65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Estudo da comunidade de Coleoptera em um sistema de policultura no Agreste Meridional de Pernambuco
José Gomes da Silva Filho - UAG/UFRPE
Jéssica Dayana de Souza Silva - UAG/UFRPE
Ivan Carlos Fernandes Martins - UFRAM
Mardonio Pereira de Noronha - UAG/UFRPE
José Alexandre da Silva - UAG/UFRPE
César Auguste Badji - UAG/UFRPE
INTRODUÇÃO:
A utilização de sistema de policultura ou consórcio entre a cultura do cafeeiro e do feijoeiro pode ser uma solução para que ambas as culturas aumentem a produção no estado de Pernambuco. Este sistema de cultivo diversificado pode auxiliar também vários agricultores, principalmente, os pequenos, que podem agregar valor na sua área de produção. Segundo Altieriet al. (2003), o sistema de policulturas pode acarretar vários benefícios como a redução de insetos pragas, supressão de plantas invasoras, melhor uso dos nutrientes do solo e aumento da produtividade por unidade de área.
Na cultura do cafeeiro e do feijoeiro várias são as causas que podem reduzir a produção, o que ocasiona grandes prejuízos nessa cultura, sendo os insetos fitófagos um dos principais agentes prejudiciais. Esses insetos podem se alimentar de todas as partes da planta, das raízes às estruturas de reprodução, durante todo ciclo da cultura (REIS; SOUZA, 1986; YOKOYAMA, 1996).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Devido à importância destas culturas e do complexo de insetos que podem ocorrer, este estudo teve como objetivo conhecer o número de morfoespécies e espécimes de coleópteros encontrados no sistema de policultura com cafeeiro e feijoeiro no Agreste Meridional de Pernambuco.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado na Estação Experimental de Brejão-PE, pertencentes ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e no laboratório de entomologia aplicada da (UAG-UFRPE). A área experimental apresentou 5.000m² e solo do tipo Latossolo Amarelo Distrófico. A área de estudo apresentava as seguintes coordenadas geográficas: latitude 9°01’02” sul, longitude 36° 30’ 16” a oeste, altitude 850m, temperatura media 22,3° e precipitação pluviométrica anual media de 1.404mm. A área foi consorciada com feijão comum e café arábica com dimensões de 0,25 ha (25x100m) para cada cultura, sendo o feijão de cultivo anual, e o cultivo do café perene que já estava plantado com 6 anos na área. A área de café foi composta por 08 linhas com espaçamentos de dois metros entre linhas, anterior e lateralmente ao cultivo de café encontrava-se faixa de plantas espontâneas.
Os coleópteros foram capturados em armadilhas de solo (alçapão), para essas armadilhas foram utilizados copos plásticos de 500 ml um cortado ao fundo servindo de base no solo e outro onde era depositada a solução de detergente e formaldeído a 1% do qual ocupava 1/3 do volume do copo, a coleta do material era feita semanalmente com auxilio de grades para o transporte, após a chegada ao laboratório o material era triado e separado por morfoespeciação, e consequentemente enviados para um especialista. Para a analise dos dados considerou-se o total de espécimes amostrados ao longo do período do experimento, totalizando 5 amostragens.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O total de onze famílias foram encontradas durante todo o período de estudo, com um total de 275 espécimes e 38morfoespécies. Entre as famílias, Chrysomelidae e Carabidae destacaram-se como as mais diversas com 28,9 e 21,1% do total de espécies de Coleóptera amostrados, respectivamente. A família Chrysomelidae também se destacou pela abundância, sendo encontrados 180 espécimes o que correspondeu por 65,5% do total. Este elevado número de crisomelídeos pode estar relacionado com o hábito alimentar destes besouros, tendo em vista que muitas espécies de crisomelídeos são insetos pragas da cultura do feijoeiro (QUINTELA, 2001).
Apesar dos carabídeos apresentarem oito morfoespécies o número de espécimes foi relativamente baixo (29 espécimes) quando comparado ao número de crisomelídeos. Entretanto, vários são os fatores que podem ter influenciado para esta baixa ocorrência, como fatores bióticos e abióticos. Porém, para discussão deste resultado há necessidade de um período de amostragem ao longo do tempo e inclusão de outros fatores ambientais.
As famílias de Tenebrionidae e Scarabeidae apresentam alteração em seu ciclo biológico e abundância devido a influências de fatores ambientais como temperatura e precipitação pluvial (KRASNOV & SHENBROT, 1997; CARPANETO & FATTORINI, 2001; PRICE, 2004). Neste estudo os fatores ambientais como temperatura e precipitação pluviométrica podem ter influenciado a ocorrências destas famílias, sendo baixa precipitação durante o período.
CONCLUSÕES:
Devido à diversidade de plantas em ambientes de policultivo tem melhorado as condições de cultivo ampliando de forma significativa a diversidade de insetos que controlam pragas reduzindo as perdas em cultivo, com isso a diversidade e abundância das famílias Chrysomelidae e Carabidae se dar devido as diversidade desse sistema e também de acordo com as condições encontradas no ambiente.
Palavras-chave: Coleoptero, Carabeideae, chrisom.