65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
DIAGNÓSTICO ECONÔMICO DE BARRA DO CORDA-MA: ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DO MICROCRÉDITO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL.
Ana Paula Gomes de Matos - Aluna Bolsista - PIBIC Jr - IFMA
Gabriela de Carvalho Veloso - Professora Especialista/ Orientadora - IFMA
Osmir Custódio Mariano - Aluno Voluntário- PIBIC Jr - IFMA
INTRODUÇÃO:
Estudos comprovam que a criação de programas de microcrédito voltados para microempreendedores, mostraram-se viáveis do ponto de vista do custo operacional e da baixa inadimplência, além de contribuírem para melhoria de vida das populações envolvidas. Com esse apoio, os pequenos empreendedores têm a oportunidade para ampliarem a empresa e desfrutarem de maiores oportunidades na manutenção de seus negócios no contexto local.
O microcrédito seria responsável pela viabilização econômica de projetos que levam o país a um maior nível de crescimento, desta forma, este tem sido o principal instrumento das chamadas politicas públicas de geração de emprego e renda como resposta à crise do emprego, mas não o microcrédito oferecido sem orientação e acompanhamento, pois a intenção desta modalidade de crédito é tornar o empreendedor capaz de ampliar e gerir o seu negócio de forma cada vez mais independente, oferecendo assim o microcrédito orientado.
Considerando que o comércio de Barra do Corda é formado em sua maioria por pequenos empreendimentos, comerciantes autônomos e informais, o presente estudo contribuirá com informações referentes à contribuição econômica do microcrédito para região, além de mostrar quais os benefícios este proporciona para seus tomadores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
 Geral • Fazer uma análise da contribuição do processo de concessão de Microcrédito no desenvolvimento econômico de Barra do Corda -MA.  Específicos • Caracterizar o Microcrédito; • Demonstrar como o Microcrédito auxilia no Desenvolvimento econômico • Descrever os efeitos promovidos pela concessão de Microcrédito em Barra do Corda.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi realizado por meio da pesquisa quantitativa, teve como forma de abordagem a pesquisa descritiva e exploratória e utilizou como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Foi realizado em etapas, sendo estas as seguintes:
• Visitas aos órgãos fornecedores de crédito da cidade, a fim de identificar e caracterizar os principais programas de microcrédito;
• Visitas de reconhecimento para observação, a fim de complementar a elaboração do questionário e definição das empresas em que os estes seriam aplicados;
• Elaboração do questionário baseada nas primeiras observações, contendo assim questões abertas e fechadas;
• Aplicação do pré-teste, para que se observassem na prática as dificuldades ou não da aplicação dos questionários para possíveis correções;
• Após as devidas correções dos questionários, foram realizadas as aplicações destes, num total de cem (cada empresário ou responsável respondeu apenas um questionário com as seções já citadas anteriormente), distribuídos no intuito de cobrir de forma representativa as empresas e os empreendedores da área urbana de Barra do Corda;
• Tabulação dos dados (em planilhas do Excel organizadas em função das variáveis, provenientes do questionário final), análise e discussão dos dados e elaboração de relatório final.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Considerando que a pesquisa tinha como objetivo caracterizar o microcrédito em Barra do Corda e mostrar seus efeitos na economia, pode-se constatar que o programa de maior impacto econômico é o Crediamigo oferecido pelo Banco do Nordeste, que utiliza o microcrédito produtivo orientado e apresenta baixa inadimplência, este possui aproximadamente 5296 clientes ativos, sendo que a maioria são do sexo feminino. É relevante destacar que na cidade 85% das atividades desenvolvidas são pertencentes ao comércio, 13% ao setor de serviço e apenas 2% ao de indústrias, destes empreendedores 90% conhecem o Crediamigo e 45% já tiveram acesso ao mesmo, sendo que 82% dos empréstimos tomados são destinados ao capital de giro, o programa contribui para a melhoria de vida das famílias dos envolvidos, sendo que esta foi definida pelos mesmos como sendo o maior acesso à alimentação, saúde e educação de qualidade. Vale destacar que na cidade o Crediamigo vem atuando principalmente na geração de ocupação e renda para aqueles que até então se encontravam desempregados, porém sem conseguir gerar significativamente empregos para terceiros, já que 91% dos empreendedores informaram que não houve aumento na contratação de funcionário após a adesão ao crédito.
CONCLUSÕES:
De acordo com a análise feita a respeito da contribuição do processo de concessão do microcrédito na cidade de Barra do Corda, constatou-se que houve impacto positivo na vida dos tomadores de crédito, já que a grande maioria informou que houve melhoria no padrão de vida familiar.
Observou-se ainda que o microcrédito por si só, não consegue mudar em total a economia local, provocando um grande desenvolvimento econômico, porém mostrou-se um dos responsáveis pelo crescimento, já que este vem mostrando eficácia na luta contra a pobreza e exclusão social, pois o mesmo constitui um modelo de política que torna as pessoas autossustentáveis e que rompe com o assistencialismo.
Portanto, é de grande vantagem para os microempreendedores serem conhecedores de tais programas de crédito, para assim aderirem e garantirem a o desenvolvimento de seus empreendimentos ou pelo menos ter a consciência das vantagens oferecidas pelos mesmos.
Um ponto que não pode ser esquecido é que além de proporcionar impacto econômico entre os entrevistados, não houve manifestações de que tenha ocorrido piora na condição de vida em detrimento do empréstimo, mostrando que seu objetivo social vem sendo contemplado.
Palavras-chave: Crédito, Crescimento Econômico, Empreendedorismo.