65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TÁTEIS PARA ENSINAR AS LEIS DE NEWTON PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL
Flaviane Cristine Santos de Souza - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnonogia do Amazonas-IFAM
Elaine Guerreiro - Prof.Orientadora IFAM
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como finalidade apresentar alternativas para o ensino de Física para alunos com deficiência visual, mas especificamente as Leis de Newton (Primeira e Terceira Lei). Da averiguação sobre conteúdos de Física voltados para alunos com deficiência visual,elaborou-se alternativas de como repassar esses conteúdos,trabalhando com materiais táteis como isopor,emborrachado,papel cartão,dados,palito de dentes entre outros materiais de baixo custo.
Essa ideia surgiu a partir de uma proposta da Disciplina de Educação Inclusiva para os graduandos de Licenciatura em Física, o professor nos propôs um desafio de preparar uma aula com um tema de nossa preferência na área de Física, para os alunos do ensino Médio com deficiência visual. O tema escolhido para esta aula foram as Leis de Newton, pois na Física é de fundamental importância e nas pesquisas realizadas não encontramos muitos materiais voltados para alunos com deficiência visual nessa parte da Física e em outros conteúdos, ainda há uma Lacuna nesta área.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Oferecer material alternativo de ensino para que o aluno com deficiência visual tenha a mesma qualidade de ensino que um aluno vidente, no entendimento dos conteúdos ministrados em sala, e proporcionar para o professor alternativas de materiais didáticos para ser usado em suas aulas, materiais esses que ele mesmo pode confeccionar pois são materiais táteis adaptados de baixo custo.
MÉTODOS:
Essa atividade foi realizada em três etapas:
Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para conhecermos outros materiais já utilizados no auxilio do ensino de Física para deficientes visuais.
Em seguida deu-se a elaboração e confecção dos materiais táteis adaptados de baixo custo, esses materiais são: cola quente, folhas de isopor, tinta guache, reglete, punção, papel cartão, emborrachado cores diversificadas, tachinhas, dados e palitos de dentes. Onde construímos uma pequena área quadrada com o emborrachado e a folha de Isopor, e em outra folha de isopor do mesmo tamanho utilizamos o papel cartão, para repassarmos o conteúdo da Primeira Lei de Newton (Inércia) onde o aluno jogou um dado e marcou com a tachinha onde o dado havia parado nas duas superfícies diferentes, depois comparamos em qual das superfícies o dado havia deslizado mais, já na Terceira Lei de Newton utilizamos dois dados (de tamanhos diferentes) para mostrar que “toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto”. Também com a ajuda do isopor em cubos e do papel cartão com as forças (peso,normal,atrito) escritas em braille colada nos palitos de dentes,pudemos fazer a identificação das forças em um bloco. Após sua construção fomos testar sua funcionalidade
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A aplicação ocorreu com um deficiente visual e mais dois alunos videntes com venda nos olhos, alunos de diferentes graus de escolaridade, foi preparada uma aula que no decorrer dessa aula fossem inseridos esses materiais, foi possível observar que o aluno deficiente visual deve um maior aproveitamento pois aqueles materiais táteis eram pra ele,como se fossem fotos para nós e é justamente essa a ideia dos materiais que o aluno que tenha a deficiência visual possa ter como auxilio um material que facilite na sua aprendizagem,já os outros dois alunos no começo tiveram uma certa dificuldade,até mesmo com os materiais,devido a venda nos olhos mas houve um aluno que disse que alguns conceitos que ele não havia entendido em outras ocasiões,ficou mais esclarecido com a ajuda dos materiais palpáveis.Consolidando assim o nosso objetivo de um aluno com deficiência visual ter o mesmo entendimento do conteúdo da disciplina de Física que um aluno vidente.Os materiais táteis ajudam até mesmo o aluno a interessar-se mais pelo conteúdo dado pois há uma maior interação.
CONCLUSÕES:
Da mesma forma que nos constatamos o interesse dos alunos pelo conteúdo dado e pelos materiais utilizados em sala, esperamos despertar em outros professores que busquem fazer seus próprios materiais táteis de baixo custo e assim ajudar uma área que ainda é muito carente em pesquisas,Com a utilização desses recursos tanto o professor quanto o aluno saem satisfeitos o professor por que criou uma forma alternativa de melhorar suas aulas e o aluno por entender o conteúdo que lhe é repassado.
Palavras-chave: Inclusão, Aprendizagem, Desinformação.