65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
LENDAS URBANAS DA CIDADE DE MOSSORÓ- RN: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRENATURAIS
Edriano Pereira da Silva - Departamento de Educação, Faculdade de Educação – UERN
Andressa Arruda de Lima - Departamento de Educação, Faculdade de Educação – UERN
Alessandro Teixeira Nóbrega - Prof.Dr./Orientador – Departamento de Educação, Faculdade de Educação – UERN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é desenvolvido no Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Linguagem do Departamento de Educação (UERN), na linha de pesquisa Sociedade e Arte. O interesse pelo tema surgiu da curiosidade pelo assunto sobrenatural, na qual seus autores buscavam na internet e em filmes e documentários contos do imaginário. Após observarmos a riqueza de histórias folclóricas de personagens que embalaram nossa infância como: sereias, lobisomens, vampiros, dentre outros e que está presente não apenas na cultura do nosso Estado, mas em todo mundo, resolvemos buscar nas raízes da cultura da nossa cidade os personagens folclóricos de Mossoró-RN como: Lampião, Jararaca, o sargento que perambula pelo TG 07-010 (Tiro de Guerra), a operária que morreu na fábrica USIBRÁS, dentre outros. O intuito é de que por meio do conhecimento dessas histórias os conterrâneos da cidade valorizem sua própria cultura e resgatem os costumes que os seus antepassados vivenciavam por meio de rodas de conversas nas noites em calçadas e alpendres de suas residências ou praças, em que reuniam-se vizinhos, familiares, amigos para trocarem experiências por meio de conversas informais e descontraídas em que ouviam-se relatos vividos ou passados de pais para filhos, sobre contos de “fantasmas”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Resgatar lendas urbanas da cidade de Mossoró-RN e dos seus personagens folclóricos, despertando o interesse local e possibilitando a inserção desse assunto em sala de aula e em espaços diversos, dada a importância aos modos de vida e ricas experiências vivenciadas em momentos descontraídos em rodas de conversas que eram comuns entre os mais velhos, valorizando assim a cultura local.
MÉTODOS:
Esse trabalho foi baseado nas experiências vivenciadas ou relatadas por moradores da cidade de Mossoró-RN. Das conversas de boca de noite, na farmácia, na barbearia, nas histórias trazidas pelos caminhoneiros, pelo “bicheiro”, pelos versos do poeta impressos nos folhetos de cordéis que se compram na feira, pelos cantadores de viola e outros. A fundamentação teórica baseia-se em Le Goff, como em História e Memória, Tavares (2008), Laraia (2001), Camargo (2002) e Beltrão (2001) são os principais a serem destacados dentre os demais da bibliografia. Elaboramos entrevistas e questionários para moradores da cidade com o intuito de conhecermos as histórias que permeiam a memória popular ou a cultura local e que ainda são frutos de experiências ou contos que ouviram de familiares, vizinhos, amigos, dentre outros. As entrevistas e questionários seguiram as orientações metodológicas de Antônio Joaquim Severino e de Alves-Mazzotti (2002). Por meio de pesquisa de campo visitamos lugares tidos como “mal assombrados” como: a USIBRÁS, Museu Municipal, o antigo cemitério e uma residência no bairro do Alto da Conceição. Foi utilizado também as fotografias e vídeos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em todas as sociedades, os indivíduos possuem uma grande quantidade de informações em sua memória. A memória é essencial a identidade coletiva ou individual (Le Goff, p.469, 2003). Não podemos considerar apenas como lógico o próprio sistema de cultura e atribuir aos demais um grau de irracionalismo (Laraia, 2001). O relativismo cultural ajudou a entender a estrutura lógica do pensamento complexo dos populares (Strauss e Morin). A ideia de pertença a uma comunidade organizadora de significados e sentidos, como diz Bauman (2005), é uma necessidade e um desejo cada vez mais distante em um mundo onde as referências mudam constantemente. Tavares (2008) nos mostra que as identidades nacionais estão se desintegrando, em consequência do pós-modernismo. Em nível local, é possível encontrar formas de resistência. Os símbolos, memória e narrativas locais que identificamos em Mossoró, são formas de resistência: “[...] O homem só pode compreender o mistério da vida quando dispõe de instrumentos que lhe permitam desvendar o mundo do infinitamente pequeno [...]” (Laraia, p.89, 2001). Antes, as pessoas se reuniam a noite para contar lendas que envolvem a cidade e que fazem parte da cultura da população. Hoje, basta sentar na frente do computador que o mundo das lendas urbanas fica bem próximo.
CONCLUSÕES:
O trabalho demonstrou que os sentidos e significados culturais das lendas urbanas produzidos por uma identidade local só podem fazer parte da experiência subjetiva do mossoroense, se este de alguma forma se identificar ou fazer deste sentimento de pertença parte da representação dele próprio como sujeito de uma comunidade. Por meio desse trabalho estimulamos aos moradores da cidade de Mossoró-RN a valorização da cultura local, mas também que outros estados sintam-se instigados a realizar momentos como esses, resgatando também a sua cultura, pois nós costumamos reproduzir sempre as culturas dos outros países, esquecendo que em nossa cidade possui uma riqueza de histórias a serem contadas, diversos personagens a serem conhecidos e um mundo de possibilidades de atividades que valorizem as culturas locais que podem ser aplicadas não apenas em rodas de conversas informais, mas também podem ser levadas para as salas de aula, sendo um local propício para a valorização do saber.
Palavras-chave: Lendas Urbanas, Memória e Cultura, Folclore..