65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EXPRESSOS NO DIÁLOGO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Andressa Arruda de Lima - Departamento de Educação, FE – UERN
Giovana Carla Cardoso Amorim - Prof. Drª./Orientadora – Departamento de Educação, FE – UERN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é parte de uma pesquisa sobre a formação docente a partir das práticas pedagógicas que ocorrem no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Dessa forma, pensamos este estudo, tomando como respaldo a etapa da graduação. Frente às inquietações dos alunos diante da atuação profissional na Educação Infantil, por meio das experiências e apoiados na literatura específica do assunto, procuramos caracterizar como os teóricos elucidam a questão em foco, considerando: o Estágio Supervisionado, a relação teoria/prática e os saberes e habilidades que se desenvolvem nesse aluno em meio a sua formação inicial. Assim, justificamos a escolha do estudo, por pensarmos o aluno como um sujeito em processo de formação inicial, vivenciando emoções diversas ao longo do curso, e em especial no primeiro contato com a prática do estágio e, principalmente, pela necessidade de melhor conhecer as suas construções cognitivas, afetivas e sociais em relação à formação pedagógica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nosso objetivo é promover uma análise a partir dos relatos dos alunos do curso de Pedagogia da UERN, de aspectos da teoria e da prática e saberes e habilidades referentes ao papel do estágio na Educação Infantil.
MÉTODOS:
Para organização das bases teórico-metodológicas dessa pesquisa, nos utilizamos da leitura do RCNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – (1998), análise do Projeto Pedagógico da Faculdade de Educação da UERN (1997), de leituras, nas quais destacamos: Oliveira (2003), Pimenta (2004; 2006), Ibernón (2006) entre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada com os alunos do 5º período a partir da vivência no primeiro Estágio Supervisionado. No processo de análise de dados utilizamos a grelha de análise de conteúdo (Bardin,1977).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados apontam para a contribuição do novo currículo, e seus aspectos teóricos e práticos, bem como as contribuições do RCNEI e das disciplinas ligadas à infância no processo formativo dos discentes investigados como bases fundamentais; e aponta para fatores emocionais e sociais diretamente ligados às práticas educativas como: o medo, o excesso de compromissos acadêmicos, a falta de tempo e a realidade da sala de aula com crianças, assim como, desafios no contexto da preparação do planejamento e da execução para a prática pedagógica em educação infantil.
CONCLUSÕES:
O Estágio Supervisionado, nesta proposta formativa, é compreendido enquanto atividade teórica que materializa e oferece os instrumentos e bases da práxis, dessa forma, não se limita a aplicação de técnicas aprendidas, de conhecimentos adquiridos na formação acadêmica para um momento de “ação”. Sua importância antecede o seu momento, visto ser resultado de uma atividade intelectual amplamente vivenciada, questionada e praticada. Portanto, o fundamental é aprender novas maneiras de enfrentar os problemas, de pesquisar, de ensinar e aprender, constituindo-se assim num processo de investigação na ação. Nessa perspectiva pensar o estágio no contexto da formação, é pensar em um profissional reflexivo, pesquisador, comprometido com o pensar e com o agir diante das problemáticas educacionais evidenciadas nos espaços escolares e não escolares lócus de ação profissional do futuro licenciado, percebendo nele diálogos e experiências para a formação profissional.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Teoria e prática, Educação Infantil..