65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O DESPERTAR PARA A DOCÊNCIA COM A PRÁTICA DE MONITORIA DE FÍSICA GERAL I: RELATOS DE UMA GRADUANDA EM LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
Bruna Cristina Prolo - Depto. de Química - UFMT
Elzio José Pacheco - Prof. Ms/Orientador - Insto. de Física - UFMT
Mariuce Campos de Moraes - Prof. Ms/Co-orientador Depto. de Química - UFMT
Karla Regina Prolo - Prof. da rede municipal - UFMT
INTRODUÇÃO:
A monitoria é a modalidade de ensino e apoio pedagógico que marca os passos da vida acadêmica e oportuniza o desenvolvimento teórico-prático do aluno. O contato direto com discentes e docentes incita a interação e a associação, estimulando, a compreensão da importância da ética nas relações interpessoais e profissionais, a percepção da importância da atualização contínua, bem como o despertar para a docência. A disciplina de Física Geral I é oferecida no segundo semestre do Curso de Bacharelado e Licenciatura Plena em Química, sendo base para as subsequentes, e exige manuseios matemáticos e certo conhecimento em cálculos, e tem-se observado que existe nos monitorados dificuldades para a resolução de listas de exercícios, confecção de relatórios das aulas praticas e interpretação de exercícios. Visando que essa deficiência vem do ensino médio, a tutoria e a monitoria são de grande valia para o nivelamento dos alunos ingressantes, facilitando assim uma melhor absorção dos conteúdos e teorias ministradas. Apesar de algumas peculiaridades encontradas, a monitoria é compreendida como uma atividade formativa de ensino que contribui para o desenvolvimento da competência pedagógica, auxilia na apreensão e produção do conhecimento e experiência com o processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ao termino da monitoria o aluno monitorado deverá ser capaz de compreender, analisar, investigar, representar, contextualizar e resolver problemas a cerca dos conteúdos trabalhados na disciplina de Física geral 1, integrando o senso comum ao pensamento cientifico. E ao monitor contribuir com a experiência na orientação do processo de ensino-aprendizagem e incorporando ao despertar para a docência.
MÉTODOS:
A relação de trabalho na monitoria foi construída como uma teia interligando assuntos da disciplina Física Geral I, enfatizando a possibilidade de recriar o que foi feito pelo aluno. Por meio da pesquisa, plano de ensino, programa e roteiro de aula os mais diversos temas ligavam o trabalho a ação educativa. A interação ocorre de forma complexa, do relacional e interdependente. No universo, nada está isolado, mas sempre em relação a algo. O indivíduo, ao mesmo tempo em que é autônomo, é dependente numa circularidade que o singulariza e distingue simultaneamente. Portanto a proposta se constitui em fazer o levantamento do conteúdo proposto pelo professor e prévio dos alunos, e assim realizando a construção da problematização e levando os mesmos ao levantamento de hipóteses, com base nos conteúdos passados pelo professor, tanto dos conteúdos teóricos como nas aulas de laboratórios, e por fim construindo as novas sínteses na sistematização dos conhecimentos, com as resoluções de exercícios. É utilizado como recursos os modelos explicativos com a finalidade de integrar os alunos ao pensamento científico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sabendo que é função da monitoria propiciar aos alunos monitorados a construção de mecanismos e ferramentas que propicie e facilite o manuseio da teoria e conteúdos da disciplina, para que se torne fácil a compreensão. A utilização de uma metodologia especifica como uma unidade de concepção interacionista, que parte dos modelos pedagógicos e epistemológicos, ressaltando o construtivismo e a pedagogia relacional, é, portanto, a que mais apresentam resultado positivo na literatura, por isso aplicamos a monitoria de Física Geral I, e dentro dos resultados obtidos, não fugiu a regra. Dentre os objetivos alcançados, o mais importante, foi o auxilio no desenvolvimento intelectual dos alunos da disciplina, demonstrado pelo acompanhamento e pelo relato dos próprios alunos que participaram do programa de monitoria, tendo boas notas nas avaliações e sendo os mesmos aprovados na disciplina. Contudo, a monitoria não conseguiu auxiliar a todos, devido à fatores extrínseco e intrínseco, demonstrado pelas faltas nas atividades didático-pedagógica, notas baixas e índice de reprovação desses alunos. Outro objetivo alcançado foi à experiência pratica/didático-pedagógica vivenciada pela aluna monitora, que propiciou a mesma uma contribuição de estima valia para a sua formação profissional.
CONCLUSÕES:
Colocando-me como uma futura educadora, tenho claro que devemos recorrer aos conhecimentos prévios, aprofundando e ampliando conceitos, oferecendo ao educando a oportunidade de conhecer novas maneiras, tanto generalizadas e universais de ver o mundo, complementando a sua visão do mundo social. Portanto, a dinâmica da monitoria, quando optamos por uma pedagogia crítica, muda o espaço de atuação do professor e do aluno, nessa polivalência de ações, as diversidades metodológicas acontecem. Os alunos ao serem problematizados despertam para o mundo em sua volta, e, com isto, trazem informações e sintetizam os novos conhecimentos entrando no ciclo do ensino-aprendizagem estabelecido pelas concepções renovadora e libertadora, findando a importância da monitoria como contribuinte no processo de aprendizagem da disciplina de Física Geral I.
Palavras-chave: Monitoria, Ensino de Química, Ensino-aprendizagem.