65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
POESIAS DE ANTÔNIO FRANCISCO NA SALA DE AULA: HISTÓRIA, GEOGRAFIA E TRANSVERSALIDADE
Amanda Keliane Soares Oliveira - Departamento de Educação, Faculdade de Educação – UERN
Luana Thainá Dantas Alves Cardoso - Departamento de Educação, Faculdade de Educação-UERN
Alessandro Teixeira Nóbrega - Prof.Dr./Orientador- Departamento de Educação – UERN
INTRODUÇÃO:
Análise das poesias de Antônio Francisco que possam ser utilizadas nos conteúdos formais de História e Geografia, como também, nos temas transversais, a exemplo de ética, pluralidade cultural e meio ambiente. Este trabalho é uma pesquisa PIBIC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolvido na linha de investigação Ciência, Arte e Literatura do Grupo de Estudo e Pesquisa da Complexidade (GECOM) do qual fazemos parte como estudantes pesquisadoras voluntárias. O objetivo da pesquisa é propor uma elaboração bibliográfica com as contribuições de análises da pesquisa para os professores do Ensino Fundamental ou Médio. A pesquisa é um desdobramento da tese defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN). O trabalho é importante porque a universidade/faculdade de educação precisa contribuir para melhoraria da educação básica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudo das poesias de Antônio Francisco que podem ser utilizadas nas disciplinas de História e Geografia do Ensino Fundamental, além dos temas transversais, principalmente meio ambiente, pluralidade cultural e ética.
MÉTODOS:
A pesquisa foi uma análise das poesias de Antônio Francisco fundamentado em Antônio Cândido(1964), Ives Bonnfoy (2002) e Edgar Morin(1997) dentre outros. Depois foi feita uma comparação dos temas do ensino fundamental estabelecido nos parâmetros curriculares nacionais e dos temas transversais que podem ser relacionados com as poesias de Antônio Francisco. Foi realizada uma visita a escola e analisado os projetos políticos pedagógicos do ensino fundamental, e foi proposta aos professores uma contribuição bibliográfica de analise das poesias de Antônio Francisco que possam ajudá-los como temas geradores dos conteúdos formais de História e Geografia, como também dos temas transversais, a exemplo de ética, pluralidade cultural e meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As poesias de Antônio Francisco contribuíram significativamente para os professores do ensino fundamental nas salas de aula auxiliando nos conteúdos formais. Por exemplo, na poesia a lenda da ilha amarela foi utilizada como tema gerador do conteúdo de história “descobrimento do Brasil”. Infelizmente, por motivo de espaço, não é possível transcrever a poesia para depois demonstrar sua relação com o conteúdo citado. Na poesia, os macacos amarelos seriam índios e os macacos brancos os colonizadores. Quanto ao tema transversal, a ganância, a ética e a humildade, utilizamos a poesia história de pescador, onde demonstramos que é preciso ver com o coração e não com os olhares gananciosos do dinheiro. Assim, sua poesia anuncia que é preciso renovar a civilização (Morin, 1997).
CONCLUSÕES:
Compreendemos que as poesias de Antônio Francisco podem servir de auxilio aos conteúdos de História e Geografia do Ensino Fundamental das escolas públicas de Mossoró/RN, além dos temas transversais de meio ambiente, pluralidade cultural e ética. Na investigação viu-se que diversos conteúdos do ensino fundamental podem ser relacionados com as poesias de Antônio Francisco.
Em todo caso, a pesquisa desenvolvida até este ponto, demonstra grandes possibilidades de aplicação e importância fundamental para o auxilio do trabalho de ensino-aprendizagem dos professores do Ensino Fundamental I nas escolas públicas de Mossoró/RN.
Palavras-chave: Poesia., Antonio Francisco., Educação..