65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
ANÁLISE COMPARATIVA DOS GASTRÓPODES E BIVALVOS NOS BANCOS DE Perna perna DOS COSTÕES ROCHOSOS DA ILHA DO GAMBÁ E DAS PRAIAS MONTE AGHÁ, ITAIPAVA E ITAOCA, BAÍA DE BENEVENTE, ES
Natália Costa Ramos - Depto. de Zoologia – ICB – UFJF
Clésio Castro da Silva - Biólogo voluntário do Núcleo de Estudos de Biomas Costeiros – ICB – UFJF
Gilson Alexandre de Castro - Prof. MSc./Orientador – Depto. de Zoologia – ICB – UFJF
INTRODUÇÃO:
Os moluscos apresentam uma grande variedade de táxons e hábitos de vida na região costeira apresentando um bom potencial como indicadores ambientais. É importante conhecer sua distribuição e os fatores de influência a fim de auxiliar no monitoramento de possíveis distúrbios no ambiente marinho.
Os moluscos geralmente apresentam uma zonação horizontal em regiões rasas relacionada às variações ambientais e ao tipo de fundo, onde mudanças na natureza do substrato podem influenciar na ocorrência das populações destas espécies.
Quanto ao modo de vida dos mexilhões, após a sua fase larval planctônica, fixam-se a um substrato rígido por meio de fios de bisso dai formam os chamados bancos de mexilhões, ficando temporariamente ou permanentemente submersos na zona entre marés. Por ser uma espécie euriótica, possui a capacidade de resistir a variações de temperatura (euritérmica) e salinidade (eurihalina).
Além da importância do mexilhão Perna perna como fonte de alimento e sustento econômico para as família litorâneas, ele também tem-se constituído em um importante bioindicador de águas poluídas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos do presente estudo foram verificar e analisar pela primeira vez a abundância e riqueza de gastrópodes e bivalvos bentônicos nos bancos de mexilhões, nos costões rochosos da Ilha do Gambá e das praias Monte Aghá, Itaipava e Itaoca, localizadas na Baía de Benevente, litoral sul do Estado do Espírito Santo.
MÉTODOS:
Foram escolhidas três áreas nos bancos de Perna perna nos costões rochosos da ilha do Gambá (200 50’ 46,4” S e 400 43’ 28” W), e das praias Monte Aghá (200 52’ 2,5” S e 400 45’ 29,8” W), Itaipava (200 53’ 30,5” S e 400 46’ 0,4” W) e Itaoca (200 54’ 18,3” S e 400 46’ 36,7” W), ES. Estas áreas foram definidas de acordo com a facilidade de acesso aos bancos de mexilhões.
As coletas realizaram-se no período da manhã, durante uma maré de sizígia nos dias 20 de fevereiro e 04 de setembro de 2010.
As análises da abundância dos moluscos realizaram-se através de raspagens destrutivas utilizando quadrados de 20 X 20 cm distribuídos aleatóriamente nos bancos de P. perna, sendo as amostras inseridas no interior de sacos vedados, acondicionadas em caixas térmicas e fixados em formalina a 10% no laboratório do Núcleo de Estudos de Biomas Costeiros do litoral Sul do Estado do Espírito Santo, Piúma (ES).
No laboratório de Protostômios II (UFJF), os espécimes de gastrópodes e bivalvos foram triados e identificados.
Para as análises da diversidade baseamos nos Índices de Margalef e de Shannon-Wiener, além das análises do grau de constância, dos grupos tróficos e do índice de importância trófica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Encontramos os táxons Brachidontes solisianus, Isognomon bicolor, Crassostrea sp, Nucula brasiliana, Corbula caribaea; Tricolia affinis, Littorina ziczac, Turbonilla pusilla, Pseudomalaxis nobillis, Olivella sp, Astraea sp, Cerithiopsis gemmulosa, Nassarius albus, Nitidella nitida, Tegula viridula, Epitonium unifasciatum, Caecum sp, Collisella subrugosa, Fissurella rosea, Fissurella clenchi, Cymathium parthenopeum, Rissoyna bryerea, Anachis obesa e Nudibranchia sp.
Os gastrópodes representaram 1.992 a 1.156 espécimes e os bivalvos 3.727 a 3.779 espécimes.
O menor índice de Shannon-Wiener, foi na praia Itaoca (0,2383) e o maior (0,7455) na praia Montes Aghá. O índice de Margalef variou de 0,8236 na praia Itaipava, e de 2,6270 na praia Itaoca.
O grau de constância dos gastrópodes apresentou a maioria das espécies constante (18,18% a 54,55 %) e para os bivalvos espécies constantes (20,00%) e acessórias (80,00%).
Os grupos tróficos e o índice de importância trófica dos gastrópodes apresentaram uma predominância de espécies herbívoras na praia dos Namorados (TI= 57,1). Todos s bivalvos encontrados foram filtradores.
CONCLUSÕES:
Os resultados da primeira e segunda amostragem, sugerem a uma adaptação ou então a perda da abundância e riqueza original dos gastrópodes e bivalvos encontrados nos bancos do bivalvo Perna perna nos costões rochosos da ilha do Gambá e das praias Monte Aghá, Itaipava e Itaoca, que até então não haviam sidos registrados para a região.
Palavras-chave: Bancos de mexilhões, entremarés, estuário.