65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A INFLUÊNCIA DA BRINCADEIRA NA APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E AQUISIÇÃO DAS PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE.
Keila Raquel Pinto Araujo - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Joelma Reis Correia - Profa. Dra./Orientadora- Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
Esta investigação objetivou trabalhar a brincadeira como a principal atividade da infância, através das brincadeiras tradicionais por meio de contos, histórias infantis, confecção de brinquedos tradicionais, produções de brincadeiras, bem como compreender sua importância para a formação cognitiva dos sujeitos estudados na Unidade de Educação Básica Primavera. No presente estudo, buscou-se compreender a influência da brincadeira na apropriação de conhecimentos e aquisição das principais competências e habilidades e seus reflexos sobre a apropriação da cultura mais elaborada de crianças de 4 a 6 anos de idade. Segundo (ROSSLER, 2006, p. 55) a brincadeira da criança não é instintiva, mas objetiva, que tem como referência sua percepção do mundo dos objetos e símbolos humanos, os quais determinam a forma e o próprio conteúdo de seu brincar, a atividade lúdica se torna sua atividade principal porque é por meio dessa atividade que ela se torna capaz de se apropriar do mundo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compreender a influência da brincadeira na apropriação de conhecimentos e aquisição das principais competências e habilidades e seus reflexos sobre a apropriação da cultura mais elaborada de crianças de 4 a 6 anos de idade.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada entre os meses de Novembro de 2012 e fevereiro de 2013, na Unidade de Educação Básica Primavera, em São Luís, capital do Estado do Maranhão. Para a execução da pesquisa, realizamos um Estudo de Caso Etnográfico, que segundo André (2005, p.19), é um estudo em profundidade de um fenômeno educacional com ênfase na sua singularidade levando em conta os princípios e métodos da etnografia. Utilizamos também entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de colher informações precisas acerca do nosso objeto de estudo, realizadas com o corpo docente e discente da escola, que contabilizou o total de 25 entrevistados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados demonstraram a influencia positiva da promoção da brincadeira em sala de aula no incentivo da autonomia, criatividade e construção do conhecimento e a apropriação de uma cultura mais elaborada. A análise das entrevistas evidenciou algumas carências na promoção da brincadeira tais como: ausência de espaço, tempo e organização de brincadeiras que pudessem proporcionar a incitação do pensamento criativo e crítico, falta de estímulos dos professores para organizar atividades que despertem o interesse dos alunos em sua própria cultura através do ato de brincar que é um direito inalienável das crianças. Contudo, após a execução do nosso projeto pudemos observar uma mudança na autonomia e criatividade dos educandos, o contato diário com diversas brincadeiras possibilitou o desenvolvimento do senso crítico e emancipador dos educandos.
CONCLUSÕES:
Ao término da pesquisa, pudemos constatar que esta atividade possibilita às crianças pequenas novos conhecimentos e uma aprendizagem significativa. O jogo simbólico, a troca de papeis, a imitação, o faz de conta e a socialização com o (a) outro (a) faz parte desse aprendizado, um avanço significativo no que tange ao desenvolvimento pleno dos educandos em relação á iniciativa e criticidade reiterando a necessidade de termos ações voltadas para a brincadeira de forma a contribuir para a formação das crianças.
Palavras-chave: Brincadeiras, Aquisição de conhecimento, Infância.