65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
A IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO NA CIDADE DE DELMIRO GOUVEIA-AL E SUA INTERFERÊNCIA NO TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Felipe Guilherme de Oliveira Melo - PET Engenharias – Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão
Robério Satyro dos Santos Júnior - Programa de Extensão AÇÕES – Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão
Bruna Rosa de Barros - Profa. M.Sc./Orientadora – Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão
INTRODUÇÃO:
Uma das consequências da Revolução Industrial foi o início de um grande e desordenado processo de urbanização, provocado pela migração em massa dos recursos humanos; das áreas rurais para as urbanas. Esse acontecimento fez com que a população urbana crescesse de forma exponencial, aumentando a demanda de recursos naturais para suprir suas necessidades, aliada à cultura consumista e à desigualdade social. Estes fatores contribuem diretamente com o aumento dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

Nesse panorama, salienta-se que a preocupação com a geração de resíduos provém da necessidade do descarte adequado dos mesmos. De acordo com o Tribunal de Contas da União (2011), 57% dos municípios brasileiros destinam os RSU para locais impróprios, conhecidos como lixões. Em relação à região Nordeste, Nogueira e Rocha (2001), afirmam que dos RSU recolhidos, 90% é jogado em lixões a céu aberto.
Diante das considerações supracitadas, considerando o Plano Nacional de Resíduos Sólidos criado em 2012, que estabelece a extinção de todos os lixões do Brasil até 2014, a saber, 2.906 lixões (BRASIL, 2012), esta pesquisa buscou realizar estudos e atividades de conscientização com os catadores de materiais recicláveis que atuam no lixão da cidade de Delmiro Gouveia, situada no alto Sertão alagoano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nesta pesquisa, objetivou-se promover e expandir a discussão a respeito dos impactos ambientais causados pela problemática dos RSU, bem como atuar na conscientização dos catadores de materiais recicláveis; um dos principais envolvidos com a desativação dos lixões. Além disso, buscou-se investigar o andamento do processo de construção do aterro sanitário do município de Delmiro Gouveia – AL.
MÉTODOS:
No que concerne aos objetivos, a pesquisa é classificada como exploratória e intervencionista; ao passo que visa proporcionar maior familiaridade com o problema, objetivando torná-lo explícito ou construir hipóteses a partir da identificação de dificuldades. Além disso, utilizou-se o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. Quanto aos procedimentos técnicos esta pesquisa é classificada como pesquisa-ação.
Para avaliação do impacto das atividades, aplicaram-se dois questionários semiestruturados, buscando mensurar o nível de conhecimento que os catadores traziam acerca das questões que tangem à implantação do futuro aterro sanitário.
À luz disso, a partir da análise dos primeiros questionários, realizou-se um seminário de caráter informativo, tendo como pontos primordiais informar, divulgar e discutir com os 21 catadores, as principais vertentes da problemática que envolve o tema, bem como esclarecer os questionamentos que os mesmo traziam consigo. Esta atividade ocorreu no próprio lixão, devido à dificuldade em deslocar os catadores do seu local de trabalho. Além disso, percebeu-se a necessidade de usar uma linguagem informal, tendo em vista que grande parte dos catadores é analfabeta; e abordar temas cotidianos, a fim de estimular a discussão entre eles.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Por meio de visitas realizadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Delmiro Gouveia-AL, foi possível conhecer e acompanhar o projeto de implantação do aterro sanitário. O órgão supracitado disponibilizou alguns documentos relacionados ao tema; dentre eles, a planta baixa do aterro e sua localização.
Quanto à análise dos 18 questionários, verificou-se que nenhum dos catadores recebe mais de um salário mínimo com a venda dos materiais. Quantos aos motivos que levam os mesmos a trabalharem no lixão, 55,56% (10 catadores) alegram a falta de empregos; 27,78% (5 catadores) afirmaram trabalhar por necessidade, enquanto o restante, 16,67% (3 catadores) trabalham porque gostam.
No que concerne ao conhecimento acerca do aterro sanitário, 16 catadores (88,89%) afirmaram que não sabem o que é nem como funciona o aterro; os demais, dois catadores (11,11%) afirmaram que é um local onde o lixo vai ser enterrado. Após o seminário, o objetivo quanto à conscientização sobre o aterro sanitário, cooperativas e associações havia sido alcançado. Ou seja, a metodologia utilizada, por meio do uso de imagens e da comunicação informal, contribuiu para facilitar o contato com os catadores, estabelecendo uma relação dialógica eficiente, baseada na troca de conhecimentos.
CONCLUSÕES:
A mudança no tratamento dos RSU contribuirá de forma significativa com a diminuição de inúmeros problemas inerentes à disposição irregular dos mesmos. Entretanto, ao analisar estas questões, deve-se considerar não só os problemas relacionados aos RSU, mas também, todos aqueles que estão envolvidos neste processo. Nessa perspectiva, salienta-se que os catadores desempenham um papel importante na coleta e separação destes resíduos; diminuindo a quantidade dos mesmos nos lixões e contribuindo com a minimização dos impactos ambientais.
Diante dessas considerações, a atuação dos catadores é uma questão que não deve ficar inerte nesse processo. Assim sendo, este projeto buscou atuar, de forma direta, com os 21 catadores do lixão do município de Delmiro Gouveia-AL; buscando, através de atividades extensionistas, conscientizá-los quanto à implantação do aterro sanitário.
Ademais, ressalta-se que o desenvolvimento de atividades deste caráter viabiliza a instituição de políticas públicas relacionadas ao tema e coopera com a diminuição da desigualdade social, à medida que busca conscientizar e instruir indivíduos que estão à margem da sociedade e que, na maioria dos casos, não tiveram uma boa formação educacional.
Palavras-chave: RSU, Sertão alagoano, lixões.