65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ARTE – GEPA: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA.
Mayara Karla da Anunciação Silva - Instituto Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho teve como foco o ensino da arte-educação nos cursos integrados do Instituto Federal do Maranhão em Açailândia, mediante a observação dos objetos artísticos construídos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte – GEPA. A formação deste grupo possibilitou aos educandos um contanto permanente com a arte e a cultura, sendo enfatizada na investigação a forma como os processos de construção do saber estético aconteciam que são essenciais para o desenvolvimento humano. Dessa forma Ana Mae Barbosa por meio da metodologia triangular estimula ao educando o conhecimento completo da obra e da experiência estética, já que ao estudar o contexto histórico do autor da obra, os elementos de construção e criação do objeto artístico o sujeito constrói referenciais para analises futuras das criações estéticas, o que os torna capazes de se relacionarem com o mundo através da visão estética adquirida. Nesta perspectiva socializar os processos científicos vivenciados nos laboratórios artísticos do GEPA é de fundamental importância para a construção de saberes no que diz respeito à relação da arte-educação com o currículo integrado dos IF´S.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ao estudar a origem, formação, metodologia, experiências do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte - GEPA do Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia objetivou-se em conhecer e construir um novo conhecimento, de criar possibilidades estéticas, mediante a formação profissional do educando, além de compreender como esse conhecimento é desenvolvido nos processos de ensino e aprendizagem.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado sob forma de pesquisa bibliográfica, a mesma seletiva, reflexiva e analítica, através de pesquisa documental, de campo e em sites especializados, bem como no blogger do grupo. Os dados estão coletados qualitativamente através de observações aleatórias de apresentações do grupo. As observações foram realizadas no interior dos processos culturais desenvolvidos pelos grupos em suas apresentações, identificando os sujeitos e suas relações com os objetos estéticos por eles criados, como por exemplo, a construção de um personagem e sua representatividade mediante o público. O acompanhamento do cotidiano escolar foi feito através de monitoramento entre os docentes que ministravam aulas para a comunidade em geral e para os integrantes do GEPA, seus diagnósticos foram essenciais para identificar de que forma os alunos que participam do grupo relacionam o conhecimento estético com as demais áreas do saber. A partir dos resultados e estudos que foram realizados, foi criado um portfólio explicitando através de uma linguagem cientifica e artística a importância do GEPA, dos processos por ele desenvolvidos e sua contribuição lúdica a história e características socioculturais para o ensino Integrado do IFMA na cidade de Açailândia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte – GEPA é composto por alunos (as) do Ensino Médio Integrado na idade entre a idade de 14 a 16 anos dos cursos que o IFMA oferta em Açailândia. As “Semanas de Formação” ministradas por profissionais de diferentes áreas caracteriza um diálogo entre a formação profissional e a formação cultural, evidenciado a contribuição do pensamento estético para a construção do saber técnico-científico. Outro fato constatado foi à mudança radical de valores sobre a concepção da Arte e da Cultura, nos locais onde o GEPA realiza suas apresentações e principalmente na escola, o alunado passou a valorizar mais os objetos artísticos e a discutir sobre suas raízes. Foi questionado aos alunos partícipes do grupo sobre o acesso e estímulo ao conhecimento cultural, em relação ao assunto todos responderam que, devido à carência de ambientes que proponham atividades culturais na cidade, o GEPA e os eventos realizados pelo IFMA, tem estimulado e complementado esse conhecimento. Nas conversais informais e observações realizadas os sujeitos falaram sobre a influência do GEPA no meio acadêmico, onde resaltaram que ao ter contato com a experiência estética, seu pensamento cientifico foi instrumentalizado para as demais disciplinas, aprimorando a formação profissional.
CONCLUSÕES:
O trabalho de pesquisa sobre os efeitos do GEPA através da experiência estética na sociedade tem se demonstrado um trabalho de investigação árdua, devido à necessidade de está presente em quase todas as participações e manifestações do grupo. Porém a investigação se torna também intrigante quando de fato é demonstrado que a arte e acultura são essenciais para formação profissional do homem. Ao analisar algumas apresentações do GEPA é notório que o grupo consegue através da linguagem artística estimular o público a percorrer, vivenciar e experienciar o objeto artístico, de modo a refletir sobre sua vivência no mundo e sobre o mundo, desenvolvendo a reflexão crítica, que por sua vez ocasiona a construção do saber técnico-científico. Nas atividades realizadas pelo GEPA é perceptível a mudança no pensar e agir com o mundo contemporâneo no ambiente escolar, devido às inúmeras intervenções políticas que grupo apresenta em suas experiências estéticas. A mudança de concepção demanda um árduo trabalho de leitura e decodificação dos códigos artísticos que na amplitude são negados as classes marginalizadas pela conjuntura econômica, social e política do nosso país. Dessa forma o indivíduo que conhece sua cultura constrói sua própria história.
Palavras-chave: Gepa, Arte, Estética.