dos constituintes químicos. Obtidos os extratos etanólicos, uma alíquota do extrato da S. marginatus (1g) foi solubilizado em clorofórmio e filtrado a vácuo. O resíduo obtido foi solubilizado em metanol (100 mL). Na retirada da clorofila da Cuculares, foi utilizada a propanona. Para prospecção fitoquímica: 3 ml de cada extrato foi adicionado em 19 tubos de ensaios (triplicata), para a identificação de antocianinas, antocianidina, flavonoides, lucoantocianidinas, catequinas e flavonas. A análise em CCD utilizou-se, as placas cromatográficas, Merck, em sílica gel GF 0,64 nos tamanhos 12 x 10 cm. Por capilaridade, (capilar de 20µL), os extratos foram aplicados na superfície da CCD, resultando dois halos distintos e equidistantes cerca de 0,5 cm. O gradiente escolhido para a corrida cromatográfica foi: BAW- H2O, acido metanoico e metanol(1:5:4). A placa foi imersa nessa solução com o intuito de separação e comparação dos constituintes químicos, após evaporação dos solventes, borrifou-se o revelador (NP/PEG) em toda a extensão da CCD, então a placa foi exposta a luz ultravioleta (UV) para a visualização dos constituintes químicos
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O rendimento dos extratos brutos da S. marginatus foi de 48,64g e da Cucculares foi de 25,01g. As reações que ocorreram nos tubos de ensaio durante a adição do HCl e NaOH nas amostras da S. marginatus resultaram na mudança de coloração das mesmas para verde escuro, amarelo turvo, vermelho ferrugem, vermelho ferrugem, amarelo turvo e vermelho ferrugem. Nas amostras da Cuculares, foram observadas as cores amarelo claro, amarelo esverdeado, verde turvo, amarelo esverdeado, verde turvo e amarelo pardo.
Para a espécie S. marginatus houve indicativo da presença de flavonóides, tubos 3, 4 e 6 deram resultados positivos, com a coloração vermelho ferrugem. O tubo de número 1 ficou com a coloração verde escuro. Na da Cuculares, somente o tubo 6 com a coloração amarelo pardo, apresentou a presença de flavonóides. O tubo de número 1 ficou com a coloração verde escuro. Observamos a corrida cromatográfica (ultravioleta) dos extratos após serem submetidos à CCD com o eluente BAW revelados com NP/PEG. Visualizamos três manchas com Rf de 0,82; 0,68; 0,55 para o extrato da LPE001, e Rf de 0,65; 0,51; 0,35 para o extrato da LSM001.
Durante o teste de coloração da solução de cada extrato, observou-se a cor verde e seus precipitados verdes em ambos os extratos, indicando fenóis totais.
CONCLUSÕES:
Destaca-se a espécie S. marginatus a presença de flavonóides nos tubos 3, 4 e 6 que apresentaram resultados positivos com relação a Cuculares. Com relação ao rendimento a espécie citada acima se destacou. A inspeção sob luz ultravioleta da placa cromatográfica revelou um qualitativo de constituintes químicos que futuramente serão objetos de estudos em fracionamentos cromatográficos. As espécies encontradas no Amazonas podem servir de contribuições para apoiar os escassos estudos quimiotaxonomicos da espécie, e para descobertas de novas substâncias com possibilidades terapêuticas e aplicações tecnológicas.
Palavras-chave: Prospecção fitoquimica, Struthantus marginatus, Cuculares.